Vida na Toscana com crianças – Existem pessoas como eu que estão sempre em busca do lugar perfeito para viver. E embora o lugar perfeito talvez não exista (de qualquer modo eu continuo procurando este lugar ideal em cada viagem)  a Toscana é definitivamente um ótimo lugar para crescer os filhos.

Vida na Toscana com crianças - um dia passeando no jardim de Boboli e o Palazzo Pitti em Florença
O jardim de Boboli e o Palazzo Pitti em Florença

Vida na Toscana com crianças

A Toscana é a terra da beleza, a beleza produzida pelas mãos dos homens. De repente em um sábado à tarde você sai para participar de um laboratório para as crianças e se encontra em uma sala repleta de afrescos belíssimos. Como na foto abaixo, na Villa Pecori na cidade de Borgo San Lorenzo durante um verão.

Vida na Toscana com crianças - dia de laboratório na Villa Pecori em Borgo San Lorenzo

No litoral, além de lindas praias como Castiglione della Pescaia ou nas ilhas do Arquipélago Toscana como a Praia de Le Cannelle na ilha do Giglio, um dia de barco na Ilha de Giannutri você encontra a beleza nas praças, edifícios, ruas. Como abaixo na foto tirada na Terrazza Mascagni de Livorno.

Se você está planejando uma viagem de férias, não deixe de ler o nosso roteiro Toscana 7 dias

A Terrazza Mascagni na cidade de Livorno
A Terrazza Mascagni na cidade de Livorno

Das esculturas espalhadas pelas cidades, aos músicos e artistas de rua que exibem seus trabalhos (especialmente entre abril e outubro, os meses mais quentes) até as  colinas, com suas plantações e vinhedos, encantam nossos olhos. Ou as casinhas rigorosamente em tons pastéis, seguindo a normativa local, para dar criar uma atmosfera harmônica.

Siena, Toscana
A liberdade de correr sem preocupações – foto na principal praça da cidade de Siena

O lazer no estado da Toscana está a disposição de todos. Sempre tem alguma leitura em biblioteca, uma atividade para crianças em museus ou edifícios históricos magnifícos como o próprio Palazzo Vecchio – sede da prefeitura de Florença. Ou claro, a maior diversão das minhas filhas: correr livremente, sem preocupações.

Entenda: sempre é possível que algum mal intencionado roube a sua carteira ou seus pertences quando você está distraído, mas ter uma arma apontada por alguns trocados, pelo menos por enquanto, é algo muito muito raro.

Essa liberdade de ser cidadão, de ocupar os espaços públicos em bom estado de manutenção, de ter acesso a esporte, eventos culturais – muitas vezes gratuitos ou com valor reduzido – isso é o luxo. Luxo não é se blindar em espaços privados.

Outono Toscana Italia
Admirando a mudança das estações na Toscana com a chegada do outono…

Até a mudança de estações tem o seu charme com a alteração de cores, do humor… no inverno ficamos mais íntimos, às vezes instrospectivos; no verão mais expansivos. É difícil colocar em palavras a mudança que acontece dentro da gente com o passar das estações, mas é interessante. Se o inverno poderia durar menos? Para o meu gosto poderia. Mas isso é porque eu nasci e cresci em país tropical, para as minhas filhas que nasceram em Florença o inverno é coisa natural.

Leia também: O que eu mais gosto e o que eu menos gosto depois de 15 anos morando na Toscana (artigo escrito em 2020)


Se você quer comentar sua experiência de vida na Toscana com crianças escreva um comentário no final desta página!

Parceiros:

RESERVE SUA ACOMODAÇÃO AGORA

Reserve sua hospedagem na Italia, no Brasil ou em qualquer outro país do mundo com nosso parceiro Booking.com!

Você encontra as melhores ofertas e ainda colabora com o nosso site. Obrigada!

RESERVE TRANSFERS E TOURS ONLINE

Reserve transfers, tours e excursões na Italia e no mundo com a nossa parceira Get Your Guide

Artigo anteriorCasa d’Erci, o museu dos agricultores toscanos
Próximo artigoAndrea Bocelli na Toscana
Barbara Bueno - brasilnaitalia
Barbara Bueno é uma jornalista brasileira que mora em Florença desde março de 2005. Foi para a Toscana em busca das suas origens italianas. Em janeiro de 2007 criou o blog BRASIL NA ITALIA. Já trabalhou como content manager para a Regione Toscana, obteve habilitação como assistente turística e foi proprietária de agência de viagem na Italia (até chegar a pandemia...). Hoje se interessa por criptomoedas e voltou a fazer o que mais gosta: buscar novidades, visitar lugares interessantes e escrever! Se você tem uma dúvida sobre a Italia visite a seção Dúvidas sobre a Italia.

COMENTÁRIOS:

Please enter your comment!
Please enter your name here