Olá,Encontrei seu blog pelo Google e gostei muito! Li atentamente as suas dicas… hehehehEstou atualmente em Milão e não tenho onde ficar. Vc conhece algum apto pra me indicar? Ou alguém que esteja a fim de dividir?Espero uma visita sua no meu blog q estou mantendo para ajudar as pessoas que estão a fim de conhecer a Europa: http://zemochileiro.blogspot.com .Um abraço!Boas viagens!ZÈ Mochileiro

Olá Zé Mochileiro,

Aproveito para ressaltar o tema de encontrar casa na Italia. Não se preocupe, não é difícil. A única coisa é que lendo seu blog vi que você está procurando no lugar errado. Casa para dividir não se procura em agência, mas sim em classificados. As agências servem para quem quer alugar um apartamento só seu, o que realmente custa mais caro porque você tem que dar mil garantias, aluguéis adiantados, e como sempre digo, os preços de morar sozinho na Italia são altos.

Aproveite a ajuda desse seu amigo que está te hospedando, e peça para ele telefonar para você para alguns números pedindo informações sobre casa (Vê se paga a ricarica telefonica dele, é o mínimo!). Onde você acha esses telefones dos classificados? Vai até uma banca de jornal em Milão e pede um jornal de classificados para encontrar um “posto letto” o “stanza singola”. Posto letto significa que você vai dividir o quarto com outras pessoas, “stanza singola” significa que é um quarto só seu na casa de alguém.

Você também pode ir até alguma universidade e pegar os avisos nos murais ou na parede fora da faculdade, na chamada Bacheca (mural). Os estudantes têm por hábito pregar folhas de sulfite convidando para festas, a procura de alguém para dividir a casa e tudo mais. É bastante fácil, em 1 dia você, depois de alguns telefonemas você acha a casa. Melhor ainda se você já tiver o seu celular para que te possam retornar a ligação e te encontrar, né. Um recém chegado precisa ter alguma referência e um número de telefone ajuda.
Boa sorte!

13 COMENTÁRIOS

  1. Olá amigo!
    Muito obrigado pelas dicas, vou começar a procurar desde já nesses locais! Conheci alguns brasileiros aqui e eles tb me dissseram que se soubessem de algo me avisariam!
    Vou ficar sempre atento no seu blog pra acompanhar as dicas!
    Abraço, boas viagens!
    ZÉ Mochileiro

  2. Boa tarde Zé
    Meu filho tb esta em Milão ele esta precisando alugr um imovel tb para 4 pessoas tds brasileiras, mas o problema esta sendo documentação que pedem para alugar um imovel la e os documentos dele aqui não ficou pronto.
    Caso vc tenha achado um imovel ou tenha documentação entre em contato comigo que te passo a maneira de entrar em contato com ele em Milão.
    neima.rosa@hotmail.com

  3. Olá, Zé preciso achar meu irmão ai na Italia e não sabia com quem falar ai achei este site. Por favor se souber aonde me avisa o meu telefone é (62)9114-7169 meu nome é Marcelo Cavassani e do meu irmão que esta ai em Milão é Marcio Cavassani e o nr do telefone que tenho e falava com ele a uns 30 dias atras é 39 32 80678785. Obrigado –
    e-mail: marcelo23ca@gmail.com e marcelo23ca@hotmail.com

  4. Gostaria de saber como é possivel, aqui do Brasil, localizar o paradeiro da atriz “Donatella Damiani”. Ela trabalhou com Frederico Fellini e fez algumas comédias. Tenho interesse em entrevistá-la para programa de tv, daqui.
    Meu e mail é Ricardo.pelin@gmail.com

  5. Olá, primeiramente gostaria de parabenizar pelo seu blog, ele é maravilhoso e completíssimo. Gostaria que, se possível, me desse algumas orientações, estou querendo alugar um quarto em Milão a partir de nov2009, próximo ao Politécnico Bovisa, pois vou fazer um Master lá. Já li todas as suas orientações sobre o assunto e estou pesquisando no Easystanza (assinei por 10 dias), porém estou com dificuldades porque as pessoas não têm respondidos aos meus e-mails e estou com urgência para alugar, pois o Consolado está me pedindo que apresente o contrato do aluguel até início de agosto para, então, dar entrada no processo de meu visto de estudo. Desde já obrigada.

  6. @Tieta,
    Voce já tentou junto a universidade? Bem, devo admitir que tentar ver casa no final do mês de julho e início de agosto é meio complicado visto que a cidade está deserta e todo mundo só pensa em férias. Alugar casa fica mais fácil depois do dia 15 de agosto…
    Aliás, o consulado estará aberto durante o mês de agosto????
    Você pode entrar em contato com a Universidade e se informar se eles oferecem residência para estrangeiros.
    E, lógico, se algum outro leitor tiver uma dica, será sempre bem vinda…
    abs,
    Barbara

  7. @Tieta
    Obrigada pelo retorno. Podera ser util para outras pessoas na mesma situaçao. Ate a proxima.
    abs,
    Barbara

  8. Olá Barbara,
    Até agora não consegui alugar um quarto em Milão, já fiz o que vc sugeriu, mas a universidade apenas me passou uma lista de sites onde poderia encontrar, muitos destes eu já havia acessado, o caso é que raras pessoas me responderam. Por favor, me dê uma luz quanto ao que apresentar ao consulado, pensei em fazer uma reserva num hotel em Milão e apresentá-la ao consulado de Recife. Estou super preocupada pq devo embarcar final de outubro.
    Desde já agradeço.
    Tieta

  9. Tieta,

    Talvez esteja com dificuldade porque esta tentando reservar direto do Brasil. Realmente tudo fica mais facil quando voce ja esta na Italia e vai ao vivo visitar a casa.

    A ideia do hotel pode ser interessante até porque é natural que depois de algum tempo você mude do hotel para uma casa.

    Outras opções: pedir para uma agência tipo STB (Student Travel Bureau, agencia de viagens) fazer isso para voce. Eles estao acostumados a arrumar casa para quem vai fazer um curso de italiano e provavelmente podem fazer isso por voce. Nao eh a opçao mais barata, mas eh uma opçao. (vc pode pedir o serviço por 2 semanas, por exemplo).

    Poderia tambem tentar contactar as pessoas que oferecem quartos via telefone, ligando, falando em italiano e pagando adiantado pela estadia.

    Depois me conta se deu certo.

    Babi

  10. Olá Bárbara,
    Entrei em contato com a STB, eles foram ótimos, mas infelizmente eles só têm o pacote fechado curso+alojamente, eles também fazem reserva de hotel, no entanto na zona que eu queria eles não apresentavam nenhuma opção, então, eu mesma fiz a reserva on-line na própria página do hotel. Liguei para o consulado de Recife para saber se poderia apresentar o enderço do hotel como residência provisória, daí me disseram que sim, mas que teria que explicar que alugaria um quarto depois. Acho que vai dá tudo certo. Obrigada pelas dicas.
    Bjs.
    Tieta.

  11. Oi Tieta,
    Obrigada por voltar aqui e dar um feedback. Acho importante saber qual foram as tentativas e o melhor caminho escolhido, para que possa servir para outras pessoas tambem.
    Nao da para saber de tudo e eh por isso que a colaboraçao de todos eh muito importante.
    Vai dar tudo certo. Boa viagem!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here