Ha dois meses eu fui ao consultorio do melhor dentista de Firenze fazer uma higiene dental de rotina. Quando cheguei la, fui super paparicada, mas inves de ser atendida pela minha dentista de sempre, que teve um imprevisto, me colocaram sob os cuidados de uma mocinha que devia ter acabo de sair da faculdade. Pois bem, a tal menininha me surpreendeu com a noticia que eu estava nao com uma, mas DUAS caries (ja falei sobre isso neste post). Aquilo nao me desceu.

No dia que tinha combinado de voltar la para tratar as tais caries, acabei mudando de ideia. Nao confiava muito no que me disse a recem formada e fui pedir a opiniao do proprietario do consultorio, esse sim um renomado dentista que nao sujaria seu nome por uns trocados. Ele deu uma olhada e disse para eu voltar la dali uns 2 meses para ver como estava a situaçao.

Dois meses depois era hoje. Ser atendida pelo proprietario do consultorio nao custa mais, no entanto ele eh a estrela, entao fiquei la quase uma hora esperando alem do meu horario. Enquanto isso fizeram as radiografias dos tais dentes cariados. Quando ele chegou, foi examinar, olhou bem para mim e disse: pode ir para casa, nao tem nada para fazer aqui…

Que felicidade!! Nao apenas porque economizei algumas centenas de euros (tive que pagar so 52 euros pelas radiografias), mas principalmente porque evitei furar dois dentinhos preciosos sem necessidade… Realmente como me aconselhou Andrea no outro post, nunca acreditem de cara na primeira carie que te falam!!! Mesmo nos melhores consultorios: o que conta eh o dentista e nao o ambiente.

17 COMENTÁRIOS

  1. BNI,

    Eu achei seu blog no final de semana e adorei tambem.

    A minha experiencia na Italia foi pessima – nunca precisei de nada de saude, gracas a Deus! Mas como eu nao me conformo com o que houve eu sempre tento achar algo que me faca pensar o contrario, ateh porque alem de italiana, a lingua italiana eh a que eu mais gosto de falar.

    A gente vai se cruzando pelo caminho…

    Um abraco.

  2. Ola, tudo bem..estava lendo seu blog, sobre dentista…viu vc pagou alguma coisa p marcar a primeira consulta para saber se tem alguma coisa, para fazer orcamento, precisa pagar…isso que quero saber…
    Obrigada

  3. oi sou Alessandra responde no email por favor..obrigada

  4. Oi Alessandra,
    Em geral eu marco uma limpeza dentaria pela menos uma vez por ano, serviço pago e durante essa visita-limpeza o dentista controla se esta tudo ok.
    Se voce for ao dentista so para fazer o controle de caries, ele pode te cobrar sim afinal esta usando do seu precioso tempo para te prestar um serviço.
    Mas se voce ja for cliente e nao tiver nada, pode ser tambem que ele diga: “nao eh nada, ate a proxima”… 🙂
    Bem, acho que eh isso. Boa sorte com seus dentes.

  5. Bem,estudo odontologia estou indo para o segundo ano, em julho desse ano tive a oportunindade de visitar meu Tio-avó e os primos do meu pai em Padova.Gostaria muito de ir para Itália quando formado, mas estou muito desistimulado por conta do difícil processo de regularização do Diploma.Sobre as cáries misteriosas…Falta de ética existe em todo lugar inclusive no Brasil, eu mesmo já fui vitima de uma dentista que me tentou inrolar.

    duiliodu@yahoo.com.br

  6. Oi td bem , vc poderia me falar o endereco desse melhor dentista , porfavor , moro aqui e estou procurando um , mas tem q ser bom mesmo , a limpeza foi boa???qt vc pagou?
    Obrigada Fernanda

  7. @Duilio DiCiaula
    Começar carreira na Italia é bem complicado mesmo. Se decidir vir para morar, prepare-se!Seja bem vindo ao site e volte sempre! Nem que seja simplesmente para passear… 😉

    @Fernanda, você mora em Firenze? Me passe o seu e’mail. abs,

  8. Olá a todos :
    Sou cirurgião-dentista no Brasil. Alguns colegas às vezes cometem erros de diagnóstico, nem sempre mal intencionados. Pode acontecer por inexperiência, do colega detectar manchas e concluir que se tratam de cáries. Cáries paralisadas não precisam e nem devem ser cavitadas com broca. Nesse caso, possuem um aspecto brilhante e não cedem diante da leve sondagem. Cáries na fase inicial,na forma de manchas brancas sem cavitação podem ser remineralizadas com aplicações tópicas de flúor. Alguém conhece algum dentista que teve sucesso no reconhecimento de diploma de dentista ? Um abraço a todos.

  9. Oi.meu nome è iza e estou morando aqui na italia,mas precisamente em cremona.Estou procurando um dentista brasileiro em milano,sera que vc pode me indicar algum local…preciso fazer manutençao do meu aparelho e o dentista que eu fui aqui nao queria fazer…um absurdoooooooo.me ajude please.

  10. Ola,
    adoroooo o seu blog, sempre passo por aqui e desta vez preciso de uma dica. Estou morando em Firenze e preciso muito de um ortodontista. Ja vim do Brasil com o aparelho e preciso fazer a manutençao.
    Voce teria alguma indicaçao para dar?
    Deixo o meu email e te agradeço desde ja!
    (domi_barbie@hotmail.com)
    Beijos Dominique

  11. Oi me permito tamben se soi italiana e nao scrivo ben en portugues.
    Queren conocer o meo dentista brasilero em Torino?
    eli se jama dott.Robert Cafasso Hager e eu nunca voltaria pra un dentista italiano, eli è especial…e respeto a os italiano è tamben baratto o studio esta perto da estacion central.
    se queren contaten 3487025849

  12. Oi boa tarde,seu Blog é muito bom… parabens. Eu resido em Bologna e preciso do contato de um Dentista Brasileiro(ortodontista) nessa região para a manutenção do meu aparelho mensalmente. Se vc souber ou quem está lendo por favor entrar em contato comigo…wmonica_f@hotmail.com. Obrigado á todos. Mônica

  13. Olà tudo bem? moro em Milano,estou procurando em Dentista brasileiro, voce saberia me dizer se tem aqui e Milao.
    espero uma resposta
    Obrigada
    Simona.

  14. Oi Barbara! Acabei de chegar na italia, preciso ir no dentista! Voce pode me passar o contato do seu em florence?
    Muito obrigada
    Beijos
    Juliana

  15. ola moro em cagliari e estou procurando um dentista brasileiro,
    Se vc souber ou quem está lendo por favor entrar em contato comigo…
    desse de ja, muito obg a tdos!

  16. ola moro em cagliari e estou procurando um dentista brasileiro,
    Se vc souber ou quem está lendo por favor entrar em contato comigo…
    ( deadona@hotmail.com ) desse de ja, muito obg a tdos!

Comments are closed.