Caro leitor, hoje é terça-feira e como prometido aqui vai mais uma dica de uma brasileira que veio realizar os sonhos na Itália. Ela é super fashion e conta sua história especialmente para vocês. Obrigada pela participação Roberta! Confiram:

1) Quem é você? Idade, onde nasceu, em que cidade morava no Brasil, qual era o seu grau de instrução até vir para a Itália, onde estudou…
Roberta Pinheiro, 25 anos, sou carioca da gema, morava no Rio. Sou formada em jornalismo e vim pra Itália fazer um master.

2) Por que você decidiu estudar na Itália?
Porque sou apaixonada por moda e quero ser bem sucedida na indústria fashion, e para isso o melhor lugar para dar início sem dúvida seria no berço da moda, que é aqui em Milão.

3) Como fez para descobrir o curso que segue atualmente?
Perguntei a uma amiga que estudava aqui quais eram as melhores escolas em moda e depois fui checando tudo pela internet, escola por escola, curso por curso.

4) O que foi necessário para se inscrever no curso?
Documentos, provas, etc. Foi necessário só ser formada já que faço um master.

5) Estudar e trabalhar ao mesmo tempo é possível?
Hmm mais ou menos, meu master é full time e são muitos projetos e exames então trabalhar é difícil e a escola não aconselha, mas agora que estou no fim do curso estou fazendo um estágio em um showroom.

6) Existem diferenças entre o método de ensino brasileiro e o italiano?
Com certeza, aqui na Itália meus professores são profissionais de altíssimo nível, trabalham em grandes marcas e passam para os alunos suas experiências profissionais. Mesmo sem trabalhar eu já me sinto na indústria fashion devido ao contato diário com meus professores.

7) Depois que o curso terminar você pretende continuar na Itália ou voltar para o Brasil?
Gostaria de continuar aqui um tempo só pela minha carreira mesmo, vamos ver…

8)Qual era o seu nível de italiano antes de iniciar o curso?
Era suficiente para acompanhar as aulas? Meu master é em inglês e eu cheguei aqui sabendo praticamente só ‘Ciao’ hehehe mas com o tempo dá pra pegar o italiano, não é tão difícil..

9)Se você pudesse dar um conselho para quem deseja seguir o mesmo caminho que você, qual seria?
Que siga os seus sonhos e siga com determinação mesmo que muitas vezes passamos por momentos e situações difíceis.

10)Qual foi a maior dificuldade que você passou?
Ihhh algumas, arrumar apartamento é um dos meus maiores pesadelos aqui, é bem complicado arranjar alguma coisa boa que não seja tão cara (quase impossível), a questão do ‘permesso’ que é o visto pra ficar aqui na Itália, também é suuuper complicado.

11)Qual foi o momento mais bacana e inesquecível?
Não teve um momento mas sim muitas viagens que faço por aqui já que é tudo tão pertinho, o mais legal da Europa é a facilidade de viajar de um país para o outro.

12)Você possui algum site/blog que gostaria de divulgar?
Tenho um blog de moda, entrem lá: http://www.fashionbuyer.blogspot.com

13)Espaço livre para você contar o que quiser sobre estudar na Itália.
Estudar na Itália é um experiência incrível, em todos os sentidos, vale super a pena. Mesmo que rolem muitossss perrengues, muitas saudades de casa, no final é muito bom porque o que se aprende morando em outro país vale pro resto da vida. E moda (mesmo que a economia daqui esteja péssima) é aqui na Itália, não tem jeito, NY fica em segundo lugar ao lado de Paris.

Se você tiver interesse em contar a sua história escreva para brasilnaitalia@gmail.com ! Você pode ajudar outros brasileiros que desejam estudar na Itália a realizar um sonho.

ia também:

Parceiros:

RESERVE SUA ACOMODAÇÃO AGORA

Reserve sua hospedagem na Italia, no Brasil ou em qualquer outro país do mundo com nosso parceiro Booking.com!

Você encontra as melhores ofertas e ainda colabora com o nosso site. Obrigada!

RESERVE TRANSFERS E TOURS ONLINE

Reserve transfers, tours e excursões na Italia e no mundo com a nossa parceira Get Your Guide

Artigo anteriorIdéias Criativas: Talemi – Personalize os seus sapatos
Próximo artigoPaulo Coelho
Barbara Bueno - brasilnaitalia
Barbara Bueno é uma jornalista brasileira que mora em Florença desde março de 2005. Foi para a Toscana em busca das suas origens italianas. Em janeiro de 2007 criou o blog BRASIL NA ITALIA. Já trabalhou como content manager para a Regione Toscana, obteve habilitação como assistente turística e foi proprietária de agência de viagem na Italia (até chegar a pandemia...). Hoje se interessa por criptomoedas e voltou a fazer o que mais gosta: buscar novidades, visitar lugares interessantes e escrever! Se você tem uma dúvida sobre a Italia visite a seção Dúvidas sobre a Italia.

2 COMENTÁRIOS

  1. @Gabriela
    A Roberta fez IED de Milao, se vc quiser falar com ela visite o blog pessoal, o link esta escrito acima, no artigo. 🙂

  2. Gostaria de saber por qual faculdade vc acabou optando por frequentar. Uma vez que e muito dificil definir aqui do brasil qual delas e a melhor.
    Obrigado

COMENTÁRIOS:

Please enter your comment!
Please enter your name here