Continuamos com os relatos de brasileiros que estudam na Italia. Dessa vez, nossa entrevistada é Gioconda Ghiggi, que segue o curso de Laurea Magistrale in Scienze Pedagogiche em Roma. Sua vista da Universidade não é nada mais nada menos do que a Piazza della Repubblica de Roma, um dos pontos da cidade que qualquer turista já passou (veja a foto no blog dela).

1) Quem é você? Idade, onde nasceu, em que cidade morava no Brasil, qual era o seu grau de instrução até vir para a Itália, onde estudou…
Ola, sou Gioconda, tenho 27 anos. Nasci em Caxias do Sul. Morei em varios lugares no Brasil, minhas duas ultimas cidades foram Chapeco (SC) e Curitiba (PR).
Em Curitiba me formei em Pedagogia pela UFPR e iniciei um pos-graduaçao…


2) Por que você decidiu estudar na Itália?
Por questoes pessoais, me mudei para Roma. Entao aproveitei a oportunidade para estudar.

3) Como fez para descobrir o curso que segue atualmente?
Entrei no site da Universidade e li as informaçoes… Depois entrei em contato com a secretaria para estudantes estrangeiros, e solicitei mais detalhes.

4) O que foi necessário para se inscrever no curso? Documentos, provas, etc.
Toda a documentaçao deve passar pelo consulado italiano no Brasil, basicamente: historio e Certificado do Ensino Medio, Historico e Diploma de Graduaçao, com firma reconhecida e e traduçao juramentada. O consulado com base nestes documetos, faz uma declaraçao de valor….

5) Quanto custa o curso?
Na Italia, a universidade nao é gratuita. As universidade publicas, realizam um calculo com base no rendimento da familia, o valor maximo é de 1200 Euros….se nao estou enganada….

6) Você conseguiu bolsa de estudos? Se sim, o que teve que fazer?
Nao.

7) Estudar e trabalhar ao mesmo tempo é possível?
Possivel sim… mas se vc quer seguir bem os cursos, e principalmente para quem vem de fora, o melhor é frequentar. Seguir pelo menos no primeiro ano é importante. Infelizmente a universidade nao é muito organizada com relaçao aos horarios…
Mas depende muito do curso e da Universidade.

8) Existem diferenças entre o método de ensino brasileiro e o italiano?
Sim…. digamos que aqui a conversa é longa…
Bom para dar um exemplo. Geralmente as aulas sao 1 quarto da carga horaria, as demais horas é de autonomia do estudante. As provas sao basicamente orais…

9) Depois que o curso terminar você pretende continuar na Itália ou voltar para o Brasil?
No momento, irei continuar…..

10)Qual era o seu nível de italiano antes de iniciar o curso? Era suficiente para acompanhar as aulas?
Sim…. Digamos que oralmente sim…. escrito ainda tenho que praticar….

11)Se você pudesse dar um conselho para quem deseja seguir o mesmo caminho que você, qual seria?
Estudar bem italiano… e ter uma otima autonomia para estudar…

12)Qual foi a maior dificuldade que você passou?
Adaptar um pouco a dinamica academica…

13)Qual foi o momento mais bacana e inesquecível?
Tenho varios amigos que colaboram e me ajudam muito!

14)Você possui algum site/blog que gostaria de divulgar?
http://www.dentrodabota.blogspot.com/

eia também:

16 COMENTÁRIOS

  1. É bom trazer exemplos como esse da Gioconda, que morava aqui no Sul, pertinho de P.Alegre…Assim quem se interessar, pode ter dicas e ver que não é nenhum bicho de segte cabeças…Basta ter garra e boa vontade!Um beijo,chica

  2. Eu tambem to querendo voltar a estudar. Esse ano tentei me matricular, mas como eu tinha escolhido psicologia do trabalho (que è a minha area) nao consegui superar o teste de admissao pois as vagas eram limitadas. Como residente na Italia, tive que competir com os italianos, ai virou covardia. Um conselho pra quem pensa em estudar na Italia: Faça todo o processo enquanto voce è residente no Brasil, assim voce podera concorrer as vagas destinadas a extra- comunitario, è muito mais facil de voce conseguir. Disputar vagas com Italianos, è quase impossivel… Voce vai pecar na prova de lingua italiana e na prova de geografia e historia europeia.

  3. @Chica
    É exatamente essa a idéia: mostrar que as coisas são sempre possíveis. Basta a gente saber que são possíveis.. rs!

    @Cris
    É Cris, ser residente na Italia e cidadão italiano também tem as suas desvantagens… Ótima dica essa sua!

  4. Valeu por postar a entrevista…
    Bom… enquanto ao processo…. no meu caso nao precisei realizar a prova, pois no nivel de especialista ainda nao é necessaria na minha facul…
    a maioria dos cursos, principalmente na area de humanas, direito e economia, para cursar, precisa ter uma otima base principalmente de historia e filosofia… no meu caso, alem dos materias fornecidos pelos professores, precisei complementar… é muito dificil seguir, pois as aulas nao sao como no Brasil… Tentar as vagas para estrangeiros é uma opçao (acho que eles avaliam a questao economica e linguistica) o importante è tentar… e ver todas as possibilidades….

    Gi

  5. OI,boa noite!
    Desculpas pelo incomodo,mas por favor ,poderia me dizer se hoje passa na tv em Roma um filme que se chama Mi ami?Do you love me? (musica lirica) ?
    POr favor,ficarei muito feliz se puder me responder isso. Obrigada,meu e-mail é bialeah21@hotmail.com

  6. Gostaria de saber se na Itália as faculdades tem cursos à noite? Pois, estou pensando em ir morar na Itália para trabalhar e estudar, mas queria trabalhar durante o dia e estudar a noite como faço aqui no Brasil!!

  7. Oi Francisco,
    Na Italia os cursos sao diurnos, as vezes com aulas pela manha as vezes a tarde.
    No entanto, a frequencia nao eh obrigatoria durante todo o curso (mas se vc nao frequenta e nao tem tempo para estudar, nao sei se vale muito a pena…)
    abs,

  8. Bom dia (aqui no Brasil são 09:16h)
    Estou indo a Itália mais precisamente em Roma e devo ficar na cidade por uns 3 a 4 dias depois ego viajando pela europa (França, Espanha, Portugal), devo chegar a Roma no dia 07/10 o horário eu ainda não sei, mas preciso das seguintes informações:
    1) Como estará o clima (estação)?
    2) Você sabe indicar algum albergue ou hostel mais em conta?
    3) Você pode me dizer se seria melhor ficar hospedado em outra cidade mais próxima a Roma do que na própria Roma, por questões de dinheiro?
    4) Vou comprar uma câmera digital e uma filmadora assim que chegar na Itália, você sabe o lugar mais em conta?
    Se você puder me enviar via e-mail, apesar de sempre estar acessando seu blog, eu agradeceria.
    Tenha um bom dia e se você quiser posso levar uma feijoada daqui..heheheh
    Luis Gustavo
    e-mail: luisgustavofurquim@gmail.com

  9. Olá obrigado pela resposta,
    Tivemos mais uma dúvida:
    Você sabe me dizer quantos dolares eu preciso para comprar um euro?

  10. @Gustavo
    Não vale a pena trazer dolares para trocar por Euros porque além da diferença cambial você terá que pagar uma taxa para trocar o dinheiro.
    Compre diretamente Euros no Brasil.

    Para checar todas as taxas de cambio visite http://www.xe.com

  11. Obrigado pela resposta, é que eu estava pensando em carregar meu visa travel em dolares por estar mais barato, assim ele faria a conversão automatica e não pagaria taxa cambial na troca

  12. Bom dia, onde eu consigo um calendário com as fases da Lua na Europa? Você sabe?

  13. o valor do curso € 1.200 é por ano ou mes?é aquelas taxas que o curso de medicina é € 2.000 ano ?

  14. Olá, olha estarei chegando em Roma no dia 07/10 e ficarei até o dia 09/10 depois vou para Madrid. Pois bem preciso de sua ajuda, porque preciso de uma indicação de um quarto ou hostel bem barato para casal. Você pode me ajudar mais uma vez? E também se você precisar estarei indo sem bagagem, se seus familiares quiserem enviar alguma coisa me avise. Obrigado

  15. Oi Gustavo,
    acabei parando para responder sua mensagem so hoje e imagino que vc ja esteja em Firenze.
    Como foi a chegada? Como vao os passeios?
    espero que esteja se divertindo.
    Obrigada pela gentileza em oferecer para mandar alguma coisa.
    []'s
    Babi

  16. ola, sou brasielira, atualmente moro na Italia, e estava procurando saber como faço para estudar,numa universidade, Ja que tenho apenas o nivel medio no Brasil, ja andei atras de algumas informaçoes parece que è um longo caminho, voçe sabe algo sobre isso? pode me dar alguma dica? Brigada.

Comments are closed.