A revista italiana A da semana passada (edição n. 10, 12 de março) deu 4 páginas de destaque para o Brasil. Uma matéria que convida o leitor a antecipar o verão na costa oriental da América do Sul. Sim, no Brasil. Brasil de mar verde esmeralda, de golfinhos, de ondas e dunas irresistíveis.

A matéria de viagem foi escrita por Corrado Ruggeri e eu gostei particularmente porque ao ler o texto a gente percebe que ele realmente foi ao Brasil. Não é apenas uma mistura de informações tiradas de algum catálogo de viagem (existe coisa pior?)

Apresentação

No primeiro parágrafo Ruggeri escreve: “Existe um Brasil em cada canto do Brasil, que gostaríamos que não existisse: aquele onde o sorriso de moças, e muitas vezes de menininhas e menininhos, são ofertas sexuais. Necessidade e desespero que os fazem vender a única coisa que possuem: o próprio corpo. A vergonha é de quem compra.”.

Adorei o início porque ele tem a coragem de tocar em um ponto delicado, chamando a atenção do leitor de que essa não é uma matéria para promover o turismo sexual. Ao contrário, se era isso que o leitor esperava, devia se envergonhar! Achei ótimo.

Natureza paradisíaca

As fotos são estilo cartão postal, como era de se esperar para uma matéria do gênero. A abertura era um retrato das dunas da praia de Cumbuco, a 35 km de Fortaleza. Mas o passeio de buggy em Genipabu, a 25 km de Natal; a estátua de Iemanjá, a deusa do mar e as jangadas (que ele chama jancadas!) também estão presentes.

O jornalista elogia as belezas naturais brasileiras como os mil quilômetros de praia de areia branca, onde o sol brilha o ano todo. Comenta sobre os preços razoáveis, natureza maravilhosa, e opção de escolher entre tranqulidade ou uma agitada vida noturna.

Gastronomia

Italiano em geral adora peixe, mas não se adapta a certas estravagâncias. Ruggeri por exemplo, diz que a carne seca, ou carne de sol, é até gostosa, mas leva-se dois dias para fazer a digestão!

Prefere recomendar outras iguarias dos restaurantinhos a beira mar como sopa de peixe, camarão fresco frito na hora e polvo com tomate tudo acompanhado de cerveja geladíssima. Melhor ainda na hora do pôr do sol: “Un inno alla vita e alla gioia delle piccole cose”. Hum, deu até vontade…


Leia também:
Morro de Sao Paulo, viagem inesquecivel
São Paulo é glamour!
Reveillon Copacabana, Rio de Janeiro – foto 360°
Rio de Janeiro e Ruy Castro
Espirito Santo – Praia de Jacareipe (foto)

7 COMENTÁRIOS

  1. O Brasil mandando ver na Italia!

    Em fevereiro vi uma reportagem sobre o Brasil na RAI 3. Era o programa “Donna Avventura”. Um grupo de italianas (tinha até uma estrangeira no meio) que de Sao Paulo fizeram um tour por quase toda a costa brasileira, chegando até o Amazonas, se nao me engano. Quando vi a série de reportagens, elas ja estavam em Pernambuco.
    Muito legal seu post. Pena que talvez nao ache a revista…
    Um otimo domingo!

  2. @Juliana
    O Brasil sai sempre na midia mesmo. Acho interessante que contemos via blog para o mundo o que andam falando do pais tropical por ai, ne? Pena que nao vi esse programa, deve ter sido divertido. Alias, nada melhor do que sair viajando por ai…

  3. Fico muito feliz em saber disso, e principalmente que a visão deles em relação a nós, que parece ter melhorado (explico).
    Estive na italia anos atrás (não te dizer exatamente o ano, pois fui 3 anos seguidos), e vi uma reportagem passando na tv do rio de janeiro de +- 1930, em preto e branco, uma coisa BEM ultrapassada que me deixou MUITO revoltada. Para piorar, fui do sul para Milano, e viajar de trem, sabe como é, não é dificil você conversar com uma pessoa naquelas cabines quando se esta junto. Ele percebendo que nós não eramos italianos, perguntou de onde eramos, e quando ficou sabendo que eramos brasileiros, não fez uma boa cara, e logo começou a falar da favela do Brasil. Ou seja, a imagem que eles tinham do Brasil não era NADA boa. Tá que temos muita coisa errada e talz. Mas espero que isso tenha melhorado desses anos pra cá!Beijos, e desculpa o comentário gigantesco..não me aguentei..rs

  4. @Sheee
    Comentarios neste blog são muito bem vindos, sejam eles grandes ou pequenos. 🙂
    Eu tenho reproduzido aqui no blog uma série de reportagens que encontro na mídia italiana sobre o Brasil. Existem aquelas que mostram o lado bom outras mostram o lado ruim.
    Na verdade, falam muito sobre o Brasil e falam sobre tudo. Espero que da próxima vez você encontre pessoas mais interessantes no trem… Até o próximo post!

  5. Fico feliz em ver algo positivo, e exposto desta forma, sobre o Brasil numa revista italiana. Achei interessante a abordagem sobre a gastronomia. Assim como eles acham forte nosso tempero, quem nao é acostumado com a culinária italiana acha tudo sutil … interessante estas diferenças culturais.

    Adorei o post!

    Ciao

  6. O que eu gostei mesmo foi sobre a “coragem” de enfrentar um assunto tão delicado como a exploração sexual de crianças e adolescentes principalmente no litoral nordestino…E Fortaleza tem coisas fantásticas como Lagoinha, Jericoacoara, Canoa Quebrada e o cearense..rsrsrs
    Um forte abraço e parabéns pelo post.

    Letícia
    Fortaleza, Ce
    Brasil

  7. carissimos italianos, fui criada por um italiano , da terra paula, calabria, sabe o que ele dizia, que veio entender a ITALIA,quando chegou ao brasil, sem perspectiva de vida nenhuma, mortyo de fome, pois a italia naquela epoca, estava como está agora, endividados, mortificados e com a altas estima em baixa. Aqui, meus senhores ele e sua familia de 5 pessooas tiveram a oportunidade de saber o que é a palavra solidadriedade, amor e espirito de luta, fizeram a sua vida e não quizeram nunca mais voltar, pois proclamavam-se brasileiros com muita honra. A italia tambem tem os seus miseravies, ior ainda são
    miseraveis de fome, de respeito e de solidadriedade humana.o brasil
    não precisa da italia, nos recebemos voces quando mais precisavam e e receberemos o quanto precisarem. sem mais para o momento.florevita
    rj.

Comments are closed.