O texto abaixo foi enviado pela leitora Mélanie Fusaro, que conta com a colaboração de vocês para uma pesquisa que está realizando. Ajudem respondendo a pesquisa! Grazie!

Gostaria de pedir a sua colaboração para uma pesquisa acadêmica que estou realizando sobre o retorno para a Itália dos descendentes de imigrantes italianos no Brasil, e sobre o impato que têm as tecnologias de comunicação (blogs, orkut, web-cam, etc) sobre esse percurso migratório. Pretendo entender melhor as razões que levam os « discendenti » a fazerem as malas e retornarem ao velho continente. Com isso, espero contribuir para o desenho de políticas públicas mais adequadas por parte dos governos italiano e brasileiro, e também para o trabalho de todos aqueles que de alguma forma estão envolvidos com as migrações da comunidade ítalo-brasileira.

Trata-se de recolher testemunhos de quem fez o processo de reconhecimento da cidadania, no Brasil, na Itália, ou em outro país, e já obteve o famoso “passaporto rosso”. As informações que preciso estão sistematizadas num questionário online que leva entre 5 e 10 minutos para ser preenchido (http://www.surveymonkey.com/s.aspx?sm=_2fwryYGsdoc5w9GzccHfIGg_3d_3d).

Eu já produzi uma pesquisa semelhante em relação aos ítalo-argentinos, que mereceu publicação em forma de livro por parte da editora L’Harmattan Itália (“Les Italo-argentins en Italie (1998-2006) : “retour aux origines” ou nouveau départ ?, 2009).

2 COMENTÁRIOS

  1. Eu sou descendente e teria uma longa história para contar (belíssima)!
    Pena que somente hoje, "descobri" essa pesquisa!
    Fica para a próxima!
    Ivone

Comments are closed.