Recebi esta mensagem e achei que merecia um destaque especial aqui no Brasil na Italia. Um espaço para discutir, aconselhar e, principalmente, ajudar. Os comentários estão abertos. Agora é com vocês…

Boa noite, ou bom dia! Espero que tenha lindos dias!
Quero agradecer
por tanta informação, foi realmente, maravilhoso ter “encontrado” você.
Agora, vou te dizer coisas que talvez, te levem a pensar que sou louca ou
coisa parecida!
Tenho 60 anos, sou solteira, sem filhos, e vivo sozinha em
uma casa, que cuido sozinha, lavo, passo, cozinho e ainda faço toda a limpeza da
casa. Estou prestes a me aposentar, ainda trabalho como Motorista de Transporte
Escolar (há
27 anos).E….quero me mudar para a Itália e viver por aí, pelo
menos 2 anos (se aguentar)e tenho quase certeza q vou ficar mesmo.
Quero
trabalhar e posso ter as seguintes atividades: motorista – em várias categorias

digitadora, babá, governanta de uma família, cuidadora de pessoas idosas e
ao mesmo tempo motorista dessa pessoa ou da família.
Tenho dupla cidadania,
boa saúde, excelente disposição, levanto-me todos os dias às 5 da manhã e dou
aquele duro,
Tenho certeza que encontrarei uma família que me
aceite
para eu trabalhar e morar com eles.
Convém dizer que atualmente transporto
crianças com deficiência física.
Enfim, o que acha? Como poderei começar a
procurar trabalho por aí?
Poderia, por favor, me ajudar orientando-me?
Agradeço toda a sua atenção!
Ivone

12 COMENTÁRIOS

  1. Desejo sorte para a Ivone e que ela consiga seu objetivo.
    Abraços!
    Janeisa

  2. Acho excelente a idéia da Ivone vir passar uns tempos aqui, ou quem sabe residir pra sempre depois da aposentadoria. O que è preciso saber è se a legislação italiana vai permitir o trabalho depois de 60 anos, que atualmente è a idade que as mulheres se aposentam na Italia. Ja ouvi diversas vezes que a Italia não permite que o trabalho depois da aposentadoria, pelo menos como empregado. Mas eu nao conheço a Lei…è só achismo meu, tem que pesquisar mais a fundo sobre o argumento. Como ela não è aposentada aqui, pode ser que ela consiga ou entao a lavore "a nero".

    Tem tres coisas que ela podera fazer logo que chegar. Não sei se ela é fluente na lingua, e isso è importante. Sem fluencia na Lingua ela nao vai conseguir emprego.

    A segunda coisa que ela deve fazer è tirar a patente italiana, ja que ela se dispoe a trabalhar como motorista. Isso seria um grande diferencial para ela.

    E a terceira coisa que ela poderia fazer, se o destino dela for Firenze è se inscriver no ABC per la famiglia, que è um serviço oferecido pela provincia de Firenze. Trata-se de uma especie de banco de dados de procura e oferta de trabalho domestico.

    http://prenet.provincia.fi.it/cpi/sit/abc_famiglia.htm

    De resto, desejo muitas felicidades pra Ivone!

  3. Oi, estou passando pra conhecer seu blog, e desejar boa semana
    bjsss

    aguardo sua visita 🙂

  4. Babi

    Conversei com meu marido e ele me disse que ela pode trabalhar sim, mesmo estando aposentada, pois a aposentdoria nao è na Italia!

  5. Bem, como a Cris disse, vai ter que tirar a carta de motorista italiana e ter o idioma fluente. Acrescentaria a isso ter uma boa soma de dinheiro e ja que a pressa de vir nao è tanta, começar ja a fazer contatos, tentar conhecer pessoas, pois isso abre muuuuuitas portas. A minha esposa foi estendido um convite de trabalhar como badante de uma senhora. Ela ficaria o dia inteiro la, dormiria, comeria e faria algumas tarefas de casa, falaram em 1300 Euros por mes com tudo certinho. Obviamente negamos pois ela tem o maridao aqui pra tomar conta tb … Mas depois que começei a trabalhar na academia e ela num Bar as oportunidades de emprego sao muitas, simplesmente porque vc conhece as pessoas, faz amizade e dai a coisa anda. Acho que uma ideia boa è começar (quando chegar aqui na Italia) è fazer aulas de grupo, se inscrever em uma academia, oferecer ajuda em serviços comunitàrios gratuitos etc … coisas desse tipo que te ajudam conhecer gente. Ah, faça um cartao de credito internacional com debito automatico na sua conta corrente no Brasi on sua aposentadoria sera depositada, compensa mais que o envio via Wester Union ou coisa parecida. Assim vc gasta aqui com o cartao e sua aposentadoria cobre o gasto da fatura. Bem, sao algumas experiencias que em 5 meses aprendemos aqui na Italia, Boa Sorte !!!

    Joao Comandulli

  6. Ola Ivone
    Eu moro na Italia ha tres anos e acho muito valida essa sua iniciativa. Acho muito importane as dicas que te deram e gostaria de acrescentar que é possivel guiar aqui com a patente brasileira por até um ano, basta traduzir em um tradutor juramentado. Neste meio tempo, vc vai providenciando a carteira italiana e trabalhando.Tirar aqui a carteira custa em torno de 700 euros, e pra fazer transporte coletivo é uma carteira de categoria superior, um pouco mais complicada. Vc poderia arrumar emprego como badante pois muitos pedem que a pessoa saiba guiar. é dificil arrumar estando no Brasil, mas é sempre bom ir fazendo os contatos. Boa sorte!

  7. ola
    tenho muita vontade de morar na Italia, vcs poderiam me ajudar com informações sobre emprego e bolsas de estudo.

  8. Ola Daniele
    Moro na Italia ha algum tempo e tenho um blog onde conto como foi minha experiencia de imigraçao.Se te interressa, faz uma visita e deixa o seu recado.
    Abraço
    Mari

  9. Olá, visitei vários blogs para este fim, mas nenhum tão completo e útil como este, parabéns.

    Tenho 49 anos, sou escultora e pintora, mas aqui no Brasil não se tem vantagem nenhuma em ser artista plástico. Queria mto fazer o curso de Restauração na Itália, mesmo que tenha que trabalhar na própria escola para pagar o curso.
    Peço se alguém souber a quem devo procurar, pois sou neta de italianos e ñ tenho cidadania, abçs,
    Sonia.

  10. Ola Sonia, tudo bem?
    Nao sei se existe algum lugar do mundo onde seja facil ganhar a vida como artista plastico.
    Se voce esta interessada em estudar na Italia, comece entrando em contato com as escolas de restauraçao.
    Um elenco dessas escolas eu nao tenho no momento, mas pode virar tema para um proximo artigo. Continue visitando o blog.

Comments are closed.