Na Italia, existe uma noite em que todo mundo pára para olhar o céu. Trata-se de 10 de agosto, o dia de San Lorenzo, onde anualmente é possível assistir a uma mágica chuva de estrelas cadentes. Quem pode, procura um lugar mais afastado dos grandes centros, para não ter muita interferência das luzes da cidade.

Se você estiver passeando pela Sicília vale a pena dar um pulo até o vilarejo de  Contessa Entellina, onde acontece um evento ainda mais especial: a cantina da Donna Fugata abre suas portas e convida para a inaguração da temporada de colheita de uva e, óbvio, a comemoração é regada a muito vinho.

Calice di Stelle

Ontem, saí do centro de Palermo e peguei uma estrada “statale”, a SS624, em direção a Sciacca. Exatamente no km 60, como dizia o convite no site Donna Fugata, encontrei uma estradinha -por onde passava apenas um carro – romanticamente iluminada com velas indicando um caminho. Fui seguindo as velas até me deparar com uma área reservada para estacionamento onde diversos rapazes uniformizados, apontavam os locais com vagas livres.

Na recepção, em troca de 10 euros era possível pegar um copo de vidro para vinho, que seria o companheiro de toda a noite (antes de ir embora, ao devolver o copo, restituiam 5 euros). Com a posse do copo na mão esperávamos que um grupo de cerca 20 pessoas se formasse para que um guia nos acompanhasse pelos vinhedos (onde pudemos experimentar as uvas in loco como se vê na foto ao lado!) e locais de produção dos vinhos. Ao final do percurso, a melhor parte começava: era hora de beber!

A degustação


A foto acima mostra o local onde aconteciam as degustações: em um corredor entre palmeiras com fundo musical estilo bossa nova, foram montadas mesinhas onde serviam Sherazade, Mille e una Notte… Esses eram os nomes dos vinhos produzidos por DonnaFugata, que estavam a disposição para serem saboreados.

Experimenta um chardonnay daqui, um nero d’avola ali, uma grappa acolá… no final todos os visitantes estavam “alegres”, rindo, alguns jogados no gramado embaixo de oliveiras e olhando para o céu.

Depois era só esperar a alegria passar um pouco, para pegar a estrada de retorno…

Se você também quer curtir essa experiência pode ser interessante reservar um hotel em Sciacca, a cidade mais próxima.

Leia também:
Favignana, Sicilia – paraiso natural
Sicilia por Ficarra e Picone
Terrasini, Sicilia – operaçao praia limpa

7 COMENTÁRIOS

  1. Uma coisa é certa, tem certas situacoes mágicas que só acontecem na Bota mesmo. Embora voce estivesse na "bola fora". 😀

    Nao sumi nao, só estou meio mal, de molho em casa recuperando de uma cirurgia. Amanha te mando um email. bjs

  2. @Vicky
    Espero que seja uma cirurgia não grave e que você se recupere logo.
    beijos,
    Babi

  3. […] Um evento para curtir as noites de verão, o encontro acontece em geral com o objetivo de assistir a chuva de estrelas cadentes típica da noite de San Lorenzo em companhia de um vinho de qualidade. No final de semana de 10 de agosto, o centro histórico, diversas praças italianas e inclusive nas cantinas é posível participar dessa homenagem ao “Bacco”.  O evento é bem legal, na verdade eu participei quando estava na Sicilia e visitei a Cantina da Donna Fugata. […]

Comments are closed.