A sugestão de tema foi proposta pelo “Brazuca na Italia”. Como ainda não tinha falado sobre isso aqui no Brasil na Italia, achei que já era mais do que tempo. O Brazuca propõe:

Sou brasileiro, com dupla nacionalidade morando na Itália por 2 anos. Trabalho em um banco por aqui com foco na pessoa física. Agora começo a procurar notícias e informações de como os brasileiros veem os bancos e as opções disponíveis para eles aqui na Itália. A minha percepção é que os bancos por aqui estão uns 20 anos atrás daquilo que conhecemos como banco no Brasil e que todos aqueles que aqui chegam têm uma decepção gigantesca, como eu tive por sinal.


A minha percepção dos bancos na Italia

Admito que a pergunta do Brazuca me deixou um pouco curiosa: o que será que ele entende sobre opções bancárias para brasileiros? Eu nunca procurei um banco na Italia que oferecesse serviços especiais para brasileiros. Me soa estranho. Eu quero simplesmente um banco que ofereça garantia e segurança, que cobre as menores taxas e ofereça os melhores serviços para facilitar a minha vida seguindo as regras do país onde moro.

Se no Brasil eu tinha conta em banco privado, na Italia eu sou a favor do banco popular: Banco Posta. E vou explicar por quê:

1.Horário de abertura das agências
Enquanto um banco tradicional fica aberto cerca 4 horas por dia, 5 dias da semana, o horário BANCO POSTA é o mesmo das agências de correio Poste Italiane, ou seja: das 8:15 às 19:00 de seg. à sex e das 8:15 às 13:30 aos sábados (para uma agência como a de V. Pelliceria, no centro de Firenze).

2. Quantidade de agências
O Banco Posta seria equivalente ao “Banco do Brasil”, no sentido que é o banco oficial da Italia e que, portanto, se em uma cidadezinha perdida na Italia existir alguma agência bancária, certamente esta agência será do Banco Posta. Ou seja: tem sempre uma agência nas redondezas, ao contrário dos outros bancos. E eu adoro essa possibilidade de ser atendida em qualquer lugar.

3. Banco Online
Acredito que os serviços online do Banco Posta não deixam nada a perder para um banco brasileiro qualquer. Com o Banco Posta Online é possível fazer praticamente tudo: bonifico, bonifico estero, vaglia veloce, vaglia postale, pagamento bolletini, ricarica carta postepay entre vários outros serviços que incluem por exemplo ricarica do telefone celular e até empréstimo online. Sem fila, sem stress, sem complicação.

4. Banco via celular
Sim, até banco via celular eles oferecem, basta comprar um chip do Banco Posta (semelhante a um vodafone, tim, wind…) Eu honestamente nunca testei. É moderno demais para mim… rs. Mas existe. Não sei se no Brasil os bancos já oferecem a possibilidade de pagar contas através da SIM do celular…

5. Qualidade de atendimento
Sempre fui muito bem atendida nas agências, existe uma fila especial dentro do correio para quem tem conta no banco e, portanto, as filas não costumam demorar muito. A gerente do banco de vez enquando telefona convidando para uma visita onde ela sugerirá como aplicar o dinheiro e afins. Ou seja: o atendimento tem todas as características de um banco qualquer, talvez até melhor.

A única coisa que eu tenho a “reclamar” dos bancos italianos é que enquanto uma aplicação no Brasil rendia 5% ao mês, aqui conseguir 2% ao ano é já uma grandíssima coisa. Mas isso é uma questão de economia, não de bancos…

Resumindo: estou bastante satisfeita, não me lembro de nenhum episódio dramático. Que fique como dica para quem está chegando agora e procura um banco. Aproveito para lembrar que este post NÃO é uma publicidade.

E você, tem conta na Italia? Em qual banco? Está satisfeito? Conta aí…

30 COMENTÁRIOS

  1. Olá. Bom dia!
    Como posso fazer uma conta no Banco posta?
    Abraços e obrigado

  2. Babi, nao sei ha quanto tempo vc saiu do Brasil, nem o quanto se informa sobre os investimentos atualmente la… mas se vc conhece algum que de 5% ao MES hoje em dia, por favor nos diga aonde!!! hehe

    Ate onde eu sei as taxas de rendimento atualmente no Brasil estao girando em torno de 10% a.a. na média…

  3. @Leohuf,
    hehehe… Admito que nao ando muito atualizada em relaçao aos rendimentos atualmente. De qualquer modo, 10% ao ano eh varias vezes o atual rendimento na Itaia. Como dizem alguns amigos meus, se vc tem dinheiro sobrando na Italia, eh hora de comprar casa.

    @Anonimo
    Basta ir ate uma agencia do Banco Posta, ue…

  4. Babi, vc nao foi afetada na Posta por esses dias? Ficamos com uma péssima imagem e pensamos em abrir conta em outro banco tb. Ela nao comeu teu dinheiro naquela operaçao errada q fizeram? Nos deixaram um dia sem poder sacar. Acho isso mt armadorismo..

  5. @Dani
    Que operacao errada? Nao to nem sabendo de nada. Minha conta esta tudo ok.

  6. @Dani
    A materia do Corriere diz "alcune"… algumas.
    Na minha conta nao aconteceu nada, felizmente. De qualquer modo a situaçao parece ter sido regularizada. O problema seria se os correntistas perdessem o dinheiro, coisa que felizmente nao aconteceu.
    Eu vi que la tem um monte de gente reclamando, mas isso tem em todo lugar (onde existe democracia, eh claro).
    Eu continuo com a minha conta no Banco Posta e pessoalmente nao tenho do que reclamar.

  7. Eu e minha esposa temos conta no Cariparma, atè agora tudo correu bem, colocamos tudo em debito automatico e sò vou no banco quando tenho que depositar dinheiro. Nao tem muito fila e sempre foram muito simpaticos. No Brasil temos conta no Banco Real e realmente a diferença de juros è gigantesca, enquanto uma simples poupança te da 10% ao ano no Brasil, aqui te da 1% ,,, Por isso nossa ideia è mandar sempre dinheiro pro Brasil via amigos e parentes que vem sempre nos visitar e deixar numa aplicaçao a longo prazo rendendo juros.
    Mudando de pato pra ganso, nao sei se a Bia ja falou com vc via email mas fomos pra Firenze domingo passado e seguimos algumas das suas dicas aqui do Blog, depois ela te manda uma foto nossa na pizzaria que vc recomendou algum tempo atras, valeu !!!!

    Joao e Bia

  8. Oi Joao, espero que tenham gostado de Firenze e que as dicas tenham servido. Quero ver fotinhos! Se vc me mandar e tiver outras sugestoes, eu posso publicar aqui no blog tb. 🙂
    Semana passada foi o final de semana da maratona de firenze, a cidade parou para receber os corredores. Eu falei muito sobre isso no meu trabalho.
    Bem, aguardo as novidades.
    beijos,
    Babi

  9. Vc nao precisa de um postpay para fazer compras via internet. Muitas lojas aceitam PayPal e voce pode abrir tranquilamente uma conta via internet. 🙂

  10. Gente, alguém pode me dizer como posso tranferir 4 euros do brasil para itália? Pode ser para tesoreria provinciale dello stato di padoa ou Banca d´italia. Preciso enviar esse dinheiro para minha fotoriproduzione do Archivio di stato di Padova….não sei como fazer, por favor me ajudem!

  11. Se eles tiverem uma conta bancária você pode fazer uma transferencia da sua conta para a deles.

    Se por acaso aceitassem PayPal seria o metodo mais facil, mas em geral nao sao assim tao modernos.

    Ou por 4 euros, pode ver se acha um brasileiro que more em Padova disposto a fazer esse favor por você….

    Boa sorte!

    Barbara

  12. Olá pra todos!
    Alguem sabe se existe algum banco italiano onde eu possa abrir uma conta online..Tenho carta de identidade, codigo postale, tudo certinho, porem estou no Brasil agora.. queria abrir na Posta, mas pelo que me parece, só indo em algumas das agencias..
    Ouvi falar de um tal de Fineco, mas nao sei se é uma boa.
    Se alguem souber, me ajudem!
    Abraço
    Raquel Mannarino

  13. Hola, estou no Brasil com uma PostePay bloqueada por suspeto de tentativa de clonagem dela num caixa eletronico 24horas dentro de un supermercado. Ja liguei para o numero verde(que para fora da Italia é a pagamento)e me falaram que para desbloquear a postepay tem que mandar uma carta para um endereço em Roma e esperar de 1 a 8 meses para ver se resolvem o meu problema. Nesse meio tempo eu fico aqui morando em baixo das pontes e pidindo esmola para sobreviver. Voce ainda acha que a PostePay é uma boa alternativa a levar dinhero vivo nas cuecas ? Tambem teve a esperiencia com a PayPal que de repente deixou de funcionar, mais com ela tem a possibilidade de passar o dinheiro de um cartão para outro(pra quem tenha o outro a disposição).E ai, voce ainda acha que é um bom conselho guardar o”dinheirinho” desse jeito ?

  14. OI Francesco,
    Desde que escrevi o post, minha opinião sobre a qualidade do serviço de Poste Italiane mudou: o serviço é realmente lento e burocrático, mas aqui na Italia ainda não encontrei uma solução que realmente funciona. O atendimento em geral é de chorar em todos os lugares. Aliás, se alguém conhecer um banco realmente eficiente, me avisem…
    A melhor opção antes de viajar é se prevenir o máximo possível: ter uma alternativa para uma emergência (um outro cartão de crédito, por exemplo) e deixar um documento assinado no seu país de origem para que alguém de sua superconfiança(tipo sua mãe/irmão/etc) possa agir em seu nome, se necessário.
    Boa sorte, depois conta como resolveu a situação.
    abs
    Barbara

  15. Gostaria de saber como faço para sacar aqui no Brasil valores depositados na Itália através do sistema de “vaglia postale”.
    É muito importante.
    Aguardo respostas ansiosamente.

  16. como faço para sacar aqui no Brasil valores depositados na Itália,em que banco??

  17. Olá, sou artista de circo e pela primeira vez estou indo a Itália, para trabalhar num circo itinerante lá. Gostaria de ter uma conta bancária onde pudesse guardar meu dinheiro lá e que meus pais possam acessar também, quando quiserem me depositar algum valor. Como vou trabalhar num circo, não terei residência fixa e nem ficarei em apenas uma cidade. Oq você me aconselha? Tem algum banco Italiano que também tenha sede aqui no Brasil? Obrigada, Beijos!

  18. As poupanças na italia tem custo?Eles cobram alguma taxa de serviços?

  19. tenho dupla cidadania e moro no Brasil, pretendo ter conta de poupança e qual a melhor instituição na Italia??

  20. Edvaldo,
    Você pode procurar a Poste Italiane que aqui na Itália é correio e banco. Como correio são péssimos, mas como banco são Ok.
    A vantagem é que a agência fica aberta o dia inteiro, ao contrário dos bancos tradicionais.
    Abs
    Barbara

  21. Luana,
    Eventualmente você deve retornar a agência onde abre a conta, mas só esporadicamente.
    Você não terá um endereço fixo? Como vai fazer com a residência?
    O Banco Posta tem praticamente uma agência em todas as cidades italianas, se necessário você pode transferir a sede da sua agência, mas tudo é um pouco burocrático.
    Uma alternativa é uma conta exclusivamente online em um dos vários bancos italianos, embora você também tenha que ir até uma agência.

    Ou ainda ter um simples cartão de crédito que sua família pode recarregar no Brasil e você sacar dinheiro em qualquer caixa eletrônico aqui na Itália. Provavelmente é a melhor alternativa no seu caso.

    Abs
    Barbara

  22. Olá!

    Alguns amigos italianos hospedaram-se por aqui e ao irem embora me entregaram um carta de crédito Postepay, mas a gora não sei como a utilizo- ou melhor- Oque acontece é que estou com o cartão em maos sem senha e sem saber como ”usufruir”. Será que eu dancei??
    rsrs

    Pode me esclarecer esta dúvida, por favor?

    Até..

  23. ola ,Contoclick di Poste e` come iConta Itau , custo zero e funciona tudo online , se eu contasse os problemas de vivir em este caos chamado Brasile, a Barbara pararia de fazer la fighettina triste ali, volta aqui no caos e buon divertimento

  24. O artigo eu escrevi em 2009. De lá para cá muita coisa mudou.. no Brasil, na Itália, no mundo, na tecnologia e claro, na minha vida também. Um abraço e boa sorte!

  25. Gostei das explicação foi muito boas.

    Tenho a cidadania Italiana E vou todo ano para veneto norte da Italia em Rovigo.
    Como faço para ter uma conta lá morando aqui no Brasil
    Abraço

Comments are closed.