Encaminho dica enviada pela leitora do blog Mirela. Espero que seja útil! 🙂

A Você, Brasileira e Brasileiro,

O Consulado-Geral do Brasil em Roma tem a satisfação de informar a comunidade brasileira radicada na Campânia e regiões vizinhas (Apúlia, Basilicata, Calábria e Molise) de que, nos próximos dias 17 e 18 de abril de 2010, funcionários do serviço consular brasileiro estarão em Nápoles para prestar alguns serviços consulares, como registros de nascimento e casamento, inscrição eleitoral e regularização da situação militar.

A iniciativa dos consulados brasileiros de deslocar-se até o local onde há maior concentração de cidadãos e cidadãs brasileiros é conhecida pelo nome do Consulado Itinerante. O primeiro consulado itinerante realizado pelo Consulado-Geral do Brasil em Roma foi em Florença, nos dias 20 e 21 de fevereiro último.

Nápoles foi selecionada para sediar o segundo consulado itinerante por ser a Campânia a província com a terceira maior concentração de brasileiros na região centro-sul Itália, precedida apenas pelo Lácio (Roma) e Toscana (Florença).

A Você, Brasileira e Brasileiro, radicado na Campânia ou áreas vizinhas, o Consulado-Geral do Brasil em Roma faz o convite para ir a Nápoles, nos dias indicados acima, para obter os serviços consulares que necessitar.

O Consulado Itinerante em Nápoles irá concentrar seus esforços na prestação daqueles serviços que só podem ser feitos pessoalmente, ou seja, que exigem a presença do interessado perante a autoridade consular. Por isso, serão feitos pelos funcionários do Consulado Itinerante os seguintes documentos:

a) certidões de nascimento para filhos de mãe ou pai brasileiros nascidos na Itália;
b) transcrição de certidão de casamento de brasileiros que contraíram matrimônio na Itália;
ATENÇÃO … para os itens a) e b) acima, será preciso antecipar a documentação exigida por fax ou email.
c) recadastramento eleitoral (lembre-se de que há eleições presidenciais em outubro de 2010 e, para votar, Você precisa ter atualizado o seu domicílio eleitoral. Recadastre-se e vote!)
d) regularização da situação militar;
e) certificados de vida (tanto para brasileiros quanto para estrangeiros/italianos com RNE);
f) coleta de dados biométricos (digitais e foto) para posterior emissão de passaporte; e,
MUITO IMPORTANTE
g) preenchimento da ficha de registro nominal (matrícula consular).

Caso Você tenha interesse em recorrer aos serviços do Consulado Itinerante em Nápoles, o Consulado-Geral do Brasil em Roma pede a Você, Brasileira e Brasileiro, a gentileza de responder a este email, indicando que serviços gostaria de poder realizar, mantendo, como “oggetto” de seu email o mesmo índice “Consulado Itinerante em Nápoles”. Na medida do possível, o Consulado-Geral do Brasil em Roma procurará atender todos os interessados e, nas próximas semanas, serão enviadas novas comunicações com esclarecimentos adicionais.

Ainda não está definido o local onde estará instalado o Consulado Itinerante em Nápoles. O Consulado-Geral do Brasil em Roma pede a Você, Brasileira e Brasileiro, que entre na página do Consulado (www.consuladobrasilroma.it) para ter mais notícias. Em breve, serão indicados, na página do Consulado, o endereço do escritório do Consulado Itinerante e outras informações pertinentes.

Cordiais saudações,

Consulado-Geral do Brasil em Roma
Equipe do Consulado Itinerante em Nápoles (17 e 18 de abril de 2010)
Piazza di Pasquino, 8
Roma – CAP 00186 – Itália
Tel : +39 06 6889 661
Fax : +39 06 6880 2883
e-mail: consulado@brasilroma.it
sítio: www.consuladobrasilroma.it

PS. Como o Consulado-Geral do Brasil em Roma não tem os emails de todos os brasileiros radicados na Campânia e arredores, por favor …. repasse esse email para seus amigos e conhecidos brasileiros que vivem nessa área. O Consulado-Geral do Brasil em Roma agradece.

4 COMENTÁRIOS

  1. Barbara,
    Meu namorado mora em Torre Anunciata, e recebeu convite para trabalhar no Brasil, voce pode me dizer o que ele deve fazer para entrar no Brasil?

    Obrigada.

    Marina

  2. Estou indo para italia para fazer minha cidadania e preciso saber em Nápole devo procurar a Comuni? E qual o site que entro para saber todos os carimbos dos documentos etc. Informo que estou numa fila no brasil em Sao Paulo desde 2002, mas entreguei os documentos fora de época, porque estava na europa por longos 7 anos. Sou jornalista e nao quero mais viver na europa ilegal. Entao resolvi retirar tudo do consulado no Brasil e levar em mãos para conseguir assim obter meus documentos e trabalhar por toda europa como jornalista que sou. Tenho os documentos com firma registrada em 2004 e recentemente eu fiz a pedido do consulado em SP registros em inteiro teor e nmova CNN carimbadas pelo eresp, mas os demais não estao carimbados pelo neresp, porque quando li o site dizia que não precisaava , se tivesse firma registrada. Obrigado…Regina

  3. Oi Regina,
    A fila do Brasil não tem nada a ver com o processo via Comune e provavelmente para eles não vai interessar minimamente se você espera há 10 dias ou 10 anos.
    Sobre entrar com um processo de cidadania em Nápoles, eu não aconselho. O ideal é um Comune um pouco menor, de preferência mais ao norte da Itália, que já estejam habituados a trabalhar com esses processos mas ainda não tenham sido inundados de pedidos.
    Não ando atualizadíssima sobre a lista de documentos, você pode procurar um consultor. Aqui na Toscana tem por exemplo o Fabio do http://www.minhasaga.org
    Um abraço,
    Barbara

  4. Ola qual a documentação necessaria parqa dois brasileiros casarem na Italia, exite prazo ?
    Qual o procedimento (casmaneto civil)

Comments are closed.