PERGUNTA DE LEITOR:

Bom Dia, meu nome é Guilherme e estou com um problema e gostaria de saber se há de alguma forma como me ajudar.

Já estou com praticamente toda a documentação para dar entrada na cidadania italiana, faltando apenas uma certidão que se encontra na Itália onde eu já possuo o endereço e telefone do local. Simplismente é só ligar lá e solicitar-la, porem tem que falar em Italiano e eles não tem tradutor e eu nao conheço ninguem aqui que fale, eles entregam sem custo algum essa certidão, apenas cobram a taxa dos Correios. Nesse processo estou gastando muito ja e estao me cobrando entre 400 e 1500 reais que eu acho realmente um absurdo, se tratando apenas de uma ligação, concordo em pagar alguma coisa mas não esse valor estupendo.
Então, ficarei muito grato se alguma alma boa me ajudasse com essa ligação e falando em Italiano solicitarem essa certidão. Ficarei no aguardo de alguma resposta.
Obrigado.

RESPOSTA:

Querido Guilherme,
Como você disse que já sabe o endereço do local onde está esta certidão, basta enviar uma carta pelo correio. É verdade que o correio italiano é muito lento e pode demorar dois meses entre a carta chegar na Itália e da Itália ao Brasil (isso sem contar o tempo que a pessoa que receber a carta levará para te enviar a certidão), de qualquer modo é baratíssimo e você pode fazer tudo sozinho.
O Consulado da Italia em São Paulo disponibilizou um modelo de carta para solicitação de certidão: tomo a liberdade de transcrever o modelo diretamente abaixo.

Lembrando que as certidões estão no Anagrafe do Comune.

Faça bom uso!

Modelo de solicitação de certidões junto ao “Comune italiano”

Al Signor Sindaco
del Comune di
(Comune de origem do ascendente)
ITALIA

Sono discendente di ( nome do ascendente ), nato in codesto Comune il ( data de nascimento ou apenas o ano ), figlio di (nome do pai ) e di ( nome da mãe ) emigrato in Brasile.
La prego di voler cortesemente inviarmi una copia dell’estratto dell’atto di nascita del predetto nonché informarmi delle sue complete generalità e di ogni altro elemento di identificazione.

In attesa di un cortese cenno di riscontro, colgo l’occasione, Signor Sindaco, per porgerLe i sensi della mia più alta stima.

_____________________________
(Luogo e data)

________________________ ____________________________
(Nome e cognome) (Firma )

No envelope é necessário indicar o nome do Comune, (Provincia), Itália e o número do Código Postal do Comune (veja: www.comuni.it ou www.nonsolocap.it)

Exemplo:

Al Sindaco del Comune di
00100 Roma (RM)
ITALIA

 

66 COMENTÁRIOS

  1. Olá Brasil na Itália, ótima a informação dada ao Guilherme. De qualquer maneira gostaria de me colocar a disposição oferecendo o meu endereço italiano caso a Comune se recuse a enviar os documentos ao Brasil e como já passei pela mesma situação há 3 anos atrás peço ao Guilherme entrar em ctt diretamente pelo meu e mail:
    mirelafumagalli@hotmail.com
    um abraço a todos, Mirela Fumagalli

  2. Só para ajudar o amigo, eu tbm precisei de uma certidao do meu tataravô iataliano, mas sabia o comune de onde ele era, nome completo, nome dos pais e data de nascimento (isso ajuda mto), e nao foi preciso enviar nem carta, só mandei um e-mail para o comune (em italiano, claro) e eles me mandarm a ceridao original pelo correio, chegou em uns 2 meses por ai eu acho. Abraços

  3. Oi mirella e fellipe, achei legal isso porque no brasil as pessoas se pessam muito para ajudar, então com pequenas iniciativas acretito que tudo fique mais claro para as pessoas que possívelmente um dia tambem poderão ajudar. Uma bela iniciativa, parabens…

  4. Olá! Estamos tbm tentando obter a cidadania italiana.. estamos precisando de duas certidões a de nascimento e casamento do tataravô que é o italiano no meu caso. Sei onde é a comune que no caso é a de Stra- provincia de veneza, só que tem um porém tbm não sabemos falar em italiano e Só sabemos que esta em Stra.. mas no meu caso há parentes que tem a cidadania, e sei q na italia se for fazer na comune de origem do italiano.. precisaria do numero do processo e o restante q faltaria para chegar onde o processo parou. Mas a nossa maior dificuldade e se precisar dessas duas certidões como posso adquirir e se eu for para a italia.. como posso consguir uma residência em stra até conseguir retirar mnha cidadania para levar minha esposa junto a mim.. no caso eu Deniel iria primeiro … aguardo maiores informações..
    e-mail esposa: vivi_acorreia@hotmail.com

  5. Olá!alguém poderia me orientar como funciona a justiça italiana para o reconhecimento da paternidade? ficarei imensamente grata se alguém puder ajudar, é constrangedor não ter o nome do pai em algumas situações.

  6. Já que estamos todos no mesmo barco… Sei onde meu bisavô nasceu, já falei com o comune, e eles confirmaram o que eu suspeitava – que, como ele nasceu antes de 1871, o registro foi feito na paróquia. Entrei em contato com a paróquia, eles pediram para enviar o pedido por fax. Fiz isso. Minha professora de italiano tem me ajudado, e de vez em quando ela liga na paróquia perguntando (já que eles não divulgam email), e a resposta é sempre um pouco grosseira e cínica ("ainda não procurei isso, boa sorte na próxima semana!") e eu já não sei mais o que fazer. Fiz o pedido há mais de 2 meses. Me incomoda mais saber que a certidão está lá sim – digo isso porque tenho um stato civile do meu bisavô, em que consta até o livro e a página do registro. Não é tão difícil fuçar nas prateleiras e pilhas de livros antigos e encontrar! 🙁

    Será que agora só arranjando alguém que vá lá botar uma pressãozinha..?

  7. Boa Tarde a todos, estou com um problema tambem, estou tentando conseguir a certidao de nascimento do meu trisavo mais está dificil, sei o nome do pai da mae, local exato ano de nascimento e mesmo assim ta dificil viu..alguem ai tem alguma ideia…

    obrigado

  8. Oi dennis, tudo bem?
    Você tem certeza que o nome, a data e o local estão corretos?
    Pode ser que a grafia do nome seja um pouquinho diferente, ou tenham errado o ano.
    Com todas essas informações, teoricamente a coisa deveria ser simples, a menos que os documentos tenham sido perdidos em algum incendio, alagamento, sei lá…
    Você pode procurar algum profissional que seja especializado na busca de certidões. Não é o meu caso. Boa sorte.
    Abs
    Barbara

  9. Olá, já mandei um e-mail para o Anagrafe de Belvedere Marittimo há um tempão e eles não me retornaram. Sei onde o meu bisavô nasceu e tudo, mas não consigo encontrar o certificato de nascita por favor me ajudem!!! Meu email wesllensanguineto@hotmail.com

  10. Boa tarde trabalho ajudando brasileiros na italia alugo quartos nao precisa pagar residencia so o valor do aluguel,Caso precise so da assesoria na italia nos trabalhamos tambèm quem precisa buscar certidoes se for so pra fazer a ligaçao na comune ja com os dados temos preços acessevèis apartir de 30 euro a ligaçao passamos seu endereço e vc recebe sua certidao na sua casa passamos o email do comune pra voce se certificar da veracidade nossa sede esta em londres mas temos filiais no brasil e na italia caso precise acesse nosso site ou envie nos um email
    documentonaitalia@hotmail.com
    www://ferreiraimmigration.blogspot.co.uk

  11. Eu tenho uma cópia da certidão de nascimento italiana mas preciso de uma atualizada para dar entrada. Vi nos comentários que eles enviam gratuitamente a certidão mas que precisa pagar só pelo retorno da carta. Como isso é feito? Se alguém puder me dizer os detalhes agradeço muito.
    Nasceu na Comune di Roma em 1948. Onde também consigo o endereço?

  12. Poxa, ninguém pra me ajudar? Tenho até uma cópia antiga da certidão de nascimento mas preciso de uma original atualizada e sei q ela está na Comune di Roma.
    Qual sabe de dizer endereço ou email da Comune?
    Obrigada.

  13. boa tarde gostaria por favor se alguem pode me ajudar dando informações, de como tirar a segunda via da certidão de nascimento do meu avô…..qual o procedimento correto para não gastar muito ou nada ok obrigado

  14. Pessoal,
    Como descubro onde meu bisovo nasceu na Italia?
    Tenho a certidão de nascimento da minha Avo, certidao de casamento do meu bisavo, mas ainda nao tenho a certidao de obto ( ainda nao entrei em contato com o cemiterio) e de nascimento.
    Sei o ano que ele nasceu e os nomes dos pais dele.
    Desde ja agradeço a atenção!!
    Abraços.
    Ana

  15. Estou em busca da certidão de nascimento de ERMENEGILDO CRIVELLARI nascido em +/- em 1888, filho de LUIGI CRIVELARI E GIUSEPPA BASSANI, só o que sei!
    Alguém pode me respender por email: familiacrivelari@hotmail.com – COM ALGUMA DICA???

  16. Como posso conseguir saber sobre o registro de nascimento do meu bisavô nascido na Italia (sei somente que foi na Italia)? Tenho o nome, data de nascimento, dados sobre o casamento também. Alguém poderia me ajudar?
    Grata
    bartirabm@hotmail.com

  17. Gostaria encarecidamente de uma luz! Rs não acho de jeito nenhum onde meu tataravô nasceu na Itália. Alguém saberia me ajudar? Com alguma informação … Estou perdida, única coisa que sei é seu nascimento, o navio que veio e o nome da sua esposa, minha tataravó!

  18. Ola Barbara, o problema é que eu nao sei qual a data de nascimento de meu bisavô, é difícil encontrar esse tipo de informação, eu sei o nome do pai do meu bisavô e talvez da mãe dele, você acha que se eu enviar somente esse formulario sem a data de nascimento haveraá algum problema?…. Obrigado! 

  19. Ola Barbara, o problema é que eu nao sei qual a data de nascimento de meu bisavô, é difícil encontrar esse tipo de informação, eu sei o nome do pai do meu bisavô e talvez da mãe dele, você acha que se eu enviar somente esse formulario sem a data de nascimento haveraá algum problema?…. Obrigado! .

  20. Boa noite gostaria de saber como faço para fazer o processo de cidadaniaItaliana olha o meu problema é  pois o meu sou neta de filho italiano eugostaria de saber como eu consigo pegar certidão de nascimento e casamentoe óbito pois a nunca coisa que eu sei é a cidade que ele nasceu e Gênevaacho que é assim que fala por favor que fazer este processo pois sou casadatenho 3 filhas e quero ir embora do Brasil dar uma vida melhor para elas oque vc puder tirar a minhas dúvidas eu lhe agradeço muito obrigado .

  21. oi Barbara entao eu gostaria de saber como eu consigo endereços de cartórios de cremona Itália , eu preciso muito da certidao de nascimento do meu bisa mais não sei o endereço do cartório de registro dele, por favor se voce poder me dar essa ajuda eu agradeço muito …….

  22. ola Barbara. Estou comecando a procura pela certidao do meu tataravo. No livro que tem aqui no porto apenas diz que ele embarcou do porto de Genova de nacionalidade Italiana -Sardenha chegado aqui no dia 02 de julho de 1859. Sardenha é muito grande! sabe como faço pra poder saber qual a localidade que ele nasceu? ate porque pela data ele nao deve ter sido registrado em cartorio e sim em uma igreja. conto com a ajuda de alguem aqui que souber me dar uma luz. email: milaprates2007@hotmail.com

  23. OI Mila, tudo bem?

    Pelo menos você sabe que saiu da Sardenha… 🙂 Bem, eu geralmente sugiro que comece perguntando… seus avós e eventualmente bisavós são as melhores fontes de informação. Depois comece pela certidão dos seus bisavós… É um trabalho duro. Talvez um profissional possa te ajudar… Eu não trabalho com isso. Um abraço, Barbara

  24. Olá Barbara… Recebi um e-mail do “Ministero per i Beni e le Attività Culturali’ da Calabria, ‘Archivo di Stato di Cosenza’, confirmando que meu bisavô é nascido na Comune de Rossano(CS), com data e nome dos pais…Assinado pela responsável pela pesquisa e também pelo Diretor… É um documento oficial (com logo), porém foi enviado em formato PDF… Minha dúvida é: este documento é válido para entrada no pedido de reconhecimento? Se sim, devo solicitar que o mesmo seja enviado pelo correio? Se não, em que este documento pode me ajudar? Obrigado

  25. Estou com um problema com email que tenho do comune Dalmine, envio o email e não obtenho resposta alguma, uma empresa esta querendo cobrar 100 euros pelo serviço mas sei que é muito acima do real custo, a dúvida é como conseguir o contato correto e obter resposta alguem pode me ajudar a solicitar ou a descobrir esse email

  26. Boa Tarde,estou tirando minha cidadania italiana,tenho quase todas as certidões estão faltando duas certidões apenas para finalizar que são de casamento e nascimento do meu tataravô que esta em Torino-Itália se alguém souber de alguma pessoa que efetua este tipo de serviço e puder me indicar eu agradeço,obrigado e fico no aguardo.Qualquer dúvida que vocês tiverem sobre cidadania sei de algumas informações pois fiz toda papelada para minha madrasta efetuar a cidadania e estou tirando a minha porém parei em duas certidões,agradeço quem puder ajudar.

  27. ola quero comecar a fazer minha cidadania minha familia e bozza moro em curitiba ,alguem sabe por onde começo, ao mesmo tempo quero ir pra italia dizem que la e mais facil de conseguir as certidoes alguem sabe me informar se e verdade.

  28. oi gente, preciso muito de ajuda! não sei aonde o meu tataravô nasceu…só aparece ITÁLIA, é muito triste…alguém tem alguma idéia do que posso fazer??? super grata.

  29. Olá, meu trisavô nasceu em Oratino, na provincia de Campobasso, no dia 1/04/1868. Pode me ajudar a conseguir a certidão de nascimento dele? Já tenho os demais documentos dos meus familiares(certidões de casamento, óbito, etc). tenho tambem uma carta de registro de hospedaria do meu trisavô do porto de Santos. pode me ajudar com a certidão, e os proximos passos para regularizar a cidadania? Meu nome é Romulo Juliani meu e-mail romulo@fronti.com.br

  30. Olá Barbara, tudo bem? Espero que sim. Gostaria de buscar informações sobre meu bisavô na Itália. Meu avô veio ainda criança em navio para o Brasil, e por infelicidade não temos muitos documentos, o que conseguir recentemente foi apenas uma certidão de casamento dele com minha avó no município de Alegre no Espírito Santo, mas não consta o local de nascimento dele (esta em branco). Sei que minha Bisavó se chamava Luiz Anchieta ou Andrieta e meu Bisavô Francisco Giacomo. Por gentileza poderia me indicar algum norte? Obrigado

  31. Gostaria de saber se tem alguém que pode me ajudar eu sei os nomes do meus tatavos Gemma Storino Santoro e Francesco Santoro . Escuto falar que eles era de Calabria. Não sei data de nascimento e nem de casamento e nem Óbito. Meu email : santorojuju26@hotmail.com que poder me ajudar me mande um email.

  32. Olá boa tarde! Eu já consegui 3 certidões no Brasil…falará do meu tataravo mas só sei o nem o dele ano que nasceu não sei, nem a cidade que nasceu só sei que não está na comuni mas tenho uma informação que está em uma igreja, porque naquela época se registrava em igreja ..mas não acho.

  33. Olá. barbara. Bom estou bem perdida atrás. Da certidao de nascimento de meu bisavó. Tenho a data que é. 13/03/1859 e descobri somente agora que ele era de pordenome e minha avó de treviso, só que nesta data eles não faziam registros então nao tenho a noção de que igreja devo procurar e o endereço????pq naquela época não existia tantas igrejas assim. Vc poderia me orientar qto a isto. E é. Verdade q precisa do registro militar tbem??? Como encontrar isto?

  34. Olá… estou atras da certidão de nascimento do meu bisavô. Tenho a certidao de obito, porem la nao tem o nome da cidade onde ele nasceu ai na italia . Alguem sabe se existe a possibilidade de eu conseguir encontrar ? Ja perguntei aos meus avos e nenhum deles sabe informar. Exite algum caminho que eu possa seguir para conseguir essa informaçao?

  35. Se não consta o nome da cidade em nenhuma certidão de casamento ou de nascimento dos filhos e se ninguém da sua família tem idéia, não saberia como fazer… A alternativa seria enviar um pedido para todos os Comune da Itália, mas é como procurar agulha no palheiro.. Quem sabe algum outro leitor mais experiente pode te dar alguma dica?

  36. Oi Barbara,
    Vc pode me ajudar? Onde eu consigo o endereço do comune de Stezzano? Descobri rescentemete que meu avô nasceu lá, e queria mandar a carta solicitando a certidão de nascimento dele.

  37. Olá Barbara,
    Necessito da certidão de batismo de meu avô que nasceu em Nápoles,não existem registros de nascimentos no ano dele. Sabe como eu consigo esse documento?
    Grata

  38. Olá Barbara ,
    Estou precisando descobri certidão de nascimento do meu Bisavô e ele casou se lá sei que era de Treviso.
    Outros documentos tenho aqui no Brasil .

  39. Olá Barbara!!!!

    Vc pode me ajudar, preciso do e-mail do Comune de Réggio Calábria, para pedir a certidão da
    bisavô do meu marido, eu não consigo encontrar!!!
    Obrigada

  40. Olá Bárbara,
    Já tenho a cópia da Certidão de Nascimento. Minha dúvida: seria melhor pedir a original via email ou via carta?

  41. Olá Barbará.
    Tenho alguns documentos em mão , meus avós moravam em Gênova e Calábria , só não obtenho as certidão de nascimento deles, qual seria a melhor forma de conseguir , estou muito ansioso pra ir embora , espero que vc possa me ajudar de alguma forma .😉.

  42. Olá, Bárbara. Estou entrando com pedido de cidadania por casamento e necessito da certidão de casamento italiana. Como proceder?

  43. Oi Barbara, na verdade tenho os nome do meu tataravô , sei que e de Ponso, Padova sei a data em que nasceu e que se casou, tenho o nome dos pais dele e gostaria de saber como fazer para conseguir a certidão de nascimento e casamento dele , poderia me ajudar? Meu email fgvllc@gmail.com
    , obrigada

  44. Bom dia.

    Eu sou a Naiara, moro no Rio de Janeiro e estou com dúvidas em relação a minha cidadania.

    Sei que tenho direito! Porém, tenho apenas a certidão de Nascimento do meu tri e tenho também a certidão de casamento dos pais do meu Tri ( lembrando que nessa certidão de casamento não consta data de Nascimento, apenas a idade com que eles se casaram e a cidade onde eles nasceram ).

    O devo fazer para estar conseguindo regularizar minha situação?

    Email para contato: naiara.eng@gmail.com
    Whats: (33)98808-9096

    Obrigada!’

  45. Barbara eu queria sabe como acha as Certidão de óbito e Casamento do meu tatá aqui no RJ , na Certidão de nascimento do filho dele diz que ele casou na Capital Federal, só que agora é Brasilia antigamente era RJ. mas não Acho em lugar nenhum, e outra coisa eu coloco o nome dele e da esposa dele no google aparecer um Processo Teria como eu reabrir esse Processo pra ver se tem algum documento dele lá? é de 1924 o Processo.

    meu email : santorojuju26@hotmail.com

  46. OÁ BOA NOITE. ACHO QUE A MINHA SITUAÇÃO É MAIS DIFÍCIL. O MEU TATARAVO NASCEU NA ITALIA E PELA CERTIDÃO DE CASAMENTO DO MEU BISAVÔ ELE TAMBÉM. SÓ QUE ESTOU TENDO DIFICULDADE DE ACHAR ONDE ELES NASCERAM. POIS NA CERTIDÃO DO MEU BISAVÔ SÓ FALA QUE NASCEU NA ITÁLIA E SÓ. ALGUÉM PODERIA ME INFORMAR O QUE EU DEVO FAZER… JÁ FIZ VÁRIAS PESQUISAS, ACHEI ATÉ O NAVIO QUE O EMU TATARAVO VEIO. POR FAVOR! GRATA

  47. Pessoal, imploro a ajuda de qualquer um aqui, estou tentando achar mais informações sobre meus ancestrais, o mais longe que cheguei até agora foi minha trisavó (Eulália Rozzi Brandizzi), e eu tenho pouquíssimas informações sobre ela, sei que ela é imigrante italiana que veio para o Brasil de Túrin, mas nada um pouco além disso.
    Por favor alguém me ajuda! Eu imploro.

  48. Olá boa tarde, pessoal por gentileza essa firma, é reconhecimento de firma em cartório? Todas as cartas que enviar tem que estar reconhecida no cartório? Obrigada Barbara é maravilhoso contar com um Blog desses rico de informação, você é ótima parabéns.

  49. Pessoal, tem um site do Governo do ES muito legal que você coloca o sobrenome e se o italiano chegou através de algum porto do ES, vai aparecer lá todos os dados, local e data de nascimento, nome de familiares e etc. Muito bacana, vale a tentativa. http://imigrantes.es.gov.br/Imigra.aspx

  50. Olá. Além do Porto de São Paulo e Do Espírito Santo, há outros portos que os italianos chegaram? Achei meu tataravo no de Sao Paulo, mas não acho o filho dele, meu bisavô O que faço. ?

  51. quem quiser ajuda para encontrar a cidade do seu antenato pesquisem pelo sagabook de fabio barbiero ele da todas informacoes para quem esta buscando sua cidadania qualquer duvida entrem em contato comigo arrivederci

  52. quem quiser ajuda para encontrar a cidade do seu antenato pesquisem pelo sagabook de fabio barbiero ele da todas informacoes para quem esta buscando sua cidadania qualquer duvida entrem em contato comigo superpotatogame@gmail.com
    arrivederci

  53. Bom dia Bárbara, enviei um email para o setor de anagrafe de Oderzo Veneto solicitando a certidão de nascimento do ancestral de minha esposa. Pelo que li, o correio é demorado e o tempo para apresentar os docs no consulado está chegando. Há algum modo de saber se eles me enviarão , uma vez que não responderam ao meu email? Pelo que li algumas comune não enviam documentos para fora da Itália.
    Grato.

  54. Olá Alberto,
    Recomendo que telefone para o Anagrafe do Comune (lembrando que existem 5 horas de fuso horário no momento, ou seja, quando no Brasil são 8 da manhã na Itália são 13:00 e geralmente o Anagrafe já fechou porque funcionam apenas pela manhã).
    Se ninguém responder a alternativa é pagar alguém para ir lá ver isso para você.
    Att

    Barbara

  55. Boa noite barbara, estou com um problema em saber o local exato que meu bisavô nasceu! Na maioria dos documentos brasileiros, está “Nascido em grazaga, italia” porém eu procuro e procuro e não acho esse lugar! Em outro documento que é a carteira de trabalho dele, mostra “Nascido em trevigo/italia”. estou confuso!!!!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here