Tenho cidadania italiana, 23 anos, e estou pensando em procurar emprego na area de Design Gráfico na Itália, tenho onde ficar em Viareggio e Pisa, então gostaria de saber como é esta area de emprego nesta região. Tenho experiência de 4 anos na área e estou cursando curso superior de Design Gráfico. Como funcionaria uma entrevista? WebCam? Também gostaria de saber sobre pós-graduação nesta área, se existe algo por estas redondezas, como é preço, se tem bolsa..etc. Desde já agradeço!

Achei que seria uma boa idéia responder a pergunta acima publicamente já que esta é uma das dúvidas mais frequentes que recebo: como fazer para encontrar emprego em um determinado setor na Italia?

Não existe milagre e nem truques especiais: prepare-se para muito trabalho! Já ouviu aquela de que “procurar trabalho já é um trabalho”? Pois é isso mesmo.

Por onde começar

  • Faça uma relação das principais empresas no setor, no caso da leitora acima o design gráfico. Pesquise na internet, em revistas sobre a sua profissão, peça conselhos para colegas de trabalho.
  • Escolha a empresa onde gostaria de trabalhar. Comece pelas melhores, não tenha receio. Em geral, as melhores empresas tem a mente aberta e estão sempre em busca de talentos, as piores são mais limitadas e não vão saber valorizar o seu potencial.
  • Verifique no site das empresas selecionadas se existem vagas abertas e envie seu curriculum na língua pedida (em geral italiano, mas eventualmente em inglês)
  • Informe-se sobre quem são os profissionais de destaque neste setor na Italia e na cidade onde você gostaria de morar. Descubra se ele tem uma conta no Twitter, uma página no Facebook, um blog. Siga-o. Leia tudo o que escreve e fique ligado nas oportunidades.
  • Participe de cursos, palestras, eventos sobre o seu setor, inclusive gratuitos, que na Italia não faltam. Troque idéias e cartões de visita.
  • Cadastre-se em algumas agências de emprego online e se já morar na Italia no Centro per l’Impiego da sua cidade: a relação das principais agências da Italia você encontra aqui. Inscreva-se para receber a newsletter, assim você acompanha quais são as vagas que são oferecidas e o perfil do candidato que eles procuram.

Um bom curriculum, muito trabalho e um pouco de sorte ajudam. Depois quero saber o feedback de quem já arranjou emprego na Italia a distância. 🙂

3 COMENTÁRIOS

  1. Sou de portugal mas gostava de trabalhar em milão na alta costura, ou seja, com estilistas

  2. Está muito difícil encontrar emprego de designer gráfico mais ainda em cidades menores hein!

  3. Olá, existem muitos escritórios de design gráfico em Florença? tem algum outro lugar na Itália mais fácil para encontrar este tipo de trabalho? estive em Florença estudando Design em janeiro, gostaria muito de voltar 🙂

Comments are closed.