O que significa “esquifozo”? O que significa “esquifoza”? Depois da novela Passione, da Rede Globo uma nova palavra italiana virou referência no Brasil.  Achei que a melhor maneira de esclarecer a dúvida era criar um artigo exclusivo!

Esquifozo em italiano se escreve schifoso e significa uma coisa feia, decadente, repugnante.

Você pode falar por exemplo que uma comida é schifosa, para dizer que é uma comida horrorosa. Você pode dizer que aquele casaco na vitrina é schifoso, para dizer que não o usaria nunca.

No entanto vale saber que schifoso não é um modo muito gentil ou educado para dizer que você não gosta de uma coisa.

Parceiros:

RESERVE SUA ACOMODAÇÃO AGORA

Reserve sua hospedagem na Italia, no Brasil ou em qualquer outro país do mundo com nosso parceiro Booking.com!

Você encontra as melhores ofertas e ainda colabora com o nosso site. Obrigada!

RESERVE TRANSFERS E TOURS ONLINE

Reserve transfers, tours e excursões na Italia e no mundo com a nossa parceira Get Your Guide

Artigo anteriorFalta de criatividade no jornalismo italiano
Próximo artigoA história das coisas (video)
Barbara Bueno - brasilnaitalia
Barbara Bueno é uma jornalista brasileira que mora em Florença desde março de 2005. Foi para a Toscana em busca das suas origens italianas. Em janeiro de 2007 criou o blog BRASIL NA ITALIA. Já trabalhou como content manager para a Regione Toscana, obteve habilitação como assistente turística e foi proprietária de agência de viagem na Italia (até chegar a pandemia...). Hoje se interessa por criptomoedas e voltou a fazer o que mais gosta: buscar novidades, visitar lugares interessantes e escrever! Se você tem uma dúvida sobre a Italia visite a seção Dúvidas sobre a Italia.

24 COMENTÁRIOS

  1. Obrigado, Bárbara! Consegui alugar um studio com internet incluída, vai resolver os meus problemas.

    Obrigado, e boas férias

  2. Olá, Alguem que mora na itália e tem o hábito de malhar, pode me ajudar?
    Eu vou para Itália em março/ abril de 2011 e sou personal trainer no brasil, com esta atividade eu sustento minha família (esposa e filho), tenho um custo mensal de aproximadamente R$ 6.000,00. Queria saber se é uma atividade na qual eu poderia sustentar uma casa, e quanto se paga a um personal trainer, tenho cidadania e vou para Milão/Bérgamo.
    Grazie.

  3. Bela Barbala..

    Boas Férias !!!!!!

    Recarregue suas baterias, pois na volta vamos recorrer a sua luz.

    Buone vacanze !!!!
    Good holiday !!!!!!

  4. Eu te explico em detalhes em breve – para vc e para os outros leitores. Estou saindo de ferias daqui a 3 horas e nao tenho tempo de olhar os sites agora. De qualquer modo, vc so chega em setembro, nao eh?

  5. Muito obrigado, Bárbara

    Desculpe por te incomodar de novo. Estou pensando em trocar a idéia do celular pela internet 3g. Para minhas finalidades o efeito será o mesmo.

    Encontrei um artigo no seu blog, mas é de 2007, e imagino que esteja desatualizado.

    Hoje em dia, qual operadora você sugere? Eu precisaria de um plano para 4 meses, de preferência com tempo ilimitado (ou bastante alto) de conexão. Dei uma olhada nos planos da TIM e da Vodafone, mas não entendi se o modem 3g está incluído no preço (o modem é aquilo que eles chamam de "chiavetta"?).

    Também não entendi se é possível contratar o plano por esse tempo limitado.

    Fico muito envergonhado por te incomodar tanto, em tão pouco tempo, mas agradeço demais pela ajuda.

    Um abraço
    Walter

  6. @Neca
    Que delicia, gostaria de estar em SC nessa epoca! 🙂 Deve ser muito romantico.

    Obrigada pelo Dra… eu dou apenas conselhos… 🙂
    Particularmente acho os travel check pouco praticos. Eh rarissimo encontrar uma loja, hotel ou empresa que os aceitem. Me lembro que tinha so um banco que fazia a troca por Euros no centro de Firenze, mas era chato porque o banco ficava aberto tipo 4 horas por dia em um horario super fora de mao. Nao me lembro que taxa cobravam, mas lembro que pensei que foi uma furada trazer os cheques.

    Eh melhor ou trazer dinheiro vivo (tudo pode acontecer, mas dificilmente alguem vai entrar na sua casa ou apontar uma arma para te roubar, basta nao dar bobeira com a bolsa porque existem os "maos leves" que batem a carteira e vc nem percebe, mas isso so em lojas lotadas em Firenze, na estaçao central de Milao ou Roma…

    O povo aqui em geral prefere pagamento em dinheiro porque as taxas dos cartoes para os lojistas sao altas.

    O que vcs podem fazer eh ir em um banco italiano quando chegarem e comprar um cartao recarregavel e colocar o dinheiro la (o risco existe sempre, se vc perder o cartao…).

    Bem, este eh um bom assunto que poderia render uma discussao interessante. Vou deixar aqui como tema para o futuro. 🙂

  7. Oi Bárbara.

    Nevou muito em SC. Isso é Brasil pode crer.

    Mais umas demandas.
    Você sabe se os bancos italianos cobram taxas para descontar travel chek american express.
    Conhece algum banco em Firenze que troca ?
    Para viajar nós temos algumas opções:
    dinheiro em espécie, travel check , visatravel e cartão de crédito.
    Ir com dinheiro em espécie é loucura, O visatravel( cartões recarregáveis) tem uma diferença grande entre compra e venda ( taxas altas pra comprar euros , os cartões de crédito tem iof, mais algumas taxas por transação, o travel check é interessante tem boa cotação pra comprar euros não sei na hora de trocar por euros na Itália ( que dizem ter um sistema bancário bem menos desenvolvido que o Brasil.
    Os cartões de crédito são ótimos , saque, compras, parcelamento…. mas cobram por essa comodidade.

    Sei lá ….. a Dra Bárbara o que tem para nos contar sobre isso?

    Beijos

    Neca e Fernando

  8. @Neca
    Aguardo novidades. 🙂

    @Walter
    Se souber de algo, aviso. Vejo sempre mil anuncios, ate pelas ruas (na entrada da Oblate tem varios), mas eh dificil saber o que eh bacana e o que eh furada sem visitar…

    @Rosaly
    Ah, quer dizer que vc descobriu aquele meu outro blog? rs o link eh http://www.dinheirobrincando.com Nao tenho atualizado com tanta frequencia, mas eh fantastico porque la eu guardo alguns dos meus links preferidos. 🙂

  9. Oi Barbara!

    Uma vez achei o seu outro blog falando sobre "dinheiro" mas naquela ocasião estava sem tempo de ler. Agora não acho mais o link! Poderia fornecer?

    Muito Grata!
    Rosaly

  10. Obrigado, Bárbara!

    Estava pensando naquele esquema "posto a letto", já que vou ficar apenas 3 meses e não queria gastar muito.

    Vou pensar um pouco sobre o celular, mas pelo menos a biblioteca quebra um galho, então.

    Abraço
    Walter

  11. A novela Passione me faz sentir tanta saudade da Italia. Vivi em Roma em 2003 e trabalho a 5 anos com uma companhia italiana de cruzeiros. Acho que todas as novelas que abordam o tema Italia trazem um gostinho dessa terrinha que nos faz sonhar e tem um gostinho do Dolce far niente. Capisci??? Estou adorando o blog, parabéns!!!

  12. Oi Bárbara

    Hoje está nevando na serra catarinense. São os dias mais frios registrados nessa região. Tempo maluco esse.
    Sobre o hi-fi vou aguardar sua pesquisa e logo que tiver posicionamento da enoleggioauto te comunico.
    Legal poder contar contigo. Já estamos devendo muitos cálices ,claro que será o Nobile de Montepulciano.
    Abraços e obrigado
    Fernando e Neca

  13. OI Walter,
    Wi-fi publica esta começando e existem projetos inclusive em Florença, mas nao conte com isso por enquanto como unica soluçao para se conectar.
    Existem sempre as bibliotecas publicas, com internet gratis (visite Oblate em Firenze, o lugar eh show de bola!)
    Sobre os planos, como eu disse acima para o Fernando, prometo falar sobre isso aqui no blog em breve. As ofertas mudam sempre, mas no final de agosto, inicio de setembro falarei melhor sobre isso.
    Sim, existem planos para celulares, eu mesma tenho um da TIM para iPhone com internet, mas nao sei se serve para usar com computador pq fazendo downloads via computador acho que vai alem do limite de dados mensal. Bem, preciso estudar direito.
    Sobre apartamento em Florença, vc vai dividir apartamento ou morar sozinho? Recomendar coinquilino eh dificilissimo, mas vc pode achar atraves do jornal La Pulce.

  14. Oi, Bárbara! Descobri recentemente seu blog, e já adorei! Estou terminando de organizar uma viagem de 4 meses a Florença, para um Doutorado-Sanduíche, e estou com algumas dúvidas com as quais talvez você possa me ajudar. Se importaria?

    São as seguintes:

    1) Ainda não consegui encontrar um lugar para morar, no período entre 4 de setembro e 13 de dezembro de 2010. Tem alguma indicação ou contato?

    2) Precisarei de conexão de internet no período, para a minha pesquisa e para manter contato com o Brasil. Pensei em levar, daqui mesmo, um Smartphone, e comprar em Florença um plano de conexão de celular e internet, pelo período de 4 meses. Com isso teria a conexão de internet em qualquer lugar onde estivesse, e a possibilidade de usar Skype durante todo o período. Você sabe se as operadoras têm planos desse tipo, por períodos reduzidos, e quanto custariam? É comum existir conexão Wi-Fi pública, na Itália?

    Obrigado, abraço
    Walter

  15. Sobre o aluguel do carro…Depois me conta se deu certo o cancelamento ou no caso vcs usem o serviço, se deu tudo certo.

  16. Vc diz as chavinhas USB? Bem, na verdade depende do plano, vc tem que prestar atençao se o plano tem uma duraçao obrigatoria. Em alguns casos vc eh obrigado a manter contrato por 12, 24, 36 meses! Eu compraria um serviço avulso. Informe-se direitinho com o vendedor. Vou tentar escrever sobre isso aqui no blog, com mais detalhes. Eu tinha ja falado sobre isso, mas ha uns 3 anos e a informaçao ficou desatualizada. Vcs vem em setembro ou outubro, vero? Entao fica para depois das ferias, ate pq as ofertas mudam. Fica de olho aqui.

  17. Oi Bárbara

    Gostaria de uma informação sobre internet.
    Essa informação é correta?

    -Internet na Itália você pode comprar com chaves de assinatura com 20 € / mês você tem a Internet.

    Onde posso comprar isso ?

    Obrigado

    Fernando

  18. Olá Bárbara

    Enviamos uma solicitação para anular a locação com a enoleggioauto. Vou cancelar também o pagamento pelo cartão. Obrigado

  19. Oi Barbara

    Infelizmente já aluguei, mas foram por apenas 4 dias. Acho que agora só me resta torcer que de certo.
    De qualquer forma obrigado.

    Fernando

  20. E' ancora piu ripugnante lo "schifoso di merda"… rido… baci a tutti

  21. é como o "capici" (capisci) da novela italiana passada do Matteo e da Giuliana….

COMENTÁRIOS:

Please enter your comment!
Please enter your name here