O natal está se aproximando e você pretende comprar um presente, ou pelo menos uma lembrancinha, para aquele seu amigo ou parente que mora na Italia. Antes que você compre qualquer coisa, leia este artigo. Depois pode fazer o que bem entender! 🙂

Presente comprado no Brasil para entregar na Italia

Eu não recomendo comprar presente no Brasil para entregar na Italia. Eu entendo perfeitamente que um presente brasileiro tem um sabor todo especial para quem mora aqui na Italia, mas a menos que você tenha um amigo que está indo para a Italia e pode levar o presente por você, a idéia pode custar caro.

O envio de um pacote Expresso de São Paulo a Florença com até 30kg sai por 80 reais (consulte preços e prazos no site dos Correios)e você ainda tem que comprar a caixa do envio e o presente. Além disso, muitos pacotes enviados para a Italia estão retornando para o Brasil. Ou seja, você gasta os 80 reais, nada do presente chegar e depois de 2 meses você recebe  carta de volta em casa sem direito a reembolso. Aconteceu duas vezes comigo!

O site dos Correios do Brasil publicou nota explicando a situação:

A alfândega Italiana está devolvendo ao Brasil todas as remessas postais cuja descrição de conteúdo no formulário de postagem (AWB/CP72) ou na etiqueta Declaração para Alfândega (CN22) esteja em português, ou caso a descrição seja genérica. A descrição do conteúdo deve ser detalhada, utilizando-se o idioma inglês ou italiano. Devido à determinação da Alfândega Italiana, a Fatura Comercial ou Fatura pró-forma é obrigatória para as remessas postais destinadas a pessoa jurídica com valor maior que 22 Euros e para as destinadas a pessoa física com valor maior que 1200 Euros. Tanto para remessas enviadas com finalidade comercial, como para aquelas destinadas a pessoas físicas contendo presentes, é necessário que todos os itens do conteúdo sejam claramente descritos no formulário de postagem (AWB/CP72) ou na etiqueta Declaração para Alfândega (CN22). Para remessas destinadas a pessoas físicas, cujo valor do conteúdo seja no máximo 45 Euros, não são cobrados impostos nem taxa de desalfandegamento. Para remessas enviadas com finalidade comercial, o limite do valor do conteúdo para isenção de impostos/taxas é de 22 Euros. Para remessas cujo valor do conteúdo é maior que 22 Euros (destinatário pessoa jurídica) ou 45 Euros (destinatário pessoa física) e até 1200 Euros, além do imposto, é cobrada do destinatário uma taxa de desalfandegamento de 2,07 Euros. Se o valor do conteúdo é maior que 1200 Euros, um documento administrativo deve ser emitido e são cobrados imposto e taxa de desalfandegamento do destinatário, sendo que o valor da taxa é de 5,17 Euros por código NCM/SH listado no AWB/CP72 ou CN22.

Depois de não ter recebido dois envelopes que me custaram 80 reais cada, eu agora uso Fedex. Até agora com a Fedex deu tudo certo, mas custa um pouco mais; por exemplo um pacote de 1kg de São Paulo a Florença sai por 137 reais (sem prioridade) ou 177 reais (entrega rápida).  Isso só o valor do envio!

É por essa razão que a minha sugestão é: compre o presente diretamente na Italia, através de uma loja online!

Presente comprado na Italia para a entrega na Italia

Comprar presente de natal em uma loja online da Italia vale super a pena porque você economiza com a entrega internacional. Existe uma variedade de lojas e produtos e você vai fazer um figurão gastando metade do que gastaria se comprasse o presente no Brasil. Algum tempo atrás nós publicamos uma lista das lojas de comércio eletrônico aqui no Brasil na Italia.

A minha loja favorita é a Amazon Italia. Até pouco tempo atrás, a alternativa era comprar na Amazon UK ou Amazon US, mas finalmente abriram a versão italiana do melhor e-shop da internet! Por isso fiz uma seleção de presentinhos para ajudar vocês.

Presentes de até 30 euros

Música:

Crianças:

Presentes de 30 a 65 euros

Presentes de 65 a 100 euros

Espero que o artigo tenha ajudado. E você, já fez sua listinha pro papai noel?

Leia também:
Presentes de natal de 2009
Lembrancinhas de natal 2009
Lista de natal de 2008
Lojas de eletrônicos na Italia (de confiança!)

5 COMENTÁRIOS

  1. ola. agora como posso fazer para enviar uma caixa com presentes, do tipo roupas e maquiagens, para o brasil????
    preciso de um modo seguro e nao muito caro
    ate quanto posso enviar sem imposto? somente 22 euros????
    quanto ao peso, tem limite?
    por favor me ajudem;;;;[
    obrigada
    ana

Comments are closed.