Laura Pausini é uma cantora italiana que atravessou as fronteiras da Italia, conquistando o público e a crítica de vários países, inclusive do Brasil. Pausini nasce no dia 16 de maio de 1974 em Faenza, mas cresce em Solarolo, pequena cidade da província de Ravenna.
Solarolo tem cerca de 4.200 habitantes e apenas 26 km² de área. Entre as cidades que fazem fronteira com Solarolo, a mais importante é Ímola, que costumava ser uma das etapas de Fórmula 1.
A comuna italiana, como são chamadas as pequenas comunidades do país, como Solarolo, fica a 40 km de distância de Bolonha, importante cidade ao norte da Itália, e tem nos monumentos antigos sua principal força turística, como toda a Itália.
A Porta del Castello, por exemplo, foi muito importante no século XVI, quando foi sede do Monte di Pietá, ou a casa de penhores italiana, idealizada por franciscanos.
Outras construções antigas de grande importância em Solarolo são a Casa Tampieri, na Via Guasto, do século XIV, e o Oratório dell’Annuziata, que traz o estilo barroco bastante explorado no século XVIII na Itália.
Laura Pausini nasceu nesse cenário, que remetia à Itália antiga, o que contribuiu para as suas composições românticas. As letras das músicas de Laura Pausini são carregadas de sentimentalismo e pura arte, assim como as preservadas estruturas da Itália renascentistas e barroca. A cantora iniciou sua carreira profissional no ano de 1993, quando venceu o famoso Festival de Sanremo, com a música “La Solitudine”, uma das suas músicas mais conhecidas e tocadas até hoje.
Depois dessa apresentação, a carreira de Laura deslanchou e conseguiu patamares internacionais de sucesso. Em 2006, a cantora ganhou o Grammy, o prêmio mais importante da música internacional. Laura ganhou ainda 3 prêmios Grammy Latino e já vendeu cerca de 70 milhões de discos no mundo todo, o que faz dela a cantora italiana mais bem-sucedida da história.

Entre as letras de músicas de Laura Pausini mais famosas estão, além de “La Solitudine”, “Non C’è” e “Perché Non Torna Più”, que estão no mesmo disco, o homônimo de 1993. Outras bastante conhecidas são “Gente”, “Strani Amori” e “Lui Non Sta Con Te”, lançadas em 1994, no disco “Laura”, e garantiram à cantora o prêmio de revelação pela consagrada revista norte-americana “Billboard”, também no ano de 1994. Em 1996, a cantora fez muito sucesso com a música “Incancellabile”, chegando aos primeiros lugares em diversos países da Europa.
Sua entrada definitiva no mercado dos EUA e Inglaterra foi em 2002, quando lançou “From the Inside”, álbum totalmente em inglês. Por duas semanas, esse álbum foi o mais vendido dos EUA e superou artistas consagrados como Madonna e Michael Jackson.
PS. Vale a pena conferir o artigo sobre o show de Laura Pausini em São Paulo no Tour 2012!
———
Larissa Azevedo é estudante de artes, tem ascendência Italiana e se interessa por tudo que seja da Itália, principalmente a música. É também apaixonada por tudo que seja relacionado a cultura.
Gostou da dica? Reservando através dos nossos links você apoia o Brasil na Italia e nos ajuda a continuar compartilhando conteúdos como este – sem pagar nada a mais por isso.
RESERVE SUA ACOMODAÇÃO AGORA
Você encontra as melhores ofertas e ainda colabora com o nosso site. Obrigada!
RESERVE TRANSFERS E TOURS ONLINE
Reserve transfers, tours e excursões na Italia e no mundo com a nossa parceira Get Your Guide
PRECISA DE INTERNET NA VIAGEM PARA O EXTERIOR?
Ganhe 5% de desconto com a Holafly com o código BRASILNAITALIA na hora de fazer sua eSIM de viagem
[…] Dica de leitura: conheça a cidade natal de Laura Pausini na Italia […]
[…] – A cidade natal de Laura Pausini […]
[…] – A cidade natal de Laura Pausini […]
Laura Pausini, nossa!!! Acho que eu poderia escrever um livro das pessoas que conheci, dos amigos fiz, dos objetivos que se concretizaram através da música dela.
“Milagre Natalino”, amigos que inicialmente o foco principal era falar sobre esta cantora italiana, hoje além de discorrer sobre o mesmo assunto, outros estão incluídos.
Gostei.