Este ano o frio chegou para valer aqui na Italia. Em muitas cidades os termômetros registram temperaturas negativas há semanas e aconteceu o extraordinário do extraordinário. Não apenas nevou em Roma, como nevou por dois finais de semana consecutivos. Muita gente estava preocupada em como se locomover na Italia – e com razão. Os telejornais aconselhavam a evitar as estradas e viajar apenas por razões importantes.

Quando vi as primeiras fotos da neve em Roma do final de semana de 04 de fevereiro pensei: “putz, como eu queria estar lá agora.” E eis que uma semana depois o meu desejo se realizou. Na verdade eu já estava com viagem marcada de Florença a Roma para participar de um evento para bloggers de viagem, o Travel Blogger Elevator. O que eu não podia imaginar é que teria bis de neve.

Complesso del Vittoriano em um domingo de inverno: vários turistas e alguns esportivos

A maioria dos museus que eu queria visitar estavam fechados – eu estava louca par conferir o Museo dell’Emigrazione Italiana no Complesso del Vittoriano, mas as portas estavam fechadas (embora geralmente o museu esteja aberto nos finais de semana, inclusive aos domingos).

Roma, 12 de fevereiro de 2012

Como domingo o sol resolveu brilhar em um esplêndido céu azul, resolvi passear a céu aberto pela cidade. E reviver Roma mais uma vez. Foi uma ótima pedida: as ruas e avenidas geralmente cheia de carros e ônibus passando pra lá e pra cá estavam abertas exclusivamente aos pedestres.

Todos os caminhos levam ao Coliseu…

A cada vez que vou ao Rio de Janeiro começo a cantarolar aquela canção “O Rio de Janeiro continua lindo…”. Pois bem, Roma é uma outra cidade que me inspira. A cada vez que coloco os pés na cidade começo: “Quanto sei bella Roma…”

A canção “Roma Capoccia” se refere a Roma como centro do mundo. Se a gente olhar para trás não é nenhum exagero. Olha só a extensão do Império Romano em 117 dC (toda essa área branca estava sob domínio de Roma!).

A Europa sob o domínio dos romanos em 117 dC

Sobre a infra-estrutura de Roma hoje… bem devo dizer que poderia melhorar. Já fazia um tempinho que não ia  Roma e dessa vez achei a cidade bagunçada demais. As calçadas nos arredores da estação são de chorar, especialmente para quem está caminhando alguns poucos metros com uma mala de rodinhas. Nós telefonamos para o número institucional de Roma (06.0606) e ninguém sabia nos dar a informação correta sobre a abertura do Museo  dell’Emigrazione; perguntamos para uma carabinieri nos arredores do Complesso del Vittoriano e ela não sabia de nada. Ao contrário de Florença, a app de mapas do Google não indicava os horários dos ônibus e opções de transporte público. O Coliseu está precisando de uma restauradinha… Talvez tenha sido apenas um problema geral devido a neve, mas se não foi uma exceção, talvez Roma deva investir mais em infra-estrutura e serviços aos turistas. Bem, de qualquer jeito Roma continua linda e vale sempre a visita.

Se você está programando uma viagem a Roma eu sugiro que dê uma olhada nas nossas dicas de hotéis.

Se você já foi para Roma no inverno conta pra gente como foi!

11 COMENTÁRIOS

  1. estou com uma dúvida, espero que possa me ajudar. O que você acha que é mais vantajoso, comprar o Roma Pass por 34 euros, que equivalem a aproximadamente R$ 112 com a atual cotação do euro, ou um tour naqueles ônibus panorâmicos, por R$ 80, válido por 72 horas, incluindo passagem pela Roma antiga e catacumbas, podendo descer e voltar no momento que quiser? Eu compraria a entrada do coliseu a parte dai..
    obrigada!

  2. Oi Elisa,
    Estou para escrever um artigo sobre o Roma Pass aqui no blog. Eu particularmente acho que vale mais a pena o Roma Pass, inclusive já o usei no passado. Você também poderá pegar quantos ônibus e metrô quiser, terá mais opções de horários (porque os ônibus panorâmicos tem uma faixa horária limitada e também um itinerário limitado) e você poderá visitar museus interessantes além do Coliseu. Da Galleria Borghese até o Castelo de Sant’Angelo. Se você fizer as contas, vai ver que economiza bastante com o Roma Pass.
    Um abraço e boa viagem!
    Abs
    Barbara

  3. Barbara, boa tarde!
    por favor responda para o meu e-mail se puder!
    eu estou pensando em passar janeiro em Roma, quero fazer um intercambio de um mes lá!
    você recomenda? me falaram que a cidade é muito parada em janeiro, 21h já fecha tudo ..
    é assim mesmo?
    me ajuda por favor!

    beijos.,
    nathália

  4. OI Nathália,
    Roma é linda em qualquer época do ano: é a capital da Itália e uma das maiores e mais importantes cidades da Itália. Vale a pena a viagem. Se você já veio, conta para gente o que achou!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here