No alto de um monte sobre o Golfo de Castellammare, na Sicília, surge o vilarejo de Scopello, um pequeno e charmoso aglomerado de casas ao redor de um baglio (uma espécie de fortaleza rural), construído no local onde existia uma grande residência árabe. Um lugar delicioso para visitar durante os meses quentes na Itália, ou seja, entre maio e setembro.

Vista panorâmica de Scopello, na Sicília
Vista panorâmica

Aqui a principal atração é o mar de água cristalina e transparente: você poderá descobrir praias onde o mar possui uma variação de tons azul turquesa de tirar o fôlego. E, entre um mergulho e outro, poderá almoçar em um dos restaurantinhos charmosos com vista, fazer um passeio até a tonnara (onde antigamente pescavam o atum) e terminar o dia com um drink sentado em uma das mesinhas do centro histórico.

Para quem está montando um roteiro de viagem na Sicília passando pelos lados de Trapani, não esqueça de explorar também outras localidades de Castellammare del Golfo, com suas praias de areia ideais para crianças, a Riserva dello Zingaro, para quem gosta de um pouco de trekking e caminhada antes de chegar no mar, a área arqueológica de Segesta, com suas ruínas antiquíssimas para você viajar na história, um passeio até o burgo de Erice, com seus castelos, torres, igrejas e vista espetacular e se der, vale a pena dar um pulinho também até a ilha de Favignana, no arquipélago das ilhas Egadi, um dos cenários mais lindos e paradisíacos da Sicília.

 O centro histórico de Scopello

O centro histórico de Scopello
O centro histórico de Scopello

Embora o centro histórico seja minúsculo, existem vários restaurantinhos gostosos e charmosos, além de bares e lojinhas de souvenir. Em agosto deste ano, por exemplo, fomos almoçar no restaurante La Terrazza, um lugar lindo, onde comer um ótimo prato de macarrão com frutos do mar. Quem indicou foi um amigo siciliano que mora em Florença, mas que frequenta sempre esse restaurante durantes as férias.

O restaurante La Terrazza, em Scopello
O restaurante La Terrazza, em Scopello

A comida estava uma delícia, a companhia dos amigos, ótima. A vista, paradisíaca. Tirando o detalhe que esqueceram de esquentar a papinha da minha filha de 1 ano e tivemos que relembrar o garçon pelo menos umas três vezes (e ela acabou comendo depois da gente, coisa que nunca acontece durante as nossas refeições), o lugar é realmente agradável. Por isso meu conselho é: vá tranquilo, sem pressa, em modalidade “slow” e tudo dá certo.

Meu prato no La Terrazza, em Scopello
Meu prato no La Terrazza, em Scopello

 As praias de Scopello

Existem diversas praias pequenas e charmosas em Scopello. Nós fomos parar na praia que você vê na foto abaixo (siga as indicações para Mazzo di Sciacca / strada di accesso al mare): uma pequena faixa de pedrinhas disputadíssima, com pouco espaço livre, mas um mar simplesmente espetacular! Para curtir um banho de mar delicioso. Meu conselho é aproveitar esta praia durante a manhã, porque o sol se esconde atrás da montanha bem cedo, lá pelas 5 da tarde. Ou seja: o ideal é passar aqui antes do almoço e não depois como nós fizemos. Mas de qualquer modo, era agosto e faz sempre calor nessa época, com sol ou sem sol!

Uma das praias de Scopello
Uma das praias de Scopello

Você também pode ver de perto a Tonnara di Scoppelo, uma das mais antigas e importantes de toda a Sicília, onde antigamente pescavam o atum. Eu fiquei curiosa, mas me informaram que era complicado ir até lá com crianças pequenas e acabei decidindo deixar para a próxima…  Se alguém aí tiver algum outro conselho ou dica, compartilhe com a gente!

Vai um souvenir da Sicilia
Vai um souvenir da Sicilia

Sugestão dos leitores: se você for a Scopello não deixe de experimentar o famoso “Pane Cunzato“. O conselho é da Ana Bahia e a foto (abaixo) é da Eliana, brasileira que mora em Campinas, mas vai sempre para a Sicilia, terra do marido…

pane_cunzato
O “pane cunzato” de Scopello

Fica aí uma dica para quem já está começando a organizar a viagem de férias na Sicilia! E qualquer dúvida, é só perguntar.

2 COMENTÁRIOS

  1. Oi…meu nome é Eliana e viajo sempre para a Sicilia…especialmente Trapani e região. Tenho muitas fotos de comidinhas deliciosas e lugares espetaculares para visitar.
    Me adicione
    Um abraço

DEIXE UMA RESPOSTA