A Sicília é uma das metas favoritas dos italianos e europeus durante o verão: aqui estão algumas das praias mais bonitas da Itália com mar de água cristalina. Uma delas é Castellammare del Golfo, um destino que fica a 57 km do aeroporto de Trapani (aproximadamente 40 minutos de carro) ou a 45 km do aeroporto de Palermo (cerca 30 minutos de carro).

A cidade é uma boa base para explorar os arredores: não é tão cara como a disputadíssima San Vito Lo Capo.  E não faltam lugares incríveis próximos como por exemplo a Riserva Naturale dello Zingaro, com praias maravilhosas acessíveis após um trecho de caminhada (para a primeira praia são necessários 15 minutos a pé), Scopello com seu mar delicioso; Alcamo, a terra do vinho siciliano e claro, a área arqueológica de Segesta. A propósito, visite o nosso site sobre Hospedagem na Itália.

Vista panorâmica de Castellammare del Golfo na Sicília
Vista panorâmica de Castellammare del Golfo na Sicília

Praias de Castellammare del Golfo

Praia com vista para o castelo em Castellammare del Golfo, Sicília
Praia com vista para o castelo em Castellammare del Golfo, Sicília

Na verdade existe mais de uma praia na cidade de Castellammare del Golfo, como por exemplo uma que fica próxima ao castelo e próxima ao porto; a outra de areia fina, com mar raso e tranquilo: Plaja.

a praia com areia fina, poucos quilômetros de distância do castelo
Plaja: a praia com areia fina, poucos quilômetros de distância do castelo

Plaja

É a praia perfeita para famílias com crianças. Aqui você vai encontrar uma extensa faixa de areia fina, onde não terá problemas para montar o seu guarda-sol e quem sabe trazer todo o kit da criançada como baldinhos, bóia, piscininha. Estivemos em pleno sábado de agosto e tinha espaço de sobra (coisa rara quando se trata de verão na Itália).

O castelo de areia em homenagem a Gaia, minha filhota
O castelo de areia que fizemos para a Gaia, minha filhota, em Castellammare del Golfo

O mar é cristalino, tranquilo e raso: você vai andando em direção ao fundo e ele custa a chegar. Lá no “fundão” a água ainda está na sua cintura! Sem falar na água quentinha: tá certo que era agosto, mesmo assim, existem praias com mar muito mais gelado. Basta ir para o sul da Sicília, por exemplo, na Scala dei Turchi lá para os lados de Agrigento na Sicília, a água do mar é cristalina mas congelante!

castellammare_del_golfo8
Plaja: espaço de sobra para o seu guarda-sol, mesmo em um sábado de agosto

A praia de Plaja possui uma boa infra-estrutura, com bares e balneários: se você não quiser levar guarda-sol, por exemplo, basta ir até um “Lido” e alugar 2 espreguiçadeiras com guarda-sol. Outra comodidade são os bares, onde você pode esquentar a comida do pequerrucho  (veja ítem “Pausa para o almoço”) e recarregar as energias.

 

Vista para a praia Plaja em Castellammare del Golfo, Sicília
Vista para a praia Plaja em Castellammare del Golfo, Sicília

É possível estacionar o carro na rua (à pagamento) ou em estacionamentos particulares em frente a praia. Nós paramos na rua pagando 4 euros o dia inteiro. Atenção para não bobear: se você esquecer de ir até a maquininha imprimir o ticket do estacionamento, você provavelmente vai levar uma bela multa, porque os guardinhas aqui aproveitam o verão para aumentar o caixa dos municípios…

Pausa para o almoço

A dica é uma paradinha no Cafè Darsena, um bar que fica em frente a praia Plaja, onde você poderá curtir um pouco de sombra, sem tirar os olhos do mar, enquanto aproveita para recarregar as energias. Os sanduíches são frescos e feitos na hora, o pão muito macio (preços entre 3,50 e 6 euros).

Cafè Darsena: um lugar simples, barato e gostoso em Castellammare del Golfo
Cafè Darsena: um lugar simples, barato e gostoso em Castellammare del Golfo

Eu fui de sanduíche de bresaola com parmesão e rúcula. Pedi para esquentarem a papa da Gaia (que está para completar o seu primeiro aninho) e foram muito gentis. De sobremesa um sorvetinho e basta. Tem quem se jogue na clássica “pasta al forno”, um macarrão com molho à bolonhesa que é assado no forno, uma receita típica da Sicília que aqui custava apenas 4 euros. No entanto, depois de uma pasta al forno é melhor esperar no mínimo 2 horas antes de entrar no mar para evitar congestão já que o prato é meio pesadinho… 🙂

Sanduíche de bresaola, rúcula e queijo parmesão: para digerir
Sanduíche de bresaola, rúcula e queijo parmesão: para digerir rápido

O porto de Castellamare del Golfo

castellamare_del_golfo7

No porto de Castellammare del Golfo você pode alugar um barco e explorar o maravilhoso litoral nos arredores. Existem diversas enseadas deliciosas para um banho de mar.

E você, já veio para essas bandas? Compartilhe suas dicas com a gente!

7 COMENTÁRIOS

  1. Sao 10 anos que moro nesse paraiso, realmente è muito bonito, se tiver alguem que quer informaçoes è so acessa, tenho a dizer tbem que temos apartamentos pra alugar em temporadas!!!!

  2. OI Arlete, tudo bem?
    Castellammare del Golfo é realmente um lugar lindo e uma ótima base.
    Você tem um site com imagem e detalhes do apartamento?
    Um abraço,
    Barbara

DEIXE UMA RESPOSTA