É hora de programar os próximos feriados, viagens e festas. E não dá para falar em carnaval na Itália sem falar em Veneza, não é mesmo? O carnaval de Veneza é provavelmente um dos mais famosos e antigos do mundo. Os primeiros documentos encontrados com a palavra “carnaval” e que descrevem a festa popular de Veneza são de 1094. Pouco mais de 400 anos depois o Brasil viria a ser descoberto….

Carnaval de Veneza 2022

O que você precisa saber para organizar o seu carnaval em Veneza

A primeira coisa é saber os dias da festa.

O carnaval de Veneza acontece entre os dias  27 de janeiro e 13 de fevereiro de 2024.

Veja abaixo o programa do carnaval de Veneza 2024

Dica: Crie sua própria máscara de carnaval com o tour da Get Your Guide

Como o carnaval é uma das festas mais importantes de Veneza, quanto antes você reservar o seu hotel, melhor. Se você ainda não reservou o seu, confira nossas dicas de onde se hospedar em Veneza.

Se você chega em Veneza de avião, leia também: Como ir do Aeroporto de Veneza a São Marcos

Que tempo faz em Veneza durante o período de carnaval

Entre o final de janeiro e início de fevereiro, a temperatura média em Veneza varia entre -1ºC e 8ºC.

Em geral as temperaturas mínimas são atingidas durante a noite e às máximas durante o dia, na hora do almoço. Isso significa que você nem precisa por na mala aquela sua fantasia de carnaval brasileira: provavelmente ela será muito levinha e você vai passar frio, afinal nessa época, faz um calor tórrido no Brasil, né?

Responda o Quiz: o que você sabe sobre a Italia?

Alguns dos eventos mais importantes durante o carnaval de Veneza

O Carnaval de Veneza 2024 está prestes a começar, e a contagem regressiva já começou.

O tema do carnaval de Veneza 2024 é Marco Polo, um dos maiores viajantes de todos os tempos. Este ano e completam 700 anos desde sua morte, ocorrida em 8 de janeiro de 1324.

Ad Oriente. Il mirabolante viaggio di Marco Polo – O explorador Marco Polo retorna à cidade lagunar como protagonista da tradição carnavalesca veneziana. O tema da viagem, da descoberta e do encontro com mundos antes apenas imaginados, bem como a jornada de autodescoberta, estarão no centro da edição de 2024 do Carnaval de Veneza.

Uma viagem fantástica à imaginação que nos levará “Ad Oriente” seguindo os passos da jornada que o jovem Marco empreendeu em busca de novas maravilhas. Uma jornada de formação através de fronteiras e culturas, impensável na época, que mudou o destino de Marco, o jovem embaixador de Veneza e do mundo então conhecido.

O Carnival Street Show será protagonizado pelos melhores artistas internacionais da música, circo-teatro e palhaçadas. Os eventos tradicionais, como a eleição da Máscara Mais Bela e a seleção das 12 Marias, não serão deixados de lado, enquanto na Ca’ Vendramin Calergi retornará o Jantar Oficial do Carnaval, intitulado “À Corte do Grande Khan”, mais uma vez assinado pela estilista Antonia Sautter.

A edição do Carnaval de 2024 verá a presença de carros alegóricos mascarados em todo o território da cidade, das ilhas da laguna à terra firme.

O Arsenal se destaca como o protagonista de um espetáculo extraordinário e emocionante na água. “Terra Incognita” será o show que encherá de magia a Darsena Grande, seguindo os passos de Marco Polo.

A arte e o teatro também celebrarão o Carnaval com uma programação de espetáculos nos espaços culturais da cidade, em colaboração com a Bienal e diversas outras instituições locais.

A edição de 2024 do Carnaval de Veneza leva a assinatura do Diretor Artístico e cenógrafo do Teatro La Fenice, Massimo Checchetto, transformando a cidade em uma terra fantástica onde as civilizações e culturas encontradas por Marco Polo tomarão forma na criatividade do Carnaval.

“Marco Polo – declara o Diretor Artístico Massimo Checchetto – foi um herói de seu tempo que teve a extraordinária sorte de ver povos e civilizações incríveis, como poucos naquela época. Ele partiu por terra para terras desconhecidas e voltou a Veneza pelo mar, coletando uma enorme quantidade de informações, enfrentando perigos e aventuras. Ad Oriente evoca precisamente essa exploração de tudo o que estava além, a leste de Veneza e das terras que eram conhecidas na época”.

Veja abaixo o programa do Carnaval de Veneza 2024:

Programa do Carnaval de Veneza 2024

Programa do Carnaval de Veneza 2024

O programa oficial do Carnaval de Veneza edição 2024 foi parcialmente divulgado.

Aqui você encontra as datas dos eventos já confirmados para 2024 e também um elenco dos eventos principais que praticamente se repetem todos os anos.

Você pode conferir mais detalhes da programação diretamente no site oficial do Carnaval de Veneza 2024

Os eventos clássicos do Carnaval de Veneza

No clássico Carnaval de Veneza as ruas da cidade ficam lotadas: a meta principal é a Piazza San Marco, onde desfilam as máscaras mais bonitas e onde acontecem os eventos mais importantes. Pelas ruas você encontrará lojinhas e banquinhas vendendo máscaras e roupas de carnaval, tudo no estilo veneziano, claro.

É recomendável reservar com antecedência os guias de turismo, hoteis e até restaurantes já que é a época em que tudo na cidade fica lotado.

A Piazza San Marco durante o Carnaval em Veneza
A Piazza San Marco de Veneza durante o carnaval

Desfile de Abertura – (a confirmar para 2024)

A água é um elemento central do Carnaval de Veneza e no primeiro fim de semana, ela será o palco principal. No sábado, 4 de fevereiro, o desfile de abertura trará à tona todos os símbolos tradicionais do Carnaval de Veneza, com artistas, cores, jogos de luz e música se unindo em uma performance flutuante que desfilará pelo Canal Grande, criando uma atmosfera festiva e ancestral.

Se você estiver visitando Veneza neste período, não perca a oportunidade de participar do grande e fantástico “Zodíaco” do Carnaval mais famoso do mundo. Busque seu próprio sinal original com total liberdade de expressão criativa, como uma manifestação de sua identidade e afirmação de si mesmo. Isso é uma oportunidade única de se imergir na cultura veneziana e experimentar a alegria e o colorido do Carnaval.

Desfile dos Canais – 28/01/2024 das 11:00 às 13:00

carnaval de Veneza desfile de barcos
O Desfile dos Canais

No domingo, a partir das 11:00 começa oficialmente o carnaval de Veneza com o desfile de barcos típicos conduzidos por remadores em traje de época.

O grupo se reúne nas proximidades de Punta della Dogana e segue até a área de Rialto, onde uma colorida coreografia de cores envolverá a Ponte de Rialto antes da grande festa na Erbaria, para dar um simbólico “início” às celebrações do Carnaval de Veneza 2024.

O tradicional cortejo aquático é realizado em colaboração com o Coordenamento das Associações de Remo à Veneza e liderado pela mítica “Pantegana” de papel machê.

Terra Incognita – Arsenale Water Show – Dias 2, 3, 4, 8, 9, 10, 11, 12 e 13 de fevereiro de 2024 às 18:30 ou 21:30

Cartaz Terra Incognita - Il mirabolante viaggio di Marco - Arsenale Water Show - Carnaval de Veneza 2024

“Terra Incognita – A Maravilhosa Viagem de Marco” é um show sobre as águas da Darsena Grande do Arsenale. Inspirado nas aventuras de Marco Polo e seu épico relato “Il Milione”, o espetáculo de meia hora promete uma experiência mágica, misturando elementos históricos com a arte performática.

Com cenografia noturna que inclui fontes dançantes, luzes e projeções de vídeo, o espetáculo é uma criação conjunta da Antica Proietteria, Viorica Water Show e Moonlight, apresentando duas sessões diárias às 18:30 e 21:00 em várias datas, com ingressos à venda a partir de 17 de janeiro de 2024.

Arsenale Water Show - Carnaval de Veneza 2024

A narrativa ganha vida com a atuação de Tancredi Blu Silla e a narração de Gaetano Ruocco Guadagno, acompanhados por impressionantes máquinas cênicas da companhia Ilotopie e pelas coreografias da The East Dance Company, que ilustram antigas lendas chinesas.

O espetáculo é uma celebração artística que transcende as barreiras da linguagem e do tempo, oferecendo aos espectadores uma jornada emocionante pelas ricas tradições e histórias do Oriente. A performance é uma homenagem à curiosidade e ao espírito explorador de Marco Polo, com uma apresentação visual e auditiva que captura a essência da exploracão e do mistério de terras desconhecidas.

Como chegar ao Arsenale para este show:

A pé: Entrada para pedestres através da passarela da Celestia – Arsenale Nord e acesso ao Arsenale pela Tesa 105.

Atenção: Acesso permitido apenas para espectadores já portadores de ingressos para o espetáculo. Não será possível comprar ingressos no local.

Transporte público ACTV: A parada “Bacini – Arsenale Nord“, próxima à entrada homônima, é atendida pelas linhas Actv 4.1, 4.2, 5.1, 5.2. Consulte os horários clicando aqui.

Com serviço de transporte aquático especial Actv Serviço dedicado APENAS aos portadores de ingressos para o espetáculo. Horários e preços estarão disponíveis em breve online.

Mapa do trecho a pé (verde) ou de barco (roxo) em Veneza
Mapa do trecho a pé (verde) ou de barco (roxo) em Veneza

Abaixo um vídeo de edições passadas para dar uma ideia do que esperar:

Volo dell’Angelo – a confirmar para 2024

Carnaval de Veneza - Volo dell'Angelo

Em 2023 o Vôo do anjo não vai acontecer conforme informou o jornal Il Gazettino. De qualquer modo, vale saber como funcionava.

Uma colombina (interpretada geralmente pela “Maria” eleita no carnaval anterior) desce “voando” o Campanile di San Marco em direção ao pátio do Palazzo Ducale.

Na sua mão, ela segura um cetro, que será entregue ao Doge (como se chamava o dirigente máximo da República de Veneza entre 697 e 1797) para abrir oficialmente o carnaval de Veneza.

O evento geralmente acontece em um domingo às 13:00 na Piazza San Marco. Abaixo o vídeo do Volo dell’Angelo 2020.

Seleção da Rainha do Carnaval de Veneza – Festa delle Marie – 13/02/2024

Carnaval de Veneza Italia

A Festa delle Marie é a coroação de uma espécie de “rainha do carnaval” de Veneza.

As Marias representam o sequestro e a liberação de 12 donzelas.

A rainha do carnaval de Veneza (Maria de 2024) será eleita no dia 13 de fevereiro de 2024 no Teatro La Fenice, nas Salas Apollinee.

As 12 Marias do Carnaval de Veneza

Revivida pelo visionário diretor Bruno Tosi em 1999 e, com o tempo, tornando-se um dos eventos principais do Carnaval de Veneza, a Festa delle Marie relembra um fato histórico real.

Há mais de 1000 anos, mais precisamente no ano de 973, na igreja de San Pietro di Castello, durante as celebrações anuais dedicadas à purificação da Virgem Maria, doze jovens venezianas foram sequestradas por um grupo de piratas dálmatas.

Após uma perseguição organizada pelo Doge Pietro Candiano III, as moças foram libertadas e trazidas de volta a Veneza. Desde então, a Festa delle Marie é comemorada anualmente na cidade, com rituais e costumes que evoluíram ao longo dos séculos.

Para esta edição do evento, são muitos os prêmios reservados para a “Maria do Ano”, que será eleita em 13 de fevereiro nas Salas Apollinee do Teatro La Fenice, juntamente com a escolhida pelo jornal Il Gazzettino, baseada nas preferências dos leitores do diário!

Quer desfilar em Veneza também? Leia como

Durante o período de carnaval em Veneza você pode alugar uma fantasia de carnaval veneziana para desfilar pela cidade ou para participar por exemplo dos grandes bailes noturnos.

carnaval_veneza6

Mais detalhes abaixo:

Jantar de Gala e Baile para maiores de 18 anos

Participar de um jantar de gala com baile durante o Carnaval de Veneza é uma experiência única e exclusiva, mas prepare-se para colocar a mão no bolso. Só o jantar varia de 600 a 700 euros por pessoa dependendo da data.

Compre aqui o ingresso para participar do Baile de Gala do Carnaval de Veneza

Jantar de Gala e Baile para maiores de 18 anos, um dos eventos mais exclusivos do carnaval de Veneza
Jantar de Gala e Baile para maiores de 18 anos, um dos eventos mais exclusivos do carnaval de Veneza

Ao valor do ingresso para o baile você deve adicionar ainda o traje: é obrigatório ir vestido com máscara e roupas em estilo carnaval veneziano. O aluguel de uma fantasia por dia custa algumas centenas de euros.

Você pode alugar uma fantasia de carnaval Veneziano em um dos seguintes “Atelier”:

– Atelier Antonia Sautter – www.antoniasautter.it | ph. +39 041 2413802/5232662

– Atelier Pietro Longhi – www.pietrolonghi.com | ph. +39 328 970 6572

– Atelier Nicolao – www.nicolao.com | ph. tel. +39 041 5207051/5209749

– Atelier La Bauta – www.labauta.com | ph. +39 041 740095

Você pode comunicar o número de voucher do ingresso para tentar obter descontos na reserva da fantasia.

Depois você precisa ver como chegar até o local da festa no Ca’ Vendramin Calergi. É possível ir:

  • a pé (do Piazzale Roma são 15 minutos de caminhada, da estação ferroviária são 10 minutos)
  • transporte aquático gratuito saindo do Piazzale Roma
  • vaporetto Actv na parada San Marcuola
  • do Piazzale Roma ou da estação ferroviária pegar o Vaporetto Linha 1 – checar horário aqui.

Já que você vai participar desta festa em alto estilo aproveite e reserve um desses hotéis maravilhosos de Veneza.

O tema do dinner show 2024 do Carnaval de Veneza

Com o título “Na corte do Grande Khan“, é apresentado o Jantar Show oficial do Carnaval de Veneza em Ca’ Vendramin Calergi, mais uma vez assinado pela estilista veneziana Antonia Sautter.

Sábado, 3 e domingo, 4, e de 8 a 13 de fevereiro de 2024, entre trajes suntuosos e performances artísticas inesquecíveis, os viajantes se encontrarão nas magníficas salas de frente para o Canal Grande de Veneza para transgredir à mesa e, por uma noite, dar espaço aos desejos mais ocultos: uma viagem “ao Oriente” nos passos de Marco Polo, entre Rainhas do Oriente e Imperadores das estepes, mercadores e místicos adivinhos.

Alla Corte del Gran Khan o dinner show oficial do Carnaval de Veneza 2024 - Jantar de Gala só para maiores de 18 anos

Imaginação e memória se sobrepõem e suas palavras agitam um leque de cores, sabores apimentados, perfumes exóticos e cenas teatrais diante dos olhos encantados da corte de Kublai Khan.

As hipnóticas danças orientais iniciam o percurso imaginativo que Antonia Sautter tece para os convidados do show do Cassino de Veneza, seguindo as etapas da viagem de “O Milhão”.

Ao lado de Marco Polo, uma sedutora Sherazade – quem melhor do que ela pode ajudar o jovem veneziano a tornar suas histórias do Oriente mais “picantes”? Inspirado nas “Cidades Invisíveis” de Calvino – que o grande escritor imaginou todas com um nome de mulher – o gala show “Na corte do Grande Khan” de Antonia Sautter reveste os contos de Marco Polo, transformando os países e territórios de sua viagem em melodias, trajes de época, máscaras e quadros alegóricos que desfilam diante dos convidados, mergulhando-os no mesmo turbilhão de sensações dos protagonistas deste excepcional encontro entre Oriente e Ocidente, cujo Carnaval celebra setecentos anos.

Deixe-se levar pelo encanto de mundos inesperados e emoções sedutoras! Os jantares em Ca’ Vendramin Calergi estão programados para as noites de sábado, 3 e domingo, 4 de fevereiro, e de 8 a 13 de fevereiro de 2024, a partir das 21 horas. Compre aqui o ingresso para participar do Jantar de Gala do Carnaval de Veneza

Mime o seu paladar com o rico menu preparado pelas mãos habilidosas dos chefs do Restaurante Wagner e deixe-se envolver pelo entretenimento louco criado por Antonia Sautter. Em caso de alergias ou intolerâncias alimentares, um menu dedicado pode ser oferecido. A entrada é proibida para menores de 18 anos.

Festa de carnaval em Veneza no barco, o Galeão Veneziano

Reserve já seu lugar para a Festa de Carnaval em Veneza no Galeão Veneziano

Uma outra opção para quem quer curtir uma festa de carnaval em Veneza à noite sem gastar literalmente milhares de euros é optar pela festa no Galeão.

Festa de Carnaval no barco em Veneza - o galeão veneziano

Funciona assim: geralmente às 20:00 você embarca em um barco chamado “Galeão Veneziano” para um passeio de 4 horas que inclui o jantar buffet, open bar com vinho, cerveja, água e refrigerantes e uma festa com música ao vivo.

A ideia é que você participe de uma festa em um barco, navegando pelas ilhas de Veneza, sem pensar em custos adicionais de comida ou bebida porque i jantar e o open bar já estão incluídos no preço. Não é para ficar sentado em mesa, é para curtir a festa em pé, entre um brinde e outro acompanhado por comidinhas. E claro, não esqueça de levar a máscara!

O passeio custa 130 euros por pessoa (aos sábados sai Euro 150,00) e não são permitidos menores de 18 anos.

Os lugares são limitados então é recomendo reservar online com antecedência.

carnaval veneza festa no barco mascara

E você, já participou do carnaval de Veneza? Compartilhe sua experiência e conselhos com a gente!

(Crédito fotos: divulgação)

Parceiros:

RESERVE SUA ACOMODAÇÃO AGORA

Reserve sua hospedagem na Italia, no Brasil ou em qualquer outro país do mundo com nosso parceiro Booking.com!

Você encontra as melhores ofertas e ainda colabora com o nosso site. Obrigada!

RESERVE TRANSFERS E TOURS ONLINE

Reserve transfers, tours e excursões na Italia e no mundo com a nossa parceira Get Your Guide

Emozioni uniche - Acquario di Genova
Artigo anteriorBolonha inaugura residência artística com brasileira
Próximo artigoMulherada faz fila de calcinha e sutiã no início da liquidação Desigual
Barbara Bueno - brasilnaitalia
Barbara Bueno é uma jornalista brasileira que mora em Florença desde março de 2005. Foi para a Toscana em busca das suas origens italianas. Em janeiro de 2007 criou o blog BRASIL NA ITALIA. Já trabalhou como content manager para a Regione Toscana, obteve habilitação como assistente turística e foi proprietária de agência de viagem na Italia (até chegar a pandemia...). Hoje se interessa por criptomoedas e voltou a fazer o que mais gosta: buscar novidades, visitar lugares interessantes e escrever! Se você tem uma dúvida sobre a Italia visite a seção Dúvidas sobre a Italia.

26 COMENTÁRIOS

  1. Olá Ana Rebecca, tudo bem?
    No momento os eventos com datas já confirmadas são:
    – Desfile dos Canais (diurno)– 28/01/2024 das 11:00 às 13:00 – aberto ao público
    – Terra Incognita – Arsenale Water Show – Dias 2, 3, 4, 8, 9, 10, 11, 12 e 13 de fevereiro de 2024 às 18:30 ou 21:30 (é previsto um ingresso)
    – Jantar de Gala e Baile para maiores de 18 anos (é previsto ingresso e obrigatório fantasia Veneziana) – Sábado, 3 e domingo, 4, e de 8 a 13 de fevereiro de 2024
    Assim que forem divulgadas novas datas e eventos atualizaremos o artigo.
    Salva a página no favoritos e fica de olho 😉
    Abs,
    Barbara

  2. boa noite, obrigada por compartilhar.
    Vc sabe informar exatamente o dia do desfile noturno?

  3. Oi Barbara, vc sabe se é muito dificil chegar de carro até um estacionamento na Piazzale Roma de Veneza no carnaval? Ou por causa do transito é quase impossivel? Qual a melhor forma de chegar em Veneza no carnaval? Vou estar de carro.

  4. Já fui varias vezes à Veneza, quero conhecer agora o carnaval em 2019. Qual os melhores dias que devo ficar aí?

  5. Oie, adorei seu post! Vc tem informações sobre uma espécie de festa de carnaval em um barco (Galeão)? Tô pensando em ir queria saber se tem a avaliações desse passeio! Obrigada pelas informações! Bjusss.

  6. Silvia,
    Em último caso existem sempre os trens regionais que não tem lugar marcado e tem sempre disponibilidade.
    De qualquer modo eu sou daquelas que compra sempre a passagem antecipada (algumas semanas já é suficiente): às vezes pego ótimas promoções e viajo com muito mais conforto por um preço melhor. Depois não tenho que perder tempo precioso nas bilheterias. Basta chegar 15 minutos antes na estação…
    Aqui você pesquisa o horário e preço de todas as companhias:
    https://bit.ly/TrainLine_It
    Abs
    Barbara

  7. Olá, gostaria de saber se no carnaval é difícil conseguir trem para Verona e Milão, é melhor comprar antecipado pelo site ou vale arriscar?

  8. Tenho dúvidas sobre o que acontece no cortejo de barcos: toca-se música ? As pessoas dançam? Ou não tem nada disso? Existe um destino final para encontro das pessoas?

  9. Oi Rosa,
    Obrigada por compartilhar sua experiência… também adoro ir a Veneza e tomar um Spritz!
    Um abraço,
    barbara

  10. Estive em Veneza dia 17.01.e lamentei n poder ficar p o carnaval. Estava frio mas muito legal. Deu pra passear de gôndola andar bastante e tomar muito vinho e Spritz. Veneza tem uma magia incrível.

  11. OI Carlos,
    Ainda não tive o prazer de participar destas festas à noite com o baile de máscaras, mas sei que são um arraso!
    Abs
    Barbara

  12. Oi Ian, tudo bem?
    Estou sempre atualizando o artigo com o programa do carnaval de Veneza. Fica de olho aqui!
    Um abraço e boa viagem!
    Barbara

  13. olá, estarei de 06 a 09 de fevereiro em Veneza e gostaria de ir a bailes de carnaval a noite. Quais vc sugere e onde compro as entradas? Obrigado

  14. Oi, eu gostaria de saber quais os principais dias. Eu pretendo ir no dia 13 ou 14 de fevereiro, da pra pegar alguma coisa legal? Obrigado!

  15. […] Perfeito para quem gosta de sofisticação, não existe carnaval como o de Veneza: das máscaras e fantasias aos bailes (caríssimos) de gala, a cidade é sinônimo de carnaval luxuoso. Claro, existe também espaço para os concursos e manifestações nas ruas e canais. Uma experiência única. Confira nossas dicas aqui. […]

  16. OI Carina, tudo bem?

    Que delícia passar um aniversário em Veneza… espero que se divirta bastante!
    Por enquanto o programa oficial não mostra muitos outros eventos nessas datas além de uma pista de patinação no gelo.

    De qualquer modo vale ficar de olho e se souber de outras dicas escrevo aqui!

    Abs

    Barbara

  17. Oie! Eu vou chegar no dia 15 de fevereiro (meu aniversário) e ficar até o dia 18! A parte o desfile na água, eu consigo ver mais alguma coisa? Alguma sugestão?

    Desde já, obrigada! Seu blog é ótimoooo! 😉

  18. Oi Suiane,

    Não vai ter sobrado nada de carnaval não… Você não consegue chegar um dia antes? Assim pelo menos pega a festa de encerramento.

  19. oi Barbara, vou esta em veneza no dia 5 de março será que da pra ver alguma coisa de carnaval?

  20. @Natalie
    Obrigada, é sempre bom ver um artigo do blog selecionado para o #viajosfera. 🙂

    @Deyse
    Obrigada por compartilhar a sua experiência com a gente. Até mais!

  21. Barbara, eu ja desfilei em 2011 e gostei muito. Achei so que a noite não ha muito que fazer se voce nao for a um dos bailes que custam muito caro, só isso me iludiu um pouco. Mas no geral foi muito divertido. abs.

COMENTÁRIOS:

Please enter your comment!
Please enter your name here