Na Itália comemora-se o dia dos namorados no dia 14 de fevereiro, dia de São Valentino.

Imagine que esse é um ritual com origens mais antigas do que o próprio santo Valentino: essa data católica teria sido criada para substituir um ritual pagão em homenagem à fertilidade da terra e dos homens.

Mas vamos falar sobre o santo dos apaixonados: ele teria sido o primeiro a realizar o casamento de um pagão e uma cristã.  Valentino teria se convertido ao cristianismo e se consagrado bispo com apenas 17 anos e teria sido perseguido até sua decapitação em 273, realizada exatamente no dia 14 de fevereiro.

Mas a festa moderna de dia dos namorados é bem mais recente e seria uma referência às cartas de amor escritas por Carlo d’Orleans no século XV quando era prisioneiro na torre de Londres. O lado comercial nasce em meados do século XIX e vem dos Estados Unidos: é daqui que “Valentine” se transforma em um business.

O que os italianos fazem no dia dos namorados

Na Itália os casais apaixonados fazem exatamente como no Brasil: vão jantar fora juntos, trocam presentes e juras de amor. No dia 14 de fevereiro os restaurantes da Itália costumam lotar: os mais românticos recebem os casais apaixonados; os mais casuais recebem grupos de amigos que resolveram festejar juntos neste dia. Por isso se você for jantar fora na Itália no dia 14 de fevereiro é sempre recomendável fazer reserva com antecedência!

Dica: veja algumas frases para dizer eu te amo em italiano.

No dia dos namorados na Itália ainda faz bastante frio e o tempo é ideal para ficar abraçadinho, tomar um bom vinho juntos ou simplesmente caminhar de mãos dadas em frente a atrações imponentes como o Coliseu em Roma.

Se você vai fazer uma viagem com a sua cara metade e quer fazer uma surpresa recomendo um inesquecível passeio de gôndola em Veneza, uma das cidades mais românticas da Itália.

Na Toscana a sugestão é ver a árvore do amor de Lucignano: mas não esqueça de telefonar antes para checar se estarão abertos. Geralmente abrem especialmente para o dia dos namorados, mas pode variar de ano em ano. E se você não quer ter que pensar em dirigir pode contratar um motorista particular que fala português na Itália, um mimo super especial.

Se você adora uma desculpa para celebrar o amor, pode comemorar o dia dos namorados na Italia em 14 de fevereiro e depois o dia dos namorados no Brasil em 12 de junho.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here