Ao lado das ruínas de uma torre do século XVI é possível admirar toda a beleza de um pequeno golfo, com mar de água calma e transparente que parece beijar suavemente a areia clara e macia. Esse é o cenário que você pode apreciar em Torre dell’Orso (em português, a tradução seria Torre do Urso), no Salento.

As ruínas da torre do século XVI e a baía de água cristalina e areia fina em Torre dell’Orso

Torre dell’Orso é um dos lugares que mais gostei de ter visitado durante minha viagem pelo estado Apúlia, no sul da Itália, no mês de abril de 2017. Estávamos hospedados em uma casa alugada em Lido Marini, mais para os lados de Gallipoli, e aproveitamos para fazer um bate-volta até esta praia famosa do Salento.

A torre do século XVI vista da praia

Se durante os meses de julho e agosto é difícil encontrar um espaço na praia para estender a toalha – segundo relatos de locais e amigos que já estiveram lá em pleno verão italiano – nos meses de abril, maio e setembro o lugar é o paraíso para quem quer um pouco de tranquilidade em um lugar bonito à beira mar (no entanto a água do mar é fria nessa época). Se eu pudesse voltaria em junho, quando a água do mar já está mais quente para um banho de mar demorado, mas a praia ainda não foi invadida pela massa de turistas.

Foto de uma moça (desconhecida) que faz um banho de mar em Torre dell’Orso em abril de 2017

Em Torre dell’Orso a principal atração é o mar. E não posso deixar de mencionar a  gastronomia, com os pratos típicos da cozinha mediterrânea, que foi o que nos atraiu para o local.

Nosso almoço à base de peixes e frutos do mar no Hotel Belvedere

Meu marido reservou um almoço especial à base de peixes e frutos do mar no restaurante do Hotel Belvedere, de onde era possível admirar a torre de proteção e o mar. O mix cenário maravilhoso e comida de qualidade nos deixou tão encantados que saindo do restaurante passamos na recepção para reservar o quarto para passar uma noite no local. E só não ficamos mais porque não tínhamos levado malas e roupas para trocar!

Ainda espero voltar algum dia para poder ir nadando até as rochas do lado direito da praia, conhecidas como “le due sorelle” (em português a tradução literal seria “as duas irmãs”).

Como chegar em Torre dell’Orso

A maneira mais confortável para chegar em Torre dell’Orso é de carro: a praia fica a aproximadamente 30 km de distância de Lecce que você percorre em 40 minutos sem trânsito.

Informe-se sobre o aluguel de carro na Itália aqui.

Para quem depende de transporte público existe a linha 101 saindo de Lecce: consulte os horários co antecedência.

Se você já visitou Torre dell’Orso compartilhe sua experiência com a gente nos comentários abaixo!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here