Mar cristalino, em diversas tonalidades de azul, praia paradisíaca servida por um beach club super descolado rodeada pela natureza: essa é a Punta Suína, um praia que vale incluir no seu roteiro se você pretende conhecer o sul da Itália.

Alguns a definem “o caribe do mar Jônico“, um paraíso natural de água transparente com uma praia de areia rodeada por rochas. Foi uma das praias que mais gostei de conhecer durante minha viagem pelo estado italiano Apúlia em abril de 2017.

salento punta della suina abril2017
Esta aqui é a água do mar da praia de Punta della Suina no Salento, em abril de 2017

O acesso já é uma experiência: depois de estacionar o carro no estacionamento à pagamento você atravessa um caminho rodeado por pinheiros (a famosa “pineta” que os italianos amam!) e começa a ver um mar maravilhoso se aproximar…

punta della suina pineta
Caminhando pela “pineta” em direção ao mar

O melhor período para ir a Punta Suina (Apúlia)

Se você deseja fazer uma viagem para conhecer as lindas praias italianas, a primeira coisa que deve lembrar é que a época mais quente do ano na Itália é o período entre maio e setembro.

punta della suina praia salento
A praia de Punta della Suina no mês de abril de 2017

Em abril a água do mar ainda é bastante fria, mas se você pegar um dia de sol e pouco vento é possível arriscar um delicioso banho gelado. Abril, maio e outubro são meses de baixa estação, menos movimento e o tempo é arriscado: você pode pegar dias de muito vento, mais frios e água do mar ainda é fria. Mas se pegar um dia de sol e pouco vento é o paraíso!

Junho é o mês ideal: já faz calor, mas sem ainda a lotação de julho e agosto.

Julho e agosto são os meses de altíssima temporada, badalação e agito. Acabei voltando lá em plena semana de Ferragosto em 2017 (semana do dia 15 de agosto) e apesar da praia estar cheia, sempre sobrava um espacinho e a água do mar era sempre cristalina (embora tenha pego uns dias de vento fortes e ondas invés de mar calmo).

punta della suina apulia salento
Punta della Suina: um paraíso no Salento

Beach Clubs na Punta della Suina

beach club punta della suina salento
O beach club Punta della Suina (foto: 2017)

Na verdade existem dois beach clubs na Punta della Suina: o Punta della Suina e o G Beach. Eu particularmente recomendo o primeiro que está na parte mais bonita. Eles oferecem serviços como espreguiçadeiras e guarda-sol à pagamento, mas prepare-se para colocar a mão no bolso: no mês de agosto um guarda-sol com duas espreguiçadeiras custa Euro 55,00 por dia (tarifas 2021). As bebidas também não são baratíssimas, em abril de 2017 uma simples cerveja Corona saía Euro 6,00.

gbeach puntadelasuina
O segundo beach club, G Beach: este não tem praia de areia, apenas plataformas de acesso ao mar (foto 2017)

Se você preferir pode não usar os serviços do beach club e fazer um banho de mar sem pagar nada. Existe um trecho de praia onde você pode estender a sua toalha na praia sem precisar pagar: basta seguir as indicações “spiaggia libera” (praia pública grátis).

spiaggia libera punta della suina salento
Meu marido com minha caçula de 2 anos no colo e as indicações para “spiaggia libera”

Como chegar na Punta della Suina

A Punta Suína fica mais especificamente no território conhecido como Salento, no estado italiano Apúlia (em italiano se escreve “Puglia”). O acesso é exclusivo via carro: para quem sai da cidade de Gallipoli bastam cerca 15 minutos para percorrer os 10 km que te levam a uma área rodeada pela natureza. Lá existe um estacionamento (à pagamento, Euro 6,00 por dia).

Confira as minhas dicas para alugar um carro na Itália!

Recomendo usar uma app de geolocalização como Waze ou GoogleMaps para facilitar os deslocamentos, ambas funcionam muito bem por lá. De qualquer modo deixo as indicações oficiais abaixo

Para quem vem de carro do norte da Itália:

Autostrada fino a Bari;
Superstrada Bari – Lecce
S.S. 101 Lecce – Gallipoli
S.S. 274 para Santa Maria di Leuca
saída Lido Pizzo

Transporte público:

Existem trens que levam até Gallipoli. De lá não sei se em 2022 terão ônibus que levam até Punta della Suina. Mas quem tem pique de andar de bicicleta são aproximadamente 8 km de distância (nunca fiz o percurso, se você fizer conta para a gente como foi!)

Os aeroportos mais próximos:

  • Karol Wojtyla – Bari
  • Aeroporto del Salento – Brindisi

PS: Todas as fotos deste artigo são de minha autoria.

Parceiros:

Gostou da dica? Reservando através dos nossos links você apoia o Brasil na Italia e nos ajuda a continuar compartilhando conteúdos como este – sem pagar nada a mais por isso.

RESERVE SUA ACOMODAÇÃO AGORA

Reserve sua hospedagem na Italia, no Brasil ou em qualquer outro país do mundo com nosso parceiro Booking.com!

Você encontra as melhores ofertas e ainda colabora com o nosso site. Obrigada!

GETYOURGUIDE: RESERVE TRANSFERS E TOURS ONLINE

Reserve transfers, tours e excursões na Italia e no mundo com a nossa parceira Get Your Guide

PRECISA DE INTERNET NA VIAGEM PARA O EXTERIOR?

Ganhe 5% de desconto com a Holafly com o código BRASILNAITALIA na hora de fazer sua eSIM de viagem

Artigo anteriorScarperia no Mugello, o charme da Toscana menos conhecida
Próximo artigoTorre dell’Orso: um paraíso em Apúlia
Barbara Bueno - brasilnaitalia
Barbara Bueno é uma jornalista brasileira que mora em Florença desde março de 2005. Foi para a Toscana em busca das suas origens italianas. Em janeiro de 2007 criou o blog BRASIL NA ITALIA. Já trabalhou como content manager para a Regione Toscana, obteve habilitação como assistente turística e foi proprietária de agência de viagem na Italia (até chegar a pandemia...). Hoje se interessa por criptomoedas e voltou a fazer o que mais gosta: buscar novidades, visitar lugares interessantes e escrever! Se você tem uma dúvida sobre a Italia visite a seção Dúvidas sobre a Italia.

3 COMENTÁRIOS

COMENTÁRIOS:

Please enter your comment!
Please enter your name here