Mar cristalino, em diversas tonalidades de azul, praia paradisíaca servida por um beach club super descolado rodeada pela natureza: essa é a Punta Suína, um praia que vale incluir no seu roteiro se você pretende conhecer o sul da Itália.

Alguns a definem “o caribe do mar Jônico“, um paraíso natural de água transparente com uma praia de areia rodeada por rochas. Foi uma das praias que mais gostei de conhecer durante minha viagem pelo estado italiano Apúlia em abril de 2017.

Esta aqui é a água do mar da praia de Punta della Suina no Salento, em abril de 2017

O acesso já é uma experiência: depois de estacionar o carro no estacionamento à pagamento você atravessa um caminho rodeado por pinheiros (a famosa “pineta” que os italianos amam!) e começa a ver um mar maravilhoso se aproximar…

Caminhando pela “pineta” em direção ao mar

O melhor período para ir a Punta Suina (Apúlia)

Se você deseja fazer uma viagem para conhecer as lindas praias italianas, a primeira coisa que deve lembrar é que a época mais quente do ano na Itália é o período entre maio e setembro.

A praia de Punta della Suina no mês de abril de 2017

Em abril a água do mar ainda é bastante fria, mas se você pegar um dia de sol e pouco vento é possível arriscar um delicioso banho gelado. Abril, maio e outubro são meses de baixa estação, menos movimento e o tempo é arriscado: você pode pegar dias de muito vento, mais frios e água do mar ainda é fria. Mas se pegar um dia de sol e pouco vento é o paraíso!

Junho é o mês ideal: já faz calor, mas sem ainda a lotação de julho e agosto.

Julho e agosto são os meses de altíssima temporada, badalação e agito. Acabei voltando lá em plena semana de Ferragosto em 2017 (semana do dia 15 de agosto) e apesar da praia estar cheia, sempre sobrava um espacinho e a água do mar era sempre cristalina (embora tenha pego uns dias de vento fortes e ondas invés de mar calmo).

Punta della Suina: um paraíso no Salento

Beach Clubs na Punta della Suina

O beach club Punta della Suina

Na verdade existem dois beach clubs na Punta della Suina: o Punta della Suina e o G Beach. Eu particularmente recomendo o primeiro que está na parte mais bonita. Eles oferecem serviços como espreguiçadeiras e guarda-sol à pagamento, mas prepare-se para colocar a mão no bolso: no mês de agosto um guarda-sol com duas espreguiçadeiras custa Euro 42,00 por dia. As bebidas também não são baratíssimas, em abril uma simples cerveja Corona saía Euro 6,00.

O segundo beach club, G Beach: este não tem praia de areia, apenas plataformas de acesso ao mar

Se você preferir pode não usar os serviços do beach club e fazer um banho de mar sem pagar nada. Existe um trecho de praia onde você pode estender a sua toalha na praia sem precisar pagar: basta seguir as indicações “spiaggia libera” (praia pública grátis).

Meu marido com minha caçula de 2 anos no colo e as indicações para “spiaggia libera”

Como chegar na Punta della Suina

A Punta Suína fica mais especificamente no território conhecido como Salento, no estado italiano Apúlia (em italiano se escreve “Puglia”). O acesso é exclusivo via carro: para quem sai da cidade de Gallipoli bastam cerca 15 minutos para percorrer os 10 km que te levam a uma área rodeada pela natureza. Lá existe um estacionamento (à pagamento, Euro 6,00 por dia).

Confira as minhas dicas para alugar um carro na Itália!

Recomendo usar uma app de geolocalização como GoogleMaps ou Tomtom para facilitar os deslocamentos, ambas funcionam muito bem por lá. De qualquer modo deixo as indicações oficiais abaixo

Se você não gosta de dirigir pode alugar um carro com motorista para viagens saindo de Roma.

Para quem vem de carro do norte da Itália:

Autostrada fino a Bari;
Superstrada Bari – Lecce
S.S. 101 Lecce – Gallipoli
S.S. 274 para Santa Maria di Leuca
saída Lido Pizzo

Transporte público:

De Lecce parte a linha 108 que vai para Gallipolli e continua até Santa Maria di Leuca. Honestamente não saberia dizer se existe um ponto de ônibus próximo a Punta della Suina. (Se alguém tiver mais informações pode comentar no final do post!)

Os aeroportos mais próximos:

  • Karol Wojtyla – Bari
  • Aeroporto del Salento – Brindisi

PS: Todas as fotos deste artigo são de minha autoria.

2 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here