Leitora pergunta para a seção Dúvidas sobre a Italia sobre roteiro começando por Roma e Italia em outubro

Dúvidas sobre a Italia

Olá, Tudo bem?  Estava lendo seu site, muito interessante.  O que teria de mais interessante para conhecer na Itália em outubro?  Amo paisagens bonitas, natureza. 
Observação: acho que já fiz uma escolha errada, comprei minha passagem de ida e volta por Roma, todas as dicas de roteiro que li até agora, falam pra entrar por Milão e sair por Roma. 
Obrigada pela disponibilidade. Larissa.

BRASIL NA ITALIA responde:

Olá Larissa,

Vou começar respondendo sobre a questão do Roteiro começando e terminando por Roma: não se preocupe, não foi uma escolha errada.

Na verdade a maioria das agências de viagens e operadores turísticos vende pacotes de viagem que começam e terminam por Roma porque muitas vezes as passagens aéreas são mais em conta desta forma.

Além disso o Aeroporto de Roma Fiumicino é um dos melhores do mundo, já foi premiado diversas vezes, tem um sistema de segurança tecnológico que inclusive já permite levar líquidos acima de 100ml na bagagem de mão no Terminal 1 (em breve estará disponível também no Terminal 3).

Aqui no Brasil na Italia fiz o roteiro Italia clássica de 15 dias começando em Milão e terminando por Roma, mas esta é apenas uma das infinitas opções. Use o roteiro como inspiração na organização da sua viagem fazendo alterações de acordo com as suas necessidades.

Italia – sugestão de roteiro começando por Roma e terminando em Roma

Abaixo um exemplo de itinerário clássico de 15 dias começando e terminando por Roma (que você pode fazer tranquilamente com os trens de alta velocidade, pesquise nos sites das companhias ferroviárias Trenitalia ou Italotreno com 2-3 meses de antecedência):

Dia 1 – ROMA
Dia 2 – ROMA
Dia 3 – FLORENÇA
Dia 4 – FLORENÇA
Dia 5 – FLORENÇA
Dia 6 – MILÃO
Dia 7 – MILÃO
Dia 8 – VERONA
Dia 9- VENEZA
Dia 10 – VENEZA
Dia 11 – BOLONHA
Dia 12 – NÁPOLES
Dia 13 – NÁPOLES
Dia 14 – ROMA
Dia 15 – ROMA

A organização do roteiro de viagem depende do horário de chegada e saída dos seus voos. Este roteiro começando por Roma é a base para um roteiro detalhado.

Roma tem muita coisa para ver: Coliseu, Vaticano, Galleria Borghese e Villa Borghese, Cinecittà Studios entre muitas outras atrações.

De Roma você pode organizar bate-volta nos arredores para destinos como Tivoli ou Assis, por exemplo.

Roma no outono - roteiro começando por Roma e terminando em Roma

Poderá usar Florença como base para conhecer cidades nos arredores da Toscana como Lucca e Pisa, Siena e San Gimignano, Chianti, Val d’Orcia. Recomendo usar o roteiro de 7 dias na Toscana como inspiração para montar esta etapa.

Milão também tem muita coisa bacana para ver, você pode começar escolhendo entre estas 15 atrações famosas de Milão.

Verona é a cidade da famosa Arena, de Romeu e Julieta.

Veneza é uma experiência que vale a pena viver, hospedado em um hotel na ilha. Dá para ficar dois dias e sair com gostinho de quero mais. Mas se quiser ficar menos você pode ir até Pádua, a cidade de Santo Antônio.

Bolonha possui um pequeno centro histórico e 1 dia é suficiente para ter uma panorâmica da cidade. Visto que viaja em outubro, se você gosta de champagne pode aproveitar para dar uma esticadinha até Módena porque em outubro acontece a Modena Champagne Experience. De Bolonha você pode pegar um trem de alta velocidade para Nápoles.

Nápoles é uma base para você visitar o sítio arqueológico de Pompeia, o vulcão Vesúvio, quem sabe fazer um bate-volta para Capri se o tempo estiver bom (dependendo do ano em outubro ainda é quente e Capri é uma ilha linda, tem inclusive trechos de caminhada e nesta época os hotéis costumam ser mais baratos, aliás dá uma olhada nestes hotéis em Capri, a estação turística costuma terminar no final de outubro).

Existem também pacotes de viagem já prontos com hospedagem e transporte a partir de Roma, geralmente eles são colocados à venda com 4-6 meses de antecedência. Aqui dois exemplos: Excursão saindo de Roma de 5 dias (Norte) e Excursão saindo de Roma de 3 dias (Sul).

Outubro na Italia

Para completar: outubro é o início de outono na Italia, a temperatura começa a esfriar, mas ainda não é aquele frio congelante do inverno. Veja aqui a temperatura média em outubro na Italia.

As plantas começam a ficar amareladas, setembro-outubro é época de colheita de uva e azeitonas.

outubro firenze italia
Foto de um parque de Florença nos arredores do estádio registrada no dia 27 de outubro de 2021 – dependendo do ano as plantas ficam amareladas mais cedo ou mais tarde

Começam a pipocar eventos para saborear as famosas trufas brancas (tartufo bianco, em italiano), costumo atualizar esse calendário de eventos trufas brancas com algumas semanas de antecedência.

Lembre-se de salvar o https://www.brasilnaitalia.net/ entre os favoritos para ficar por dentro de eventos, shows e dicas atualizadas da Italia.

Espero que tenha gostado do Roteiro Começando Por Roma e que essas dicas sejam úteis para você. Qualquer dúvida é só escrever nos comentários. 🙂

Saudações da Italia para você,

Barbara

Parceiros:

RESERVE SUA ACOMODAÇÃO AGORA

Reserve sua hospedagem na Italia, no Brasil ou em qualquer outro país do mundo com nosso parceiro Booking.com!

Você encontra as melhores ofertas e ainda colabora com o nosso site. Obrigada!

RESERVE TRANSFERS E TOURS ONLINE

Reserve transfers, tours e excursões na Italia e no mundo com a nossa parceira Get Your Guide

Artigo anteriorVisitar o Campanário de Giotto em Florença exigirá reserva a partir de 3 de maio de 2023
Próximo artigoReggia di Caserta, um dos maiores palácios do mundo
Barbara Bueno - brasilnaitalia
Barbara Bueno é uma jornalista brasileira que mora em Florença desde março de 2005. Foi para a Toscana em busca das suas origens italianas. Em janeiro de 2007 criou o blog BRASIL NA ITALIA. Já trabalhou como content manager para a Regione Toscana, obteve habilitação como assistente turística e foi proprietária de agência de viagem na Italia (até chegar a pandemia...). Hoje se interessa por criptomoedas e voltou a fazer o que mais gosta: buscar novidades, visitar lugares interessantes e escrever! Se você tem uma dúvida sobre a Italia visite a seção Dúvidas sobre a Italia.

COMENTÁRIOS:

Please enter your comment!
Please enter your name here