Se a catedral de Florença possui a maior cúpula da cidade, ao visitar as capelas dos Médici você poderá admirar por dentro a segunda maior cúpula de Florença. Mas não é só por isso que as capelas dos Médici são famosas. Vem aqui que vou te contar tudinho no artigo.

Onde ficam as capelas dos Médici em Florença

As capelas dos Médici, que em italiano são conhecidas como “Cappelle Medicee“, estão ao lado da famosíssima Basilica di San Lorenzo. Mais do que um simples templo religioso, o local se transformou em um museu público italiano em 1869 e inclusive conserva um parte do precioso tesouro da Basílica de São Lourenço.

A entrada fica em uma portinha na Piazza di Madonna degli Aldobrandini, 6.

Para entrar no local é necessário um ingresso.

Ingressos para as capelas dos Médici em Florença

Existem praticamente dois tipos de ingressos: o ingresso simples apenas para as capelas dos Médici e o ingresso que dá acesso ao quarto secreto de Michelangelo (em italiano: “stanza segreta di Michelangelo“).

Ingressos apenas para as capelas dos Médici

Na tabela abaixo você encontra os detalhes para reserva direto com o revendedor oficial autorizado:

CategoriaTarifaIngressos Online
AdultosEuro 9,00comprar aqui
Jovens 18-25 anosEuro 2,00comprar aqui
0-17 anosGrátis

É prevista uma taxa de reserva de 3 euros para reservas online no site oficial. Os ingressos vendidos no site oficial não permitem alterações ou reembolsos. Se você prefere flexibilidade na reserva é possível reservar também com a nossa parceira Get Your Guide.

Reserve agora seus ingressos para as Capelas dos Médici com a Get Your Guide

Vale lembrar que o Museu adere a iniciativa “Domenica al Museo” com entrada gratuita no primeiro domingo de cada mês (não inclui o quarto secreto de Michelangelo).

Ingressos para as capelas dos Médici + quarto secreto do Michelangelo

Na tabela abaixo você encontra os detalhes para reserva direto com o revendedor oficial autorizado:

CategoriaTarifaIngressos Online
AdultosEuro 32,00comprar aqui
Jovens 18-25 anosEuro 7,00comprar aqui
10-17 anos

Horário de abertura das capelas dos Médici

As capelas dos Médici não abrem às terças e no dia 25 de dezembro.

Abaixo o horário de abertura oficial:

  • das 08:15 às 18:50 aos domingos, segundas, quartas, quintas, sextas e sábados

Quem foram os Médici

Em primeiro lugar você precisa ter uma ideia de quem foram os Médici: uma família antiga e poderosa de origem toscana, que se tornou uma das dinastias protagonistas e de importância central na história da Itália e da Europa entre os séculos XV e XVIII.

Essa família, de origem humilde vinda do Mugello, começou a ficar conhecida graças a um banqueiro, Giovanni di Bicci, que acumulou grande fortuna com o banco que ele fundou, o Banco dos Médici. Dessa forma a família ao longo do tempo adquiriu riqueza e prestígio, tornando-se financiadora das realidades mais influentes do cenário político europeu, a ponto de se tornarem os banqueiros do Papa e financiarem empreendimentos como a conquista do Ducado de Milão por Franscesco Sforza e a vitória de Eduardo IV da Inglaterra na Guerra das Duas Rosas.

Com o filho de Giovanni, Cosimo chamado de “O Velho”, a família obteve o controle total da República de Florença. Na época de Cosimo “O Velho” surgiu o Palazzo Medici Riccardi, a primeira residência imponente da família Médici, que hoje é um museu público que você pode visitar.

Sabe quem trabalhou no Palazzo Medici Riccardi? Artistas como DonatelloMichelangeloPaolo Uccello e Botticelli. Os Médici amavam a beleza e investiam na cultura. Eles tinham a visão de transformar Florença no melhor lugar para viver da época, queriam atrair visitantes de todo o mundo para ver as belezas que só existiam aqui.

Tanto é que a última herdeira da dinastia Médici, que não teve filhos e sucessores, fez um acordo pré-nupcial onde dizia que quando ela morresse toda a sua herança devia ser doada à cidade de Florença. Você pode ler mais sobre isso no nosso artigo sobre Anna Maria Luisa de’ Medici, a Elettrice Palatina.

Estátua de Anna Maria Luisa de' Medici nas Capelas dos Médici em Florença
Estátua de Anna Maria Luisa de’ Medici nas Capelas dos Médici em Florença

Mas por que estamos falando tudo isso? Porque você precisa ter uma ideia da importância da família Médici para poder entender melhor as Capelas dos Médici.

Quer saber mais? Reserve uma excursão a pé pelos mistérios dos Médice (com opção de saída em português)

O que você vai ver nas Capelas dos Médici

O museu é dividido em três partes: a Sagrestia Nuova, a Cappella dei Principi e a Cripta.

Uma das coisas que mais chamou a nossa atenção foi a beleza da cúpula no teto e não resistimos a tirar uma foto em família “para a posteridade”:

cappella dei principi firenze
Eu e minhas filhas Gaia e Aurora em um momento “para a posteridade” com a cúpula da Cappella dei Principi no fundo…

Abaixo vou contar em detalhes o que você encontra em cada local.

Sagrestia Nuova

A Sagrestia Nuova é famosa por ter sido desenhada e projetada por Michelangelo.

sagrestia nuova cappelle medicee

Acima, por exemplo, é possível ver os dois candelabros de mármore que foram projetados por Michelangelo e esculpidos por Silvio Cosini (1495 – 1549) durante seu colaboração com as obras nos anos 1524 – 1525.

Cappella dei Principi

A Cappella dei Principi é um imponente mausoléu. Ideada por Cosimo I de’ Medici, o marido de Eleonora de Toledo. Já falamos deles na época em que contamos que o nobre casal morava no Palazzo Vecchio, mas sonhava em se mudar para uma residência maior com jardim e, portanto compraram o Palazzo Pitti

cappella dei principi firenze toscana italia
A Cappella dei Principi dentro das Capelas dos Médici em Florença

Bem, mas não foi Cosimo I de’ Medici que o realizou. Foi apenas anos mais tarde que seu sucessor, Ferdinando I, nomeou o arquiteto Matteo Nigetti como responsável pela construção em 1604, seguindo o desenho de Don Giovanni de’ Medici, irmão do próprio Grão-Duque. Bernardo Buontalenti também fez algumas modificações no projeto.

Lá você poderá admirar a parte interna da segunda maior cúpula de Florença com 28 metros de largura e 59 metros de altura. Ela tem um formato octagonal e molduras douradas. Os afrescos foram realizados por Pietro Benvenuti entre 1828 e il 1837.

Cripta

Na cripta você poderá ver o local onde foram enterrados os grãoduques Médici e seus familiares. Lá também encontra-se a cripta da família Lorena, além de um monumento fúnebre em homenagem a Cosimo “O Velho” chamado de “Pater Patriae”.

A dinastia dos Habsburgos-Lorena sucedeu aos Médici no trono grão-ducal em 1737, após a morte de Gian Gastone. Governou até 1801 e, depois de 1814 a 1859, quando Leopoldo II (1797-1870) partiu, deixando o governo provisório da Toscana, que foi anexada ao Reino da Itália em 1861.

A Cripta, nas Capelas dos Médici em Florença

Os herdeiros de Leopoldo atenderam ao seu desejo em 1873 de criar um sepulcro da família ao lado do sepulcro dos Médici, projetado pelo arquiteto Emilio De Fabris (1807-1883). Foi construído no subsolo, permitindo a continuidade com o monumento funerário que Andrea del Verrocchio (1435-1488) realizou em 1465-67 para Cosimo o Velho de Médici, Pater Patriae (1389-1464), enterrado no imponente pilar no centro da sala.

Ferdinando III (1789-1824) é o único grão-duque, dos cinco que se sucederam no trono, sepultado na cripta, juntamente com doze familiares. Além de seus túmulos, outras oito inscrições comemorativas contribuem para a história dos príncipes deste ramo da dinastia que reinou na Toscana.

A cripta faz parte do percurso da nova saída do museu desde 2023, projetada pelo Studio Zermani e associati, vencedor de um concurso realizado em 2018.

Sobre o quarto secreto de Michelangelo… o assunto vai ficar para um próximo artigo ou atualização…

Parceiros:

RESERVE SUA ACOMODAÇÃO AGORA

Reserve sua hospedagem na Italia, no Brasil ou em qualquer outro país do mundo com nosso parceiro Booking.com!

Você encontra as melhores ofertas e ainda colabora com o nosso site. Obrigada!

RESERVE TRANSFERS E TOURS ONLINE

Reserve transfers, tours e excursões na Italia e no mundo com a nossa parceira Get Your Guide

Emozioni uniche - Acquario di Genova
Artigo anteriorIngressos Fura-Fila na Itália que você deveria comprar
Próximo artigoMario Biondi e Dee Dee Bridgewater no Pistoia Blues Festival 2024
Barbara Bueno - brasilnaitalia
Barbara Bueno é uma jornalista brasileira que mora em Florença desde março de 2005. Foi para a Toscana em busca das suas origens italianas. Em janeiro de 2007 criou o blog BRASIL NA ITALIA. Já trabalhou como content manager para a Regione Toscana, obteve habilitação como assistente turística e foi proprietária de agência de viagem na Italia (até chegar a pandemia...). Hoje se interessa por criptomoedas e voltou a fazer o que mais gosta: buscar novidades, visitar lugares interessantes e escrever! Se você tem uma dúvida sobre a Italia visite a seção Dúvidas sobre a Italia.

2 COMENTÁRIOS

  1. Lindo o teto da Capella dei Principi. Na próxima visita quero conhecer. No livro sobre os Borgias destaca-se bastante as riquezas de Florença e do Papa Alexandre VI que tinha imenso poder e desordem

COMENTÁRIOS:

Please enter your comment!
Please enter your name here