O primeiro museu italiano de arte da Idade Média e Renascimento fica na Toscana. Trata-se do Museu Bargello em Florença. Aqui você encontra todas as informações úteis para organizar seu passeio cultural no Bargello.

Índice do artigo:
– Museu Bargello em Florença
– O que tem para ver de bom no Bargello
— Dante Alighieri no Bargello
– Sobre o Museu Bargello de Florença
– Visitar o Bargello
— Datas e horário de abertura do Bargello
— Ingressos para o Museu Bargello
— Endereço Bargello

Museu Bargello em Florença

Ele é um pequeno tesouro “escondido” entre as vielas estreitas de Florença: a entrada do Museo Nazionale del Bargello fica na Via del Proconsolo, 4 , a aproximadamente 5 minutos de distância a pé de outras atrações mais “famosas” como Palazzo Vecchio ou o Duomo (Catedral Santa Maria del Fiore) por exemplo.

Se a portinha de entrada pode passar despercebida pelos viajantes mais distraídos, logo que você atravessar a sala de entrada do museu Bargello vai ser surpreendido por um lindo e imponente pátio daqueles que a gente pára e fala “uau!”.

A beleza do pátio do Bargello com seus pórticos, esculturas e cerâmicas
A beleza do pátio do Bargello com seus pórticos, esculturas e cerâmicas

O que tem para ver de bom no Bargello

Vale a pena dedicar um par de horas do seu dia em Florença para ter o privilégio de admirar esculturas importantes realizadas por artistas renomados como Michelangelo, Donatello, Ghiberti, Cellini, Giambologna, Ammannati, Luca della Robbia ou Brunelleschi.

O charme do dedinho na boca da criança na obra de Luca della Robbia no Museu Bargello
O charme do dedinho na boca da criança na obra de Luca della Robbia no Museu Bargello

Mas não menos interessante é poder ver de pertinho objetos usados há séculos e séculos atrás (adoro!) como pentes do século XV, fivelas de cintos dos século XV e XVI, chaves, jóias e uma série de objetos de uso quotidiano no passado.

71350878 387981452132145 2435156533101723648 n

Dante Alighieri no Bargello

Você sabia que Dante Alighieri foi condenado ao exílio no Bargello? Mais especificamente na grande Sala dell’Udienza, no dia 10 de março de 1302. Se você está fazendo um itinerário sobre Dante Alighieri e pretende visitar o Bargello vale a pena ver também o afresco com a imagem de Dante Alighieri pintada por Giotto.

Dante Alighieri por Giotto Bargello
O afresco de Giotto que retrata Dante Alighieri nas paredes do Bargello. Dante está vestido de vermelho, em pé no centro da imagem e parece segurar um livro. O afresco estava escondido atrás de um acabamento nas paredes que cobria a pintura e só foi descoberto em julho de 1840.

Dante frequentou o Bargello, na época em que era sede do Palazzo Podestà (Palácio de Justiça) durante a sua carreira “política” em Florença e foi exatamente aqui que foi condenado ao exílio. Alguns anos depois, no mesmo edifício Giotto retratou Dante em uma cena de beatos recebidos no paraíso no dia do Juízo Universal.

Giotto é um artista toscano famoso também pelo campanário da catedral de Florença. A casa natal de Giotto fica no Mugello, na cidade de Vicchio

A grandeza de Dante tinha sido reconhecida por Florença, mas quando o Bargello foi transformado em uma prisão, o retrato acabou sendo escondido. Apenas em julho de 1840 o retrato foi encontrado e restaurado. Alguns anos depois o Bargello se transformaria em museu, o primeiro museu nacional da Italia.

Sobre o Museu Bargello de Florença

O Museu Bargello nasce no dia 22 de junho de 1865 com um decreto que transformava o antigo Palazzo del Podestà de Firenze no primeiro Museu Nacional Italiano dedicado as artes da Idade Média e do Renascimento.

As coleções são apresentadas em três andares do edifício e vale destacar que mais de 2500 peças foram doadas em 1888 pelo antiquário Louis Carrand originário de Lyon (França).

Visitar o Bargello

Aqui você encontrará todas as informações necessárias para organizar a sua visita ao Museu Bargello.

Minhas filhas Aurora e Gaia (na época com 5 e 7 anos) subindo as escadarias do Bargello para uma verdadeira viagem ao passado....
Minhas filhas Aurora e Gaia (na época com 5 e 7 anos) subindo as escadarias do Bargello para uma verdadeira viagem ao passado….

Datas e horário de abertura do Bargello

O Museu Bargello em Florença abre:

  • das 08:15 às 13:50 às segundas, quartas, quintas, sextas, nos 1º, 3º e 5º domingos do mês
  • das 08:15 às 18:50 aos sábados

Última entrada permitida com 50 minutos de antecedência antes do horário de fechamento do museu.

SÁBADO 24 E 31 DE DEZEMBRO DE 2022 É PREVISTO O FECHAMENTO ANTECIPADO ÀS 18:00

ABERTURA EXTRAORDINÁRIA:
DIAS 26 E 30 DE DEZEMBRO DE 2022 DAS 08:15 ÀS 18:00
DIA 2 DE JANEIRO DE 2023 DAS 08:15 ÀS 19:00
DIA 6 DE JANEIRO DE 2023 DAS 08:15 ÀS 13:50
DIA 8 DE JANEIRO DE 2023 DAS 08:45 ÀS 14:00

CONFIRMADA ABERTURA DO BARGELLO NO DIA 01/01/2023 das 10:00 ÀS 18:00 (conferir na fonte oficial) – NESTA DATA A ENTRADA É GRATUITA

O Museu Bargello não abre: às terças e nos segundos e quartos domingos de cada mês.

(última atualização de horário em 23 de dezembro de 2022) – Para mais detalhes confira o site oficial.

Ingressos para o Museu Bargello

Compre seus ingressos para o Bargello através do Get Your Guide com política de cancelamento flexível

Os ingressos para o Museu Bargello em Florença custam Euro 9,00 para adultos na hora e Euro 2,00 para jovens de 18 a 25 anos. Menores de 18 anos não pagam.

Para reserva com antecedência é prevista uma taxa de reserva adicional de Euro 3,00 no site oficial com política de cancelamento não reembolsável.

Endereço Bargello

O endereço do Museu Bargello é: Via del Proconsolo, 4.

Procurando outras ideias do que fazer? Leia Roteiro de 7 dias na Toscana (itinerário clássico)

Parceiros:

RESERVE SUA ACOMODAÇÃO AGORA

Reserve sua hospedagem na Italia, no Brasil ou em qualquer outro país do mundo com nosso parceiro Booking.com!

Você encontra as melhores ofertas e ainda colabora com o nosso site. Obrigada!

RESERVE TRANSFERS E TOURS ONLINE

Reserve transfers, tours e excursões na Italia e no mundo com a nossa parceira Get Your Guide

Artigo anteriorMuseu do Selfie em Florença
Próximo artigoComida italiana engorda ou é saudável?
Barbara Bueno é uma jornalista brasileira que mora em Florença desde março de 2005. Foi para a Toscana em busca das suas origens italianas. Em janeiro de 2007 criou o blog BRASIL NA ITALIA. Já trabalhou como content manager para a Regione Toscana, obteve habilitação como assistente turística e foi proprietária de agência de viagem na Italia (até chegar a pandemia...). Hoje se interessa por criptomoedas e voltou a fazer o que mais gosta: buscar novidades, visitar lugares interessantes e escrever! Se você tem uma dúvida sobre a Italia visite a seção Dúvidas sobre a Italia.

2 COMENTÁRIOS

COMENTÁRIOS:

Please enter your comment!
Please enter your name here