Se você está em dúvida sobre qual a melhor forma de ir de Florença a Roma, fica de olho neste artigo. Aqui você vai saber mais sobre as principais opções de transporte: transfer particular, carro alugado, trem, ônibus, táxi ou até mesmo avião. Tudo bem explicadinho para você resolver a sua viagem rapidinho, sem perder tempo!

Melhor opção de transporte de Florença a Roma

Leia também: Como ir do Aeroporto Fiumicino a Florença

A melhor opção de transporte de Florença a Roma depende de uma série de variáveis como: a quantidade de pessoas que viaja com você, a idade e situação física dessas pessoas, a quantidade de bagagem, o tempo que você tem a disposição e também quanto está disposto a gastar.

Para quem procura conforto e não tem problema de dinheiro, o transfer particular é a melhor opção.

Ao contrário, quem quer economizar o máximo possível vai acabar optando por uma viagem de ônibus. As passagens costumam ser baratas, mas a viagem é demorada. Ainda mais se levar em consideração o tempo para ir até o ponto de ônibus, que nem sempre é pertinho do seu hotel.

O trem é aquela opção intermediária: com a linha de alta velocidade, o trem é a forma mais rápida de ir de Florença a Roma e tem passagens para todos os bolsos: existem opções mais baratas na segunda classe (que as companhias chamam com nomes modaiolos como “classe smart”), a Business Class e a Executive Class.

Melhor forma de ir de Florença a Roma

Alugar um carro é a opção ideal para quem gosta de dirigir e quer ir parando no caminho.

O avião pode ser uma alternativa válida para quem deve pegar outros voos saindo de Fiumicino.

De todas, o táxi é a menos indicada, já que as tarifas são altas, mas os carros nem sempre estão a altura. Melhor um transfer. De qualquer modo é uma opção disponível.

Abaixo vamos avaliar em detalhes cada opção, incluindo dicas de serviços que você pode reservar online para finalizar seu programa de viagem de forma fácil e rápida. Vamos lá:

Transfer particular de Florença a Roma

Conforto é a palavra que define o serviço de transfer particular de Florença até Roma.

No horário de sua preferência um motorista profissional virá te buscar na porta do hotel com um veículo executivo. Tempo de colocar as malas no carro ou van e você já pode relaxar enquanto o motorista dirige, escolhe o melhor caminho em base ao trânsito do dia e te leva diretamente até seu destino final, seja um apartamento, hotel ou mesmo o Aeroporto Fiumicino.

Se você vai reservar um transfer particular provavelmente vai querer se hospedar em um desses maravilhosos hotéis de luxo em Roma (com vista!)

A viagem dura aproximadamente em média 3 horas e meia (ou quem sabe um pouco menos, em base ao trânsito).

Para quem tem um voo intercontinental agendado saindo do Aeroporto Fiumicino, o ideal é sair do hotel com 6 horas e meia a 7 horas antes do horário agendado do voo.

Reserve agora seu transfer particular de Florença ao Aeroporto Fiumicino através da Get Your Guide

Quem preferir pode reservar um serviço de transfer de Florença a Roma com parada em uma cidade no caminho, assim você aproveita para passear enquanto o motorista fica com a sua bagagem no carro. Geralmente é calculado um tempo de 3 horas na cidade que você escolher no caminho, algumas das mais indicadas são: Orvieto, Assis, Siena ou Montepulciano, por exemplo.

Reserve agora seu transfer particular de Florença a Roma com parada através da Get Your Guide

Alugar um carro para ir de Florença a Roma (com dicas de paradas no caminho)

Se você gostar de dirigir pode alugar um carro em Florença e aproveitar para fazer várias paradas no caminho até chegar em Roma. Existem tantas cidades charmosas no caminho que você pode acabar levando alguns dias para chegar na capital da Itália!

Algumas ideias de parada sem desviar muito do caminho: San Gimignano e Siena são uma ótima opção. Essas são duas das cidades mais visitadas da Toscana, se você ainda não teve tempo de conhecer, vale a pena dar uma passadinha!

Os amantes do vinho vão curtir uma parada em Montepulciano, mais para o sul da Toscana, para comprar algumas garrafas diretamente na terra do Vino Nobile di Montepulciano. Outra cidade famosíssima nos arredores é Montalcino, onde é produzido o maravilhoso Brunello di Montalcino.

Para quem prefere fazer uma parada no estado da Umbria a dica são as cidades de Perugia e Assis, a cidade de São Francisco.

Já no estado do Lácio vale a pena parar para conhecer Civita di Bagnoregio e Viterbo.

Você pode calcular os preços de aluguel de carro em Florença no site da nossa parceira Rentcars. Importantíssimo: para retirar o carro você deverá apresentar a sua carteira de motorista brasileira em formato físico + PID.

1594151870

Recomendo também a leitura do nosso artigo Dicas para Alugar Carro na Italia.

Trem de Florença a Roma: com quem reservar?

Existem duas empresas que oferecem serviço de trem de Florença a Roma: a Trenitalia que possui opções de trens rápidos e trens locais ou a ItaloTreno que possui apenas trens de alta velocidade.

Para quem quer viajar em um trem de alta velocidade entre Florença e Roma pode escolher tranquilamente uma das duas empresas, quem sabe aquela com as tarifas mais baratas para a classe desejada.

A viagem dura aproximadamente 1 hora e 40 minutos saindo da estação Firenze Santa Maria Novella até a estação Roma Termini.

É recomendável comprar as passagens online com antecedência, se você quer economizar. Na hora você acaba pagando o preço cheio da tarifa (no caso da Italo no exemplo abaixo você paga Euro 44,90 em Economy Class). Se comprar com antecedência pode pagar apenas Euro 11,90 ou menos, dependendo do horário e das ofertas disponíveis.

tela do site da Italo para comprar passagem de Florença até Roma
tela do site da Italo para comprar passagem de Florença até Roma para viajar no dia 19/03/2024

Com quanto tempo de antecedência é recomendável comprar as passagens de trem? Não precisa exagerar: 2 ou 3 meses antes da data da viagem já são suficientes. As tarifas promocionais costumam estar disponíveis até 3 dias antes da saída, em base a quantidade de lugares ainda não vendidos.

Ainda não tem acomodação? Confira nossas dicas de hotéis em Roma com ótimo custo-benefício

Viajar de Ônibus de Florença para Roma

Itabus - Viaggia da €0.59

As duas principais companhias de ônibus que fazem viagens de Florença para Roma são Flixbus e Itabus.

As duas empresas possuem ônibus modernos e confortáveis e as duas empresas fazem frequentemente promoções com preços bastante convidativos.

Por exemplo abaixo fizemos uma pesquisa no dia 2 de fevereiro de 2024 para uma viagem no dia 19 de março de 2024 e como dá para ver, dependendo do horário escolhido é possível viajar com apenas 1,99 euros. A Flixbus também possui vantagens como a possibilidade de viajar com a poltrona do lado vazia por um pequeno adicional (ideal para quem viaja sozinha e quer um espaço extra).

ônibus de Florença para Roma

A única coisa a prestar atenção é que, ao contrário dos trens que não impõe um limite de bagagens e dimensões, com as companhias de ônibus pode ter um limite de bagagens e dimensões / peso. Então para quem viaja com muita bagagem, faça suas contas para escolher a opção mais conveniente.

As viagens de ônibus levam em média 3 horas e meia (pode ser um pouco mais ou menos, em base ao trânsito).

As estações de ônibus nem sempre são centrais, então precisa colocar tudo na ponta do lápis e ver o que é mais conveniente para você.

Leia também: Itabus: nova opção para viajar de ônibus pela Italia

Pegar um avião de Florença a Roma

Pesquise agora disponibilidade e tarifas de voos diretos de Florença a Roma com a Ita Airways

O Aeroporto de Florença fica a 7Km de distância da estação ferroviária Santa Maria Novella e pode ser uma opção para os viajantes que devem continuar viajando de avião para outros destinos.

Leia: Como ir do Aeroporto de Florença ao centro para ter uma ideia da opções de transporte disponíveis

A companhia aérea que oferece voos diretos do Aeroporto de Florença ao Aeroporto Roma Fiumicino é a ITA Airways. Nos últimos meses a empresa tem feito várias promoções e, com um pouco de sorte, é possível viajar por tarifas a partir de 61 euros por pessoa. Abaixo uma pesquisa que realizamos no dia 2 de fevereiro de 2024 para viajar no dia 19 de março de 2024:

avião de Florença para Roma

A ITA Airways no momento oferece 4 saídas diárias:

  • Saída às 06:35 de Florença com chegada em Roma Fiumicino às 07:25 (voo AZ 1676)
  • Saída às 11:40 de Florença com chegada em Roma Fiumicino às 12:30 (voo AZ 1678)
  • Saída às 15:30 de Florença com chegada em Roma Fiumicino às 16:20 (voo AZ 1682)
  • Saída às 19:10 de Florença com chegada em Roma Fiumicino Às 20:05 (voo Az 1684)

O horário dos voos e quantidade de saídas diárias pode sofrer alterações sem aviso prévio.

Se você queria ir para Roma, mas a tarifa aérea está convidativa leia o nosso artigo sobre como ir do Aeroporto Fiumicino ao centro de Roma.

Ir de Florença a Roma de táxi

Você também tem a opção de chamar um táxi ou pegar um táxi no ponto de táxis para ir de Florença até Roma. Se optar por essa alternativa o ideal é tentar contratar um valor fixo antes de subir no carro para ter uma ideia de quanto vai gastar.

Um dos maiores pontos de táxis fica em frente a estação ferroviária Santa Maria Novella.

Não existem tarifas fixas para este trecho e geralmente é aplicado o taxímetro. Pode ser que muitos taxistas se recusem a fazer a viagem ou ainda você pode acabar embarcando em um carro pequeno e sem muito conforto, se comparado com os carros executivos usados pelos transfers particulares.

A viagem de Florença a Roma dura 3 horas e meia aproximadamente.

Vale saber que o tarifário dos táxis vai aumentar a partir de maio de 2024 conforme informado no site do Comune di Firenze. Então coloco aqui as duas tabelas e faça suas contas!

Tarifas de táxi em Florença a partir de 01/01/2024:

Tarifas de táxi em Florença a partir de 1º de maio de 2024:


Se você achou esse artigo útil, compartilhe-o com seus amigos. Se tiver alguma dúvida, pergunte na seção de comentários abaixo. Se quiser dar o seu pitaco, comentando a sua experiência, comente abaixo também!

Parceiros:

RESERVE SUA ACOMODAÇÃO AGORA

Reserve sua hospedagem na Italia, no Brasil ou em qualquer outro país do mundo com nosso parceiro Booking.com!

Você encontra as melhores ofertas e ainda colabora com o nosso site. Obrigada!

RESERVE TRANSFERS E TOURS ONLINE

Reserve transfers, tours e excursões na Italia e no mundo com a nossa parceira Get Your Guide

Emozioni uniche - Acquario di Genova
Artigo anteriorNova linha de trem até o Aeroporto de Turim
Próximo artigoJá saíram as datas de Marco Mengoni nos estádios em 2025
Barbara Bueno - brasilnaitalia
Barbara Bueno é uma jornalista brasileira que mora em Florença desde março de 2005. Foi para a Toscana em busca das suas origens italianas. Em janeiro de 2007 criou o blog BRASIL NA ITALIA. Já trabalhou como content manager para a Regione Toscana, obteve habilitação como assistente turística e foi proprietária de agência de viagem na Italia (até chegar a pandemia...). Hoje se interessa por criptomoedas e voltou a fazer o que mais gosta: buscar novidades, visitar lugares interessantes e escrever! Se você tem uma dúvida sobre a Italia visite a seção Dúvidas sobre a Italia.

2 COMENTÁRIOS

  1. O trem me parece atraente por ser um transporte que remete a locais distantes da cultura do Brasil. Não temos esta opção por aqui.

COMENTÁRIOS:

Please enter your comment!
Please enter your name here