A Italia é um país seguro? Leia o artigo com dicas preciosas do que você precisa saber sobre segurança na Italia.

Muitos brasileiros chegam na Italia e pensam: finalmente posso relaxar já que a Italia é um país seguro. Dois dias depois de chegar, ao entrar em uma loja lotada você se distrai provando as roupas maravilhosas e de repente percebe que a sua bolsa desapareceu. Drama! A experiência positiva se transforma em um verdadeiro desastre. Quer dizer que a Italia não é tão segura assim?
O objetivo deste artigo não é aterrorizar você que pretende vir a Italia a turismo, e sim te informar sobre os reais perigos da Italia. Sem exagerar e sem esconder o problema. Uma pessoa bem informada sabe evitar os riscos e terá uma experiência de viagem mais feliz.
Que tipo de violência você pode encontrar na Italia
Roubos ou assaltos?
Acho bastante difícil que você seja roubado por um ladrão armado: aqui andar com um revólver é coisa seríssima. Obviamente tudo pode acontecer, mas é muito muito raro. O grande problema acontece com os distraídos.
Na Italia existem muitos batedores de carteira. São aqueles ladrõezinhos que ficam te sacando a distância e quando você se distrai colocam a mão no seu bolso sem que você perceba e roubam a sua carteira. Ou entram em 4-5 em uma loja pequena, criando confusão, sentam do seu lado enquanto você experimenta um sapato e de repente, naquele exato momento em que você está olhando o espelho indeciso se compra ou não o modelito, leva a bolsa que você deixou sobre a poltrona. Aí você vai para o caixa e se dá conta que sua bolsa sumiu. Pena, tarde demais!

Ser roubado na Italia é tão desagradável quanto ser roubado em qualquer outro lugar do mundo. A única diferença é que quando você for a delegacia fazer o boletim de ocorrência (aqui no Carabinieri a fare la denuncia) os policiais falam italiano. E você pode achar ruim que eles não entendem o seu português ou inglês. Mas se você pensar bem, se um italiano for roubado no Brasil dificilmente o policial vai falar italiano ou inglês, não é mesmo? Mesmo em uma cidade turística como o Rio de Janeiro ou Salvador. Então tente relaxar e ser gentil, porque gentileza gera gentileza e mau humor provoca mau humor.
Roubo de carros
Assim como os batedores de carteira, existem aqueles drogados que podem abrir o seu carro usando uma bolinha de tênis ou então quebrar o vidro da janela para roubar aquelas moedinhas que você deixou no carro.
Evite deixar coisas dentro do carro ou no porta-malas. É difícil que roubem o seu carro e mais raro ainda que aconteça um assalto a mão armada. Mas acontece muito de roubarem malas, bolsas e objetos deixados dentro dos veículos estacionados em ruas e até mesmo em estacionamentos públicos.
Em relação a assalto no semáforo: você pode parar no sinal vermelho de noite sem paranóia que chegue alguém para te roubar naqueles 2 minutos parados. Dificilmente vai aparecer alguém com uma pistola para te roubar. Aliás, não passe com o sinal vermelho porque aqui muitos semáforos tem uma câmera que faz uma bela multa para quem passa com o vermelho.
Violência contra mulheres
Eu também daria um conselho final para as mulheres que viajam sozinhas: evitem caminhar em ruas desertas, especialmente a noite. Você nunca sabe se vai encontrar um maníaco no meio do caminho… e acredite, por aqui os maníacos existem!
Conheço várias histórias de mulheres que foram “agarradas” a força em ruas desertas, seja de dia como à noite. Por isso é até melhor mudar o lado da calçada ou evitar lugares muito desertos. No caso das amigas as histórias tiveram um final feliz depois que começaram a gritar. Mas por via das dúvidas, para viver em segurança na Italia, já coloquei minhas filhas para aprenderem defesa pessoal e artes marciais. A gente nunca sabe, né?
Golpes
Quando a gente vem de fora e conhece pouco a cultura de uma cidade ou de um país pode acontecer de levar “golpes” de gente que quer aproveitar da nossa inocência. Os golpes podem ser aplicados tanto por italianos, brasileiros ou pessoas de qualquer nação. Não pense que italianos são mais honestos ou que qualquer outro povo é mais honesto, ok?
Um dos golpes mais comuns é o golpe da troca de euros, que acontece antes mesmo de você embarcar para a sua viagem para a Italia. Praticamente nos grupos do facebook existem pessoas que fazem propostas tentadoras para trocar Reais por Euros por preços fantásticos. Parece um sonho, mas você pode perder todo o seu dinheiro.
Existe também os golpes para os brasileiros que estão em busca de um trabalho na Italia, leia aqui.
Já na Italia outro golpe comum é aquele de pessoas com um colete de alguma empresa que te param na rua e perguntam: “você é contra as drogas?”. E depois pedem para você assinar uma folha e te pedem uma doação. Que você pode sempre se recusar a dar, ok?
A lista de golpes é grande. Se você já passou por algum comente abaixo.
Espero não ter aterrorizado ninguém. Não é preciso caminhar com medo aqui na Italia. Eu sempre ando pelas ruas tranquilamente com minha super máquina fotográfica, o iPhone na outra mão, diversas vezes esqueci o carro aberto e nunca tive problemas. Mas sempre fico de olho na minha bolsa e na minha segurança e na segurança das minhas filhas, afinal é melhor não dar sorte para o azar, né?
Leia também: como telefonar da Italia para o Brasil
Gostou da dica? Reservando através dos nossos links você apoia o Brasil na Italia e nos ajuda a continuar compartilhando conteúdos como este – sem pagar nada a mais por isso.
RESERVE SUA ACOMODAÇÃO AGORA
Você encontra as melhores ofertas e ainda colabora com o nosso site. Obrigada!
GETYOURGUIDE: RESERVE TRANSFERS E TOURS ONLINE
Reserve transfers, tours e excursões na Italia e no mundo com a nossa parceira Get Your Guide
CIVITATIS: RESERVE PASSEIOS E DESLOCAMENTOS
PRECISA DE INTERNET NA VIAGEM PARA O EXTERIOR?
Ganhe 5% de desconto com a Holafly com o código BRASILNAITALIA na hora de fazer sua eSIM de viagem

Roubaram todas minhas malas em Pisa, estacionamento do mercado PAM ao lado da torre.
Oi José Avelino,
Obrigada por compartilhar a sua experiência.
Realmente não pode dar bobeira porque turista distraído é um ótimo alvo.
No supermercado, enquanto tira foto daquele monumento… olho na bolsa, na mochila.
Não dá para andar sem passaporte, porque ele é o único documento válido em territorio italiano, mas esconda-o bem, quem sabe em uma pochete embaixo da roupa.
E espero que tenha aproveitado bastante a Italia. Em Palermo a gastronomia é o ponto forte, com ótimos pratos a base de peixe e frutos do mar… só de pensar deu água na boca! 🙂
Saudações da Toscana,
Barbara
Oi Bárbara, tudo bem? Passei por uma situação de quase roubo em Palermo. Viajamos para a Itália em setembro do ano passado (época que não aconselho a ninguém por causa do forte calor que enfrentamos). Estávamos eu e minha esposa no supermercado Lidl na via Roma, em Palermo comprando algumas coisas para trazer de volta ao Brasil já que nosso voo de retorno seria no dia seguinte. Minha esposa foi olhar alguns doces e eu estava olhando os molhos, já que adoro cozinhar e AMO de paixão a culinária italiana. O supermercado estava muito cheio, mais que o normal do que já havia presenciado por lá, e eu distraído olhando os molhos (cada um melhor que o outro) e de repente chegaram uns africanos ao meu lado e começaram a chegar muito perto e eu fui me afastando… Eles chegando e eu me afastando e comecei a achar estranho aquilo, quando de repente minha esposa me chamou e os dois saíram de perto e sumiram no meio do turbilhão de pessoas. Foi neste momento que minha esposa viu que minha mochila estava aberta. A sorte é que não tinha nada de valor lá, já que cartões de crédito e dinheiro sempre estavam junto comigo em um compartimento interno da pochete com a qual estava. Mas fica o alerta. Realmente acontece e se não ficarmos alertas, acabamos sendo presa fácil.