O que fazer se você perder algum documento na Italia? No Brasil você faria um Boletim de Ocorrência, o famoso BO. Na Italia eh a mesma coisa: é necessário declarar a perda dos documentos em um dos postos Carabinieri, de preferência levando consigo algum outro documento e/ou a cópia daquele que voce perdeu.

Para saber onde encontrar o Carabinieri mais próximo, visite um site como o http://www.pagineutili.it/ , digitando no campo “cosa”: “carabinieri”; “dove”: a sua cidade (no meu caso “Firenze”).

Eh importante declarar a perda/roubo do documento (fare denuncia di perdita o furto) para sua própria segurança e tranquilidade. A gente nunca sabe nas mãos de quem o documento vai parar.

Minha experiencia

Eu acabei de perder a minha patente (carteira de motorista). Estava dentro da capinha da minha máquina fotográfica, que eu esqueci hoje em algum lugar do Outlet de Barberino di Mugello, enquanto fazia comprinhas de verão. Alguém deve ter gostado do modelo de último tipo porque depois que me dei conta da perda rodei todas as lojas procurando pela dita cuja e… nada. E lá se foram máquina e patente.

Voltei para casa, almocei e depois fui a um carabinieri declarar a perda do documento. Estava uma tranquilidade, ninguém no local, nenhuma fila. Talvez seja agosto, talvez seja a cidade pacata. Apresentei a minha carteira de identidade, expliquei o acontecido e já estou com o recibo da declaração. Faltaram só duas fotos para pedir a segunda via da carteira de motorista, que levarei ao Carabinieri assim que possível.

Bem, espero que ninguém precise da informação deste post porque eh um saco perder coisas…

ATUALIZAÇÃO 25/08/08: só hoje tive tempo de entregar as fotos para a carteira de motorista no Carabinieri. Me deram um permesso provisorio para dirigir até que chegue nova patente. Deve demorar cerca de 30 dias.

ATUALIZAÇÃO 26/09/08: chegou pelo correio a nova patente. Tive que pagar Euro 16,89 ao recebê-la, mas o método de entrega foi realmente muito cômodo.

1 COMENTÁRIO

  1. Boa noite, ou bom dia! Espero que tenha lindos dias!
    Quero agradecer por tanta informação, foi realmente, maravilhoso ter "encontrado" você.
    Agora, vou te dizer coisas que talvez, te levem a pensar que sou louca ou coisa parecida!
    Tenho 60 anos, sou solteira, sem filhos, e vivo sozinha em uma casa, que cuido sozinha, lavo, passo, cozinho e ainda faço toda a limpeza da casa. Estou prestes a me aposentar, ainda trabalho como Motorista de Transporte Escolar (há
    27 anos).E….quero me mudar para a Itália e viver por aí, pelo menos 2 anos (se aguentar)e tenho quase certeza q vou ficar mesmo.
    Quero trabalhar e posso ter as seguintes atividades: motorista – em várias categorias –
    digitadora, babá, governanta de uma família, cuidadora de pessoas idosas e ao mesmo tempo motorista dessa pessoa ou da família.
    Tenho dupla cidadania, boa saúde, excelente disposição, levanto-me todos os dias às 5 da manhã e dou aquele duro,
    Tenho certeza que encontrarei uma família que me
    aceite para eu trabalhar e morar com eles.
    Convém dizer que atualmente transporto crianças com deficiência física.
    Enfim, o que acha? Como poderei começar a procurar trabalho por aí?
    Poderia, por favor, me ajudar orientando-me?
    Agradeço toda a sua atenção!
    Ivone
    por aí,

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here