A revista italiana A da semana passada (edição n. 10, 12 de março) deu 4 páginas de destaque para o Brasil. Uma matéria que convida o leitor a antecipar o verão na costa oriental da América do Sul. Sim, no Brasil. Brasil de mar verde esmeralda, de golfinhos, de ondas e dunas irresistíveis.
A matéria de viagem foi escrita por Corrado Ruggeri e eu gostei particularmente porque ao ler o texto a gente percebe que ele realmente foi ao Brasil. Não é apenas uma mistura de informações tiradas de algum catálogo de viagem (existe coisa pior?)
Apresentação
No primeiro parágrafo Ruggeri escreve: “Existe um Brasil em cada canto do Brasil, que gostaríamos que não existisse: aquele onde o sorriso de moças, e muitas vezes de menininhas e menininhos, são ofertas sexuais. Necessidade e desespero que os fazem vender a única coisa que possuem: o próprio corpo. A vergonha é de quem compra.”.
Adorei o início porque ele tem a coragem de tocar em um ponto delicado, chamando a atenção do leitor de que essa não é uma matéria para promover o turismo sexual. Ao contrário, se era isso que o leitor esperava, devia se envergonhar! Achei ótimo.
Natureza paradisíaca
As fotos são estilo cartão postal, como era de se esperar para uma matéria do gênero. A abertura era um retrato das dunas da praia de Cumbuco, a 35 km de Fortaleza. Mas o passeio de buggy em Genipabu, a 25 km de Natal; a estátua de Iemanjá, a deusa do mar e as jangadas (que ele chama jancadas!) também estão presentes.
O jornalista elogia as belezas naturais brasileiras como os mil quilômetros de praia de areia branca, onde o sol brilha o ano todo. Comenta sobre os preços razoáveis, natureza maravilhosa, e opção de escolher entre tranqulidade ou uma agitada vida noturna.
Gastronomia
Italiano em geral adora peixe, mas não se adapta a certas estravagâncias. Ruggeri por exemplo, diz que a carne seca, ou carne de sol, é até gostosa, mas leva-se dois dias para fazer a digestão!
Prefere recomendar outras iguarias dos restaurantinhos a beira mar como sopa de peixe, camarão fresco frito na hora e polvo com tomate tudo acompanhado de cerveja geladíssima. Melhor ainda na hora do pôr do sol: “Un inno alla vita e alla gioia delle piccole cose”. Hum, deu até vontade…
Leia também:
– Morro de Sao Paulo, viagem inesquecivel
– São Paulo é glamour!
– Reveillon Copacabana, Rio de Janeiro – foto 360°
– Rio de Janeiro e Ruy Castro
– Espirito Santo – Praia de Jacareipe (foto)
Gostou da dica? Reservando através dos nossos links você apoia o Brasil na Italia e nos ajuda a continuar compartilhando conteúdos como este – sem pagar nada a mais por isso.
RESERVE SUA ACOMODAÇÃO AGORA
Você encontra as melhores ofertas e ainda colabora com o nosso site. Obrigada!
RESERVE TRANSFERS E TOURS ONLINE
Reserve transfers, tours e excursões na Italia e no mundo com a nossa parceira Get Your Guide
PRECISA DE INTERNET NA VIAGEM PARA O EXTERIOR?
Ganhe 5% de desconto com a Holafly com o código BRASILNAITALIA na hora de fazer sua eSIM de viagem
carissimos italianos, fui criada por um italiano , da terra paula, calabria, sabe o que ele dizia, que veio entender a ITALIA,quando chegou ao brasil, sem perspectiva de vida nenhuma, mortyo de fome, pois a italia naquela epoca, estava como está agora, endividados, mortificados e com a altas estima em baixa. Aqui, meus senhores ele e sua familia de 5 pessooas tiveram a oportunidade de saber o que é a palavra solidadriedade, amor e espirito de luta, fizeram a sua vida e não quizeram nunca mais voltar, pois proclamavam-se brasileiros com muita honra. A italia tambem tem os seus miseravies, ior ainda são
miseraveis de fome, de respeito e de solidadriedade humana.o brasil
não precisa da italia, nos recebemos voces quando mais precisavam e e receberemos o quanto precisarem. sem mais para o momento.florevita
rj.
O que eu gostei mesmo foi sobre a “coragem” de enfrentar um assunto tão delicado como a exploração sexual de crianças e adolescentes principalmente no litoral nordestino…E Fortaleza tem coisas fantásticas como Lagoinha, Jericoacoara, Canoa Quebrada e o cearense..rsrsrs
Um forte abraço e parabéns pelo post.
Letícia
Fortaleza, Ce
Brasil
Fico feliz em ver algo positivo, e exposto desta forma, sobre o Brasil numa revista italiana. Achei interessante a abordagem sobre a gastronomia. Assim como eles acham forte nosso tempero, quem nao é acostumado com a culinária italiana acha tudo sutil … interessante estas diferenças culturais.
Adorei o post!
Ciao
@Sheee
Comentarios neste blog são muito bem vindos, sejam eles grandes ou pequenos. 🙂
Eu tenho reproduzido aqui no blog uma série de reportagens que encontro na mídia italiana sobre o Brasil. Existem aquelas que mostram o lado bom outras mostram o lado ruim.
Na verdade, falam muito sobre o Brasil e falam sobre tudo. Espero que da próxima vez você encontre pessoas mais interessantes no trem… Até o próximo post!
Fico muito feliz em saber disso, e principalmente que a visão deles em relação a nós, que parece ter melhorado (explico).
Estive na italia anos atrás (não te dizer exatamente o ano, pois fui 3 anos seguidos), e vi uma reportagem passando na tv do rio de janeiro de +- 1930, em preto e branco, uma coisa BEM ultrapassada que me deixou MUITO revoltada. Para piorar, fui do sul para Milano, e viajar de trem, sabe como é, não é dificil você conversar com uma pessoa naquelas cabines quando se esta junto. Ele percebendo que nós não eramos italianos, perguntou de onde eramos, e quando ficou sabendo que eramos brasileiros, não fez uma boa cara, e logo começou a falar da favela do Brasil. Ou seja, a imagem que eles tinham do Brasil não era NADA boa. Tá que temos muita coisa errada e talz. Mas espero que isso tenha melhorado desses anos pra cá!Beijos, e desculpa o comentário gigantesco..não me aguentei..rs
@Juliana
O Brasil sai sempre na midia mesmo. Acho interessante que contemos via blog para o mundo o que andam falando do pais tropical por ai, ne? Pena que nao vi esse programa, deve ter sido divertido. Alias, nada melhor do que sair viajando por ai…
O Brasil mandando ver na Italia!
Em fevereiro vi uma reportagem sobre o Brasil na RAI 3. Era o programa “Donna Avventura”. Um grupo de italianas (tinha até uma estrangeira no meio) que de Sao Paulo fizeram um tour por quase toda a costa brasileira, chegando até o Amazonas, se nao me engano. Quando vi a série de reportagens, elas ja estavam em Pernambuco.
Muito legal seu post. Pena que talvez nao ache a revista…
Um otimo domingo!