Imagine um dia de verão na Toscana com o céu azul sem uma nuvem, o sol que brilha forte, os termômetros que marcam 40ºC e belíssimos campos de girassóis no caminho. Esta é uma breve apresentação do meu dia de hoje. Hoje levei minha família, que veio me visitar aqui na Italia, para passear na região do Mugello, na Toscana (onde por sinal existem vários resorts, hotéis e agriturismos bacanas).

Os girassóis da Toscana

Fomos visitar Scarperia, uma minúscula cidadezinha que recebeu o título de “I borghi più belli dell’Italia” (um dos burgos mais bonitos da Itália).  Não imagine uma cidade enorme, na verdade ela possui uma rua principal com um castelo muito bem cuidado e várias lojas de facas, a especialidade de Scarperia.  Nos arredores fica também o autódromo de Mugello e um cenário maravilhoso, repleto de girassóis, como vocês podem ver na foto acima que tiramos hoje.

Scarperia – o castelo

Na verdade o castelo se chama Palazzo dei Vicari e possui uma área acessível ao público gratuitamente e uma outra área onde está o Museo dei Ferri Taglienti onde se encontram as tradicionais facas de Scarperia.

O interno do Palazzo dei Vicari em Scarperia

A faca do amor

Em algumas áreas do centro da Itália existia a tradição de oferecer facas como presente de casamento. Diz a lenda que a faca serviria para proteger o amor do casal. Um homem que oferecesse uma faca a uma mulher simbolicamente estava oferecendo a si mesmo. A faca representava também a virilidade do homem. Além disso algumas pessoas acreditavam que a faca protegia contra o mal olhado. As lâminas em geral possuíam elementos decorativos e simbólicos. Abaixo uma pequena faca à venda em uma loja de Scarperia:

A faca do amor de Scarperia à venda em uma loja

O Mugello fica a cerca 50 minutos de Florença e é muito fácil chegar de carro – mas eu recomendo usar um Tom Tom e prestar atenção nos vários radares da estrada, os chamados Autovelox. Em alguns trechos a velocidade máxima é de 50km/hora.

Os campos da Toscana

Em direção a próxima descoberta, a viagem continua, e a sensação é aquela de viver uma cena de um filme… A Toscana é linda, não é mesmo?

9 COMENTÁRIOS

  1. @Natalie
    Obrigada pelo apoio! Um abraço para todos aí do Viaje na Viagem!
    Até a próxima, abs Barbara

    @Fernando
    Os dias por aqui estão lindos ultimamente 🙂 Beijos para vc

  2. Oi Marcelo, tudo bem?
    Obrigada pela visita e pela mensagem. O Mugello fica lotado na época da corrida de moto, pena que ultimamente o Valentino Rossi não anda em uma fase muito boa.
    A área é uma delícia, né? Até a próxima, abs Barbara

  3. Oi Barbara,

    Só é possível chegar de carro? Tem alguma forma de chegar a partir de Florença de onibus ou trem?

    Abs

  4. Oi Barbara, tudo bem? Vc acha que no fim de agosto eu ainda consigo encontrar um campo de girassóis desses? O que é esse Tom Tom que vc recomenda como meio de transporte para chegarmos a partir de Florença? Obrigada desde já, Manuella

DEIXE UMA RESPOSTA