Para quem procura paisagens bucólicas, longe dos destinos lotados de turistas que visitam a Toscana entre a primavera e o outono (período abril-setembro), a dica é dar uma esticadinha até o Mugello, território nos arredores de Florença repleto de pequenos vilarejos charmosos e cheios de histórias e tradições culturais.

Foto da primavera de 2017 em Scarperia

Lá no Mugello encontra-se um dos burgos mais bonitos da Itália:  Scarperia, cujo nome indicaria “cidade aos pés dos Apeninos” (alla “scarpa” dell’Appennino, em italiano).

Scarperia fica no caminho entre Florença e Bologna e por aqui passa a via Bolognese que era uma das antigas rotas principais entre as duas cidades.

O centro histórico de Scarperia

O Palazzo dei Vicari

Durante sua visita a Scarperia, vai ser difícil deixar de notar o Palazzo dei Vicari: de longe chama atenção a torre do castelo, erguido no século XIV e restaurado após o terremoto de 1929 com fachada que hoje lembra o Palazzo della Signoria de Florença.

Palazzo dei Vicari em Scarperia

Dentro do Palazzo dei Vicari encontra-se o Museo dei Ferri Taglienti: vale a pena a visita porque além de admirar a beleza interna do palácio, você vai ver alguns exemplares de facas e tesouras históricos e aprender algumas curiosidades sobre o processo de produção das facas artesanais.

O horário de abertura do Museo dei Ferri Taglienti é o seguinte: 

Período de 1º de outubro até 31 de maio
quartas, quintas e sábados: das 10:00 às 13:00
sábados, domingos e feriados: das 10:00 às 13:00 e das 14:30 às 18:00

Período de 1º de junho até 31 de outubro
de quarta à domingo, incluindo feriados, das 10:00 às 13:00 e das 15:00 às 19:00

Fecha no dia 25 de dezembro.
Recomendo telefonar antes por via das dúvidas… O número é +39 055 8468165

Instrumento usado antigamente para produzir as facas artesanais

Scarperia é reconhecida em toda a Italia por sua vocação no setor das facas artesanais.  Ao redor do museu existem algumas lojas onde você poderá levar para casa um exemplar feito à mão como manda a tradição.

Para quem não sofre de claustrofobia, também recomendo subir na torre do Palazzo dei Vicari para admirar a vista panorâmica lá do alto. As escadinhas são estreitas, os degraus são muitos, mas a vista vale o sacrifício. Subi com meu marido e minhas filhas de 2 e 4 anos: mas aviso que somos aventureiros e sempre que vejo uma torre eles já sabem que quero subir (adoro os “arranha céus da Toscana”!).

Panorama de Scarperia visto da torre do Palazzo dei Vicari

Onde comer em Scarperia

Um restaurante onde experimentar os pratos típicos do território é a Fattoria Il Palagio: uma ótima opção seja para o almoço como para o jantar. Um ambiente acolhedor, em um edifício histórico rodeado pelo verde, bom serviço, deliciosa carne.

Relax para famílias

Quem viaja com crianças não pode deixar de fazer duas paradas importantes: a primeira é na sorveteria na rua principal da cidade, para degustar um gelato artigianale (sorvete de massa artesanal); a segunda é no parquinho a poucos passos do Palazzo dei Vicari onde os pequenos poderão correr livremente enquanto você descansa em um dos banquinhos com vista para o castelo.

O autódromo do Mugello

Todos os anos o Mugello vira destaque nos canais esportivos durante a campeonato mondial de motociclismo, o MotoGP que acontece no autódromo a aproximadamente 1 quilômetro e meio do centro de Scarperia. Por lá também acontecem testes dos carros de Fórmula 1 (leia minha experiência aqui de quando fui ver o Felipe Massa em 2012).

Se você é amante da velocidade recomendo que fique de olho na programação de eventos esportivos do Mugello Circuit (e veja como chegar ao autódromo do Mugello).

Girassóis da Toscana

Os girassóis da Toscana

Durante os meses de julho e agosto, nos arredores de Scarperia, é possível admirar os famosos campos de girassóis da Toscana. Difícil dizer com precisão onde eles estarão porque as plantações mudam de lugar de ano em ano, de qualquer modo, basta pegar o carro e sair explorando as estradinhas como fizemos no verão de 2012…

O sítio arqueológico de Montaccianico

Uma outra sugestão de passeio diferente nos arredores de Scarperia para quem viaja durante o verão é visitar o sítio arqueológico de Montaccianico: geralmente no mês de julho é possível fazer visitas gratuitas guiadas por arqueólogos para acompanhar as escavações realizadas por estudantes e especialistas da Universidade de Florença, voluntários da Associação cultural Mu.sa e estudantes do Liceo Giotto Ulivi de Borgo San Lorenzo. No caminho vale dar uma passadinha rápida em Sant’Agata.

Veja outras ideias com o que fazer e ver no Mugello.

2 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here