Planejamento de viagem nunca é uma coisa simples: é preciso pesquisar, passar horas estudando as diversas opções de itinerário, hospedagem, passeios, transporte, serviços e preços. Uma coisa cansativa, que no entanto, pode fazer você economizar muitos eurinhos. E se você quer economizar em Veneza, vale a pena dar uma olhadinha no novo city pass de cidade chamado Venezia Unica.

veneza-viagem

O que é o Venezia Unica

venezia_unica

O Venezia Unica oferece uma série de pacotes de serviços para os turistas em Veneza (existe também uma versão para os residentes em Veneza, mas não é o nosso caso, né?).

Você pode ir adicionando os pacotes de acordo com as suas necessidades e pagará um preço final já determinado para usufruir todos esses serviços. Obviamente a grande vantagem de comprar a Venezia Unica é a economia porque comprando os pacotes você pode economizar até 30% em relação aos preços normais praticados em Veneza.

Você compra tudo online de forma segura e receberá depois um voucher com um código de reserva (PNR) que será necessário para retirar as passagens compradas, entrar nos lugares escolhidos por você e usar os serviços selecionados.

Para utilizar os meios de transporte público você insere o seu PNR em uma das máquinas automáticas da ACTV ou pode apresentar o seu voucher com o código PNR em um dos vários Pontos de Venda  da cidade. Você receberá um cartão para usar os serviços na cidade.

Para quem já tinha ouvido falar na Venice Card, o Venezia Unica é a sua evolução.

As opções de pacotes do Venezia Unica em 2016

O site oficial do Venezia Unica oferece diversas opções para montar o seu city pass:

Musei & Chiese (Museus & Igrejas)

Dá direito a entrar nos principais museus e igrejas de Veneza, pelo período de 7 dias e ainda por cima evitando as eventuais filas (entrada prioritária). Existem 3 opções do pacote Musei & Chiese:

  1. Museum Pass Normal – Euro 24,00 (entrada em todos os 11 Museus Civicos de Veneza incluindo o Palazzo Ducale)
  2. Museum Pass com desconto – Euro 18,00 (para estudantes menores de 26 anos-Rolling Venice – maiores de 65 anos)
  3. Museus da Piazza San Marco – Euro 19,00 (ingresso nos quatro museus da Piazza San Marco: Piazzo Ducale + 3 museus cívicos da Área Marciana).
  4. Museus da Piazza San Marco com desconto – Euro 12,00 (para estudantes menores de 26 anos-Rolling Venice – maiores de 65 anos)
  5. Museus das Ilhas – Bilhete inteiro – Euro 12,00 (um único ingresso para visitar o Museu do Vetro di Murano e para o Museu do Merietto di Burano.
  6. Museus das ilhas com desconto – Euro 8,00 – (para estudantes menores de 26 anos-Rolling Venice – maiores de 65 anos)

Ingressos grátis para crianças de até 5 anos de idade e para pessoas com deficiência e acompanhante. Ofertas especiais para famílias (a partir de 2 adultos e uma criança de 6 a 14 anos).

Para saber mais sobre museus e opções de desconto no site Venezia Unica.

Confira também opções de tours em Veneza com opções em grupo ou particulares e também em língua portuguesa.

 

veneza-palazzo-ducale

Transporte  público – ACTV

Você pode comprar a passagem turística vendida por tempo que te dá direito a usar toda a rede de transporte público da ACTV na área da Cidade de Veneza. Inclui as linhas de vaporetto ACTV: Venezia, Lido e Ilhas e os ônibus ACTV de Mestre, Marghera e terrafirme. Não é válido para as linhas de/para o aeroporto Marco Polo de Veneza. Opções de duração do bilhete a partir da primeira validação:

  • Passagem 75 minutos – Euro 7,50
  • Passagem 1 dia – Euro 20,00
  • Passagem 2 dias – Euro 30,00
  • Passagem 3 dias – Euro 40,00
  • Passagem 7 dias – Euro 60,00

A passagem que você comprar online poderá ser retirada nas bilheterias automáticas da ACTV ou nas bilheterias da Hellovenezia.

veneza_transporte

Transporte Aeroporto de Veneza (Marco Polo)

Existem dois tipos de transfer público de/para o Aeroporto Marco Polo de Veneza: uma via terra firme, com os ônibus ACTV e a outra via mar com as linhas Alilaguna. Você pode comprar online os trechos individualmente ou a passagem ida e volta (em italiano A/R = Andata e Ritorno).

  •  ACTV – Transfer Aeroporto (corrida simples de 75′) – Euro 8,00
  • ACTV – Transfer Aeroporto (ida e volta – 2 viagens) – Euro 15,00
  • ALILAGUNA – Transfer acqueo Aeroporto/Venezia (ida e volta) – Euro 27,00
  • ALILAGUNA – Transfer acqueo Aeroporto/Venezia – corsa singola – Euro 15,00

Transporte do porto de navios turísticos até a Piazza San Marco

Você pode comprar online as passagens nos barcos de alta velocidade (aliscafo) que colegam a Stazione Marittima (o porto onde estacionam os navios de passageiros) até a Piazza San Marco:

  • ALILAGUNA – Transfer Stazione Marittima / Venezia (corsa A/R) – Euro 15,00
  • ALILAGUNA – Transfer Stazione Marittima/Venezia (corsa singola) – Euro 8,00

Estacionamento Piazzale Roma

É possível pagar antecipadamente o estacionamento: basta inserir a data de entrada e de saída do veículo. O valor varia de acordo com a dimensão do carro:

  • Estacionamento 24 horas ONLINE para carros de largura até  185 cm – Euro 23,40
  • Estacionamento 24 horas ONLINE para carros de largura maior que 185 cm – Euro 26,10

Internet wi-fi

O serviço de internet wi-fi em Veneza é disponibilizado por tempo:

  • 24 horas – Euro 5,00
  • 72 horas – Euro 15,00
  • 7 dias – Euro 20,00

Acesso aos banheiros públicos

Existem duas opções de pacotes para entrar nos banheiros da VERITAS:

  • Opção 1 dia (2 entradas) – Euro 3,00
  • Opção 7 dias (7 entradas) – Euro 9,00

Esse é um resumo dos principais serviços disponíveis da Venezia Unica para turistas. Pode fazer suas contas para ver o que vale a pena incluir na sua viagem.

E você, já usou a Venezia Unica? Compartilhe sua experiência e dicas com a gente!

7 COMENTÁRIOS

  1. Boa tarde.
    Vi no site Venezia Unica que viajantes entre 6 e 29 têm também direito ao Rolling Venice Discount Card, mas li em outro lugar que o jovem precisaria ser estudante. Eu teria direito ou é só para locais? Iria comprar a versão que só inclui transporte, não museus, por 29 euros.

  2. Estarei em Veneza(04 Pessoas) de 09 a 13 de setembro 2016, é possível comprar pessoalmente passages turística ? Em que local?

DEIXE UMA RESPOSTA