“Sou estudante de odontologia e estou interessado em exercer a minha futura profissão na Itália…quais são as possibilidades e os passos iniciais pra conseguir meu objetivo? tem muitos dentistas brasileiros por aí?” – Renato Bold

Olá Renato, tudo bem? Eu não sou uma especialista em odontologia, mas posso te dar algumas dicas. Para exercer a profissão de dentista você deve ser reconhecido como tal. O primeiro passo seria procurar uma Universidade Italiana, escolher um curso que seja o mais próximo possível do que você fez/faz e pedir o reconhecimento do seu título de estudo (caso seja já formado) ou a transferência de curso do Brasil para a Italia.
Lógico que para fazer o tal pedido, você deve estar munido de uma série de documentos já traduzidos e legalizados por um Consulado Brasileiro. Para se informar melhor sobre esse passo-a-passo, visite o site do Consulado Italiano de São Paulo ( procure seção Legalização de Títulos ).
Quando entregar todos os documentos para a Universidade Italiana, eles vão comparar matéria por matéria do curso que você já fez com aquelas do curso italiano escolhido. As matérias similares serão creditadas, as matérias diferentes você terá que refazer na Universidade escolhida. O problema no caso da Odontologia é que geralmente o curriculo brasileiro é diferente do italiano e pode ser que você tenha que refazer quase toda a faculdade!
Imagine a complicação no caso de um dentista já formado há muitos anos no Brasil: seria como recomeçar os tempos de faculdade. Você tem a vantagem de estar vivendo exatamente agora esta fase, então pode ser uma boa idéia que você não deve deixar para depois.
Eu não conheço dentistas brasileiros que exerçam a profissão na Italia, mas o primo da minha amiga estava passando por todo esse processo de reconhecimento em Torino, se não me engano.
Sobre dentista na Italia: tratar os dentes por aqui custa caro. Ao contrário da medicina, este não é um serviço público, e sim privado. Conheço muita gente com dente torto, amarelíssimo de tanto café e até sem dente! É uma coisa cultural.Tem gente que não tem dente, mas não perde a ocasião para torrar euros em roupas de grife, carro, mimos e bibelôs.
Por outro lado, os dentistas que existem ganham muito bem. Haja visto o meu, que por uma simples limpeza cobra algo entre €65 e €80.
Para você que está começando, seria indicado começar com um estágio em algum consultório bacana. Mas tenha sempre em mente que além da boa formação, você tem que dominar o italiano porque estará concorrendo com candidatos que falam fluentemente a língua. E é bem difícil atender um cliente se você não consegue se comunicar com ele, entende?
Enfim, com bastante suor e determinação, tenho certeza que você conseguirá atingir o seu objetivo (se não desistir dele no meio do caminho). Conquistará um título reconhecido em vários países do mundo e poderá optar por viver na Italia por muuuuito tempo, onde a qualidade e estilo de vida são absolutamente diversos do Brasil.


5 COMENTÁRIOS

  1. Eu sou Portugues e Médico Dentista, sabe de algum contacto em Italia para exercer a profissão? muito Obrigado

  2. olá!!!!!!!!!!!!

    Gostaria de saber se existe………..(tecnologo em saúde bucal ) na Italia, pois é uma profissao nova aqui no brasil..

  3. Sou brasileira com dupla cidadania Europeia, gostaria de exercer minha profissão (cirurgia dentista), em Milão. Como faço?

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here