No último post a Juliana escreveu pedindo dicas de cursos de italiano em Piacenza. Eu, particularmente, não posso dar a minha opinião pessoal sobre um curso lá porque nunca estudei em Piacenza e nem conheço ninguém que tenha estudado. No entanto, Juliana, posso te ajudar a procurar.

Fuçando na internet descobri o site “Educazione degli Adulti” ( http://www.indire.it/eda/home.php ), seção Corsi. Em seguida, clique em Corsi a favore di cittadini stranieri per l’Integrazione Linguistica e Sociale, Selecione a região onde está inserida Piacenza (é na Emilia Romagna!) e de lá selecione Piacenza.

Como eu estou de muito bom humor hoje, resolvi telefonar lá para você e saber mais informações. O curso custa € 20 (vinte euros!) e dura de outubro até junho, duas vezes por semana. É um curso financiado pela UE ou pelo governo. Você precisa estar com o seu permesso di soggiorno em dia e a inscrição deve ser feita na sede. Bem, agora falta você ver se é perto de onde estará, se é cômodo, quem serão seus coleguinhas. Boa sorte!

Para quem quiser saber sobre outras cidades, pode fazer o mesmo percurso que disse para a Juliana, mas selecionando a região da sua atual ou futura cidade.

PS. repare que pode ser que o curso nao seja no centro de Piacenza, mas em algum “paesino” nos arredores. certifique-se onde vc mora e onde eh o curso, a distancia em km (vc pode pode ver isso com Tutto Citta, link a direita de BRASIL NA ITALIA)

14 COMENTÁRIOS

  1. Bem, já nas áreas das curiosidades e pra melhor analisar o teu ponto de vista eu ficaria muito contente se pudesses dizer qual a tua idade (ou faixa etária se quiseres manter segredo =]) e tua area de atuação e quando e porque foi pra itália. Acho que isso seria bm interessante para melhor entender como você vê as coisas por ai.

    Abraços,

    K

  2. hahaha… Na Italia existe a privacy e minha vida pessoal não é da conta de ninguém. Se você achar as dicas do site úteis, use-as. Se forem inúteis, ignore-as. E se quiser agradecer pela minha boa vontade grátis, compre sua passagem aérea através dos quadradinhos de publicidade do meu site! 😛

  3. O único problema é não saber teu nome pra agradecer…mas mesmo assim: Muito Obrigado!!
    A dica da escola foi muito útil, já deixei tudo anotado pra quando chegar lá procurar…
    E enquanto não chego, fico me deliciando com os posts, que só me fazem ficar mais ansiosa pra chegar nesse maravilhoso país!!

    Beijo grande

    Juliana

  4. Bem, como eu disse, na verdade não faz muita diferença para mim um nome, mas serial legal saber a tua faixa etaria e a tua área de atuação para poder melhor compreender os teus pontos de vista.

    K

  5. Gente aqui é lindo, estou a quase vinte dias, Piacenza é linda e Milao também. Vivo em Castel San Giovanni e vou mudar para Piacenza, meu namorado trabalha lá e vamos comprar uma casa, porque em Piacenza tem muito mais empregos que em Castel San Giovanni, pra mim, claro! Pretendo fazer este curso, o preço está ótimo, em Milão são 300 euros(quase 900 reais), ufff! Sem contar as passagens de trem ou ônibus. Não tenham medo de virem viver aqui, tudo é diferente, eu estou vivendo um sonho… Desejo sorte e felicidade para todos que decidirem viver aqui, sem se esquecer que somos brasileiros com muito orgulho, com muito amooooooor!!!!!!

  6. Oi Rejane,
    Obrigada pelo depoimento.
    Que este seja só o início… 🙂

  7. Oi,
    sou estudante de gastronomia e faço um cursinho de italiano no Brasil. Queria compartilhar esperiências e dicas, porque estou me programando para ir fazer um estágio na Itália, mas ainda está tudo indefinido, ou seja, não sei para qual região ir. Se puderem me ajudar.. agradeço desde já!!
    Abraços.

  8. Muito boa info sobre o curso.
    Não sei se é minha lente que está muit velha, mas em ““Educazione degli Adulti” ( http://www.indire.it/eda/home.php ), seção Corsi.” não achei esta seção CORSI.

    Procurei mesmo… tem help?

    Agradeço

  9. Olá,tenho 16 anos sou auxiliar de administração vou fazer um curso de italiano na escola Torre di Babele,gostaria de saber se vocês conhecem, eu tenho familia em Napole e a escola é em Roma gostaria de saber tambem se é muito distante pois ja morei em napole mais eu era tão criança que não lembro bem a distancia se alguem puder me ajudar.

    desde já agradeço

    Bjs Thaynara

  10. Olá dia 11 de março estou indo para Parma…
    quria um curso de italiano nesta região..se tiver alguem que possa me ajudar,agradeço de coração!
    qualquer informação sobre italia,passeios,noites,bares..qlq coisa sera muito bem vinda…
    obrigado

  11. Oi! Meu nome eh Regina. Procuro curso de italiano para Brasileiros em Palermo – Sicilia. Se alguem poder ajudar…

    Obrigada!

  12. Ciao amici brasiliani! volevo raccomandarvi la nostra scuola di lingua e cultura Italiana in Abruzzo, una regione poco conosciuta ma per questo ancora più bella , i nostri corsi prevedono lezioni di lingua e cultura italiana, attività ricreative, escursioni guidate ed alloggi, visitate il nostro sito per saperne di più http://www.scuolanuovarcadia.it
    …o pessoal fala portugues!
    vi aspettiamo

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here