A maioria dos brasileiros que conheci na Italia não tiveram dificuldade em encontrar um trabalho nos seus primeiros dois meses de estadia no país. É verdade que esses brasileiros que conheci se estabeleceram em cidades de Roma para cima. No sul, costumam dizer nos jornais que “não tem trabalho”. Se é verdade ou não, eu não saberia dizer.

Também quero ressaltar que o trabalho geralmente são tarefas simples como vendedor de loja (se você falar inglês), garçom, atendente de call center, babá de crianças ou velhinhos.

Por que eu não consigo achar um emprego na minha área?

Não quero dizer que é impossível no início, mas é muito difícil. Por vários motivos:

– os títulos de estudo, diplomas universitários brasileiros não valem nada na Italia
– você tem como concorrentes italianos que se formaram em universidades italianas, reconhecidas em todo mundo
– existe a dificuldade inicial da língua
– a forma de trabalhar do italiano é diferente da brasileira, são diferenças culturais que precisam de um pouco de tempo para serem “absorvidas”
– geralmente você terá que começar com um estágio, será um recomeço e a remuneração vai ser baixa (você não consegue viver deste salário e teria que ter ou ajuda da família ou uma verba importante sua separada anteriormente)
– é importante também fazer cursos aqui na Italia

Quais profissões são mais fáceis para encontrar um emprego na Italia?

Aquelas que dependem menos da língua. Se você é um professor de português, jornalista, escritor será muito complicado encontrar um emprego na Italia porque por mais que você estude italiano, para exercer a profissão não pode cometer o mínimo erro de ortografia. Aqui não existe um grande interesse por aprender português (espanhol é já diferente, tem uma grande aceitação). Então uma opção seria continuar trabalhando com o Brasil , o que não é exatamente o máximo.

Já se você trabalhar desenvolvendo sites super transados, seguindo o top da tecnologia mundial e entender tudo de linguagem e programação, talvez tenha um pouco mais de facilidade porque trabalha com uma linguagem universal. Mesmo assim, existem particularidades em quase todas as áreas.

Enfim, venha consciente que é preciso RECOMEÇAR.

139 COMENTÁRIOS

  1. Ola,

    – Hoje quanto tempo o pessoal que conhece est'a conseguindo emprego por ai? No post acima falou que em setembro de 2007 em media levava dois meses pra ter um emprego "generici", e hoje? mais facil, mais dificil? a mesma coisas para esse tipo de emprego, que nao seja em area especializada?

  2. se alguém puder ajudar a arrumar um emprego na Itália ,poderia me informar, Eduardo Chiavelli

  3. ESTOU INDO PARA ROMA EM DEZEMBRO GOSTARIA DE AJUDA DE BRASILEIRO QUE VIVEM AI PARA ME DA UMA FORÇA OK
    ATE MAIS !!!!!

  4. Olá, sou manicure, e adoro cozinhar… pretendo buscar algo novo este ano… estou pensando em ir trabalha na italia, se alguém souber de algum emprego nessas aréas, serei grata!

    meu contato é:
    Orkut: Débora Duarte
    e-mail: debora.rduarte@hotmail.com

    obrigado!

  5. oi estou indo p italia em fevereirocom meu namorado,vou p passear e ver como realmente funcionam as coisas la em relaçao a morar,trabalhar,pq aqui no brasil tenho uma vida instavel mas esculto meus amigos contarem mil maravilhas de muito trabalho e muito dinheiro mas quero tirar minhas duvidas la,antes de ir de vez para morar,alguem tem alguma dica ? obg

  6. Mil maravilhas de trabalho na Italia me parece um pouco exagerado, especialmente em um momento como este onde a Italia ainda está tentando sair da crise.
    Um passo por vez é uma boa idéia. Venha, conheça, distribua alguns curriculuns se quiser e aguarde retorno.
    Um chip de celular (se chama SIM) pre pago pode facilitar as coisas, assim vc tera pelo menos um numero de telefone italiano.
    abs e boa sorte,
    Barbara

  7. Gostaria de saber se é facil um açogueiro brasileiro conseguir emprego nesta area na Italia.E tambem para aux. administrativo em Distribuidor de lentes para oculos.

    obrigada

  8. Ola meu nome è Silvio,
    estou indo para a Italia em junho, estou me preparando.
    E gostaria de saber como esta o trabalho para brasileiros ai e se alguém pode me dar uma força, qndo estiver ai nesse lindo país.

    e-mail: vevet_alves@hotmail.com

  9. Olá, ja morei na Italia por sete mêses, ja falo um pouco, o basico, agora quero retornar e tentar um trabalho la. Ja tenho a Cidadania Italiana tambem, alguem pode me ajudar?…Obrigado!! e-mail: juniorkid@hotmail.com

  10. Neste momento não é fácil encontrar trabalho na Italia porque ainda existe uma grande crise por aqui e muitas pessoas ainda estão perdendo emprego. Não significa que seja impossível, mas é bom pensar e planejar bem a viagem para não acabar transformando um sonho em pesadelo.

    Sobre açougueiro na Italia, a maioria dos açougues sao de origem familiar e conduzidos pelos próprios proprietários. De qualquer modo, existem sempre os supermercados, como Esselungua que inclusive treinam seus funcionarios antes de contratá-los.

    Boa sorte a todos aqueles que vem por aqui. O segredo é mostrar boa vontade para trabalhar e ir diretamente até o empregador. Ofereça-se e mostre disposição. 🙂 Tudo é possível, embora nem tudo seja fácil.

  11. Estou começando a faculdade agora e estou me preparando pra em 2012 ir passar pelo menos 6 meses na Itália. Não tenho descendência Italiana, mas tenho Alemã (estou tentando providenciar a cidadania, mas não é garantido). Queria saber se é difícil pra uma brasileira sem descendência conseguir emprego, se realmente faz diferença?! E mais uma coisa: Não queria ir pra lá sem saber BEM o que vou fazer quando chegar, queria saber se indicam ou conhecem alguma agência ou moradores de lá que estejam dispostos a ajudar a agilizar tudo (moradia, emprego, adaptação, etc.)
    Se puderem entrar em contato por este e-mail ficaria MUITÍSSIMO agradecida: carolinemanjubah@hotmail.com

  12. Caroline,
    Faz diferença ter cidadania europeia na Europa. Sem cidadania voce pode ficar no maximo 3 meses na Italia como turista. Suas alternativas sao um visto de estudante (pode trabalhar no maximo meio periodo) ou um visto de trabalho, que eh dificilissimo de obter.

    Eu particularmente nao confio muito em agencias que prometem moradia, emprego e adaptaçao. Mas se algum outro leitor tiver uma sugestao, fica ai o convite para publica-la aqui.

    Um abraço e boa sorte

    Barbara

  13. oi boa tarde!!! sou um grande apreciador de ópera,nao sei muito o italiano,mas conheço algumas palavras,gostaria de me especializar,e trabalhar enquanto aprendo e conheço mais a respeito,tenho decendencia espanhola,mais nunca fui atras,tambem nao tenho muito dinheiro pra isso.rs……..gostaria de saber entao, como faço pra conseguir e quanto gastaria……..por favor ,se alguem puder me ajudar meu email é wilsomnadaleto@hotmail.com……….obrigado

  14. Boa noite, pessoal!
    Quero ir morar na itália e tenho pronta toda documentação pra requerer a cidadania.O processo aqui no Brasil está lento então pensei em ir logo pra Itália e dar início por lá. Vocês podem me dizer como estão as condições atuais para realização destes trâmites?É mais seguro para conseguir trabalho tendo o direito a residir no país enquanto se aguarda a cidadania? Qual a melhor cidade para morar visando agilizar o processo e quanto tempo, em média, está levando para ficar tudo pronto?
    Muito grata pela atenção,
    Marúcia!
    email e msn: maruciaids@hotmail.com

  15. Olá,
    Bom, me chamo Michele e moro em São Paulo.
    Estou pretendo ir para a Italia em Julho, já tenho onde ficar por lá, na casa da tia do meu namorado.
    Gostaria de saber como faço para começar a procurar um serviço por lá, por onde começar.
    Nao tenho muita noção de Italiano e por isso acho que vai ficar mais dificil. Mas pretendo procurar um serviço… Pode ser qualquer serviço digno. Vocês poderiam me dar algumas dicas.

    Contato: cheleap@gmail.com ou michele_se@hotmail.com

    Aguardo retorno.

  16. ola me chamo karol estou indo para italia agora em março 2010…eu ja falo italiano estive ja em roma,mas agora vou para milano!!ja esta passando essa crise de emprego na italia soube…mas so acredito vendo…estou indo para estudar no maximo 1 ou 2 anos!! mas eu soube que não se pode estudar e trabalhar ou uma coisa ou outra as duas não!!…caso faça isso estara trabalhando clandestinamente e podera ter problemas com as leis italiana… meu email e karoline.moraes.rj@hotmail.com

    seria grata de saber mas coisas
    e o mas importante trabalho!!obrigada e bom 2010 para todas seja aki ou na italia ou na espanha ou sabe se la onde…srsrs bjus boa sorteeeeeeeeeeeee!!
    buona fortuna a tutti!!

  17. OI Karol,
    Voce pode estudar meio periodo e trabalhar meio periodo com visto de estudante.
    Respondi suas outras duvidas no outro artigo sobre agencias de emprego. Boa sorte.

  18. Oi estou cursando arquitetura e urbanismo procuro emprego nestas áreas ou projetista na Italia, to muito a fim de ir ou em qualquer outra área, se alguém estiver procurando só mandar e-mail para felipeconsul@hotmail.com.
    Grato

  19. Oi ,tudo bem? sou do Rio de Janeiro.Tenho 20 anos ( me chamo Bruna ) fui para Itália quando eu tinha 16 anos fiquei 3 meses na casa da minha tia! Aprendi a falar ,mas com o tempo eu perdi a noção … eu ainda prático por causa do meu tio , do meu primo e de alguns amigos que arrumei lá . E eu pretendo ir para lá este ano arrumar um emprego na minha aréa de web designer… para tentar fazer a minha faculdade!será que consigo? me ajuda …
    nuna.ventura@hotmail.com

    beijos!

  20. Olá, me chamo giovani
    Tenho todos os documentos pra conseguir a cidadania italiana. E pretendo ir morar na italia daqui uns dois anos pois estou começando o curso de italiano. tenho algumas duvidas.
    quanto tempo demora pra sair a cidadania ai na italia se eu apresentar todos os documentos?
    sou soldador é facil conseguir um emprego com essa profissão? e qual é o salario?
    é verdade que os italianos são muitos racista em relação aos brasileiros?
    se alguem responder essas questões vou ficar muita agradecido pois é importante pra min saber sobre isso. muito obrigado

  21. OLÁ BÁRBARA ! BOA NOITE ! SOU DESCENDENTE DE ITALIANOS ( MEU BISAVÔ ERA ITALIANO E VEIO PARA O BRASIL ) E AINDA NÃO TENHO A CIDADANIA. MORO EM SP , TENHO 38 ANOS, CASADO E SOU DESENHISTA DE HQ,S E TRABALHO PARALELAMENTE NA ÁREA COMERCIAL COMO COORDENADOR DE VENDAS – CALL CENTER – MAS DEVIDO A PÉSSIMA QUALIDADE DE VIDA AQUI NO BRASIL, TENHO PENSADO SERIAMENTE EM MUDAR DE ARES E IR MORAR NA ITÁLIA. GOSTARIA DE SABER AGUMAS ORIENTÃÇOES COMO POR EXEMPLO SITES DE AGENCIAS DE EMPREGOS AÍ DA ITÁLIA, POIS GOSTARIA DE CADASTRAR MEU CURRÍCULO EM ITALIANO, E LOGICAMENTE AS MELHORES CIDADES PARA SE CONSEGUIR UM TRABALHO MAIS RAPIDAMENTE. MUITO OBRIGADO DE ANTEMÃO PELA AJUDA. ATT CICERO OTONI MEUS ENDEREÇOS DE E-MAIL – cicero.lotoni@yahoo.com.br – SÃO PAULO – SP

  22. esse povo ta doido querendo ir pra italia fazer o que eu moro la tem 4 anos tenho filho italiano aquilo la e so ilusao qualidade de vita quem faz e a pessoa ……….

  23. Boa noite a todos!!!

    Estou indo para Itália no mês de novembro para ficar definitivo.

    Vou como turista chegando no pais que irei olhar a papelada para a minha cidadania pois as documentações do meu avô foram queimadas e único meio e de consegui a certidão dele e indo no cartório da cidade dele.

    So que sou meio louco com as coisas que faço e por isso irei com a cara e coragem..

    Queria saber a mais ou menos quanto tempo arrumo emprego..

    Tenho a minha área que e informática (Digitação, Técnico em inf.) e a noite sou DJ.

    Então pretendo sair no primeiro dia para procurar um emprego.

    Quais são as áreas mais fáceis de arrumar um emprego?

    Muito obrigado pela atenção!
    Thiago Chiericatti

  24. bem eu sou casada com um italiano e moro aqui na italia acho q o brasil e bem melhor na questao de muitas coisas clima e diversao talvez trabalho, o brasil estar cresçendo dependo da sua eficiençia, aqui as pessoas sao muito organizadas e exigentes muitos sao preconceituosos com brasileiros eles tem outra mentalidade totalmente diferente da brasileira algums italianos tem trabalho aqui mais querem ir para o brasil fazer a vida por la pq acham bem melhor o brasil. na questao de tudo, eu sou dançarina profissional ia viajar para portugal e talvez para venezia aqui,na italia nao vim antes porque conheçi meu marido e desisti de dançar, vim do mesmo geito para aqui mais para fazer a vida de dona de casa mesmo, entao como eu ja fiz uma escolha e nao posso mais voltar atras eu estou estudando ingles ,ja sei o basico,mais eu penso aqui e dificil,eu quero trabalhar aqui ja sei como pensam eles e como sao se voçe souber alguma coisa me ajude tenho 19 anos luana_gata_rl@hotmail.com

  25. estou pretendendo ir para italia gostaria de saber o seguinte tenho 3 meses como turista,mas se eu aranjar um emprego o que faço para permanecer na italia,como faço para obter um visto definitivo.gostaria de trabalhar como baba,ou cuidar de velhinhos.mas posso trabalhar em outras coisas por favor me ajude me mande resposta um grande abraço. meu email é esse/ adriana.dantas40@yaho.com.br

  26. meu nome e michele.vou trabalhar na italia no mes de julho,ja tenho onde morar quero alguem para dividir a casa onde vou ficar,de preferencia que seja mulher…interessados mandem email michele.ml@hotmail.com

  27. olá, me chamo Fabrício tenho 23 anos, desde criança sempre tive o sonho de conhecer a Itália, agora quero ir pra ficar. gostaria de saber se alguém poderia me ajudar com hospedagem nos primeiros meses, até eu conseguir um emprego.vontade a mim não falta, podem acreditar.
    meu e mail bil_crazy@hotmail.com
    toda e qualquer informação é válida. grazie mille!

  28. Olá,

    estou querendo ir trabalhar na Itália, tenho meu namorado que já mora em Vicenza,ele é brasileiro..mas joga bola lá.Eu nao falo absolutamente nada em Italiano,ou outra lingua..apenas o portugues.E tenho apenas 18 anos,seria dificil de encontrar um emprego? se souberem de algo,por favor,entre em contato.

    Pâmela
    pam.peters@hotmail.com

  29. Oi,sou marcos gostaria de trabalhar de moto boy na Italia gostaria de saber qual o primeiro passo e os procedimentos que devo fazer obrigado!

  30. Oi Marcos, tudo bem?
    Em Florença, as empresas usam pouco o serviço. Pelo menos estou comparando a minha agencia de Sao Paulo com a minha agencia em Florença. Os motoboys na Italia trabalham principalmente com delivery de pizzarias e restaurantes.
    O primeiro passo eh se informar direitinho sobre a sua carteira de motorista, eh muito provavel que vc tenha que tirar sua carteira novamente na Italia. Procure aqui no blog os artigos sobre carteira de motorista na Italia. Uma otima discussao.
    Boa sorte
    abraços

  31. Olá meu nome é Penélope
    morei 13 anos na Itália
    só que voltei para o Brasil
    queria voltar para Itália
    para morar e trabalhar lá,
    sei que só tem um jeito já que não
    vou casar com um homem lá,
    o jeito é conseguir um emprego
    que eles façam seu documento
    mas tem que ser aqui no Brasil,
    que agência seria essa??? eu moro
    no rio de janeiro. aguardo respostas.
    atenciosamente.

  32. Eu nao conheço nenhuma agencia. Dependendo do tipo de trabalho, vc pode mandar seu cv diretamente para empresas italianas.

  33. oi …estou desesperada ,tenho um primo q esta na italia e nao sabe falar direito a lingua ,e nao tem emprego e nem aonde ficar .porfavor me ajudem ,ele e um rapaz honesto e esta desamparado …como posso fazer para ele arranjar um emprego de qualquer coisa ai ..meu tel e 26978300,por favor se alguem poder ajudar a ele ,seremos eternamente gratos

  34. Ola gostaria de saber como esta o mercado de trabalho para manicure, depiladora e cabelereira na italia, é muito dificil conseguir um emprego nessa area?

  35. Boa noite! tenho 29 anos e tenho um sonho enorme de trabalhar na Italia,sou eletricista de manutenção e de instalação (comercial,residenciale industrial)quais são as chamces de eu emgressar em uma area de trabalho?
    E se tiver algum brasileiro moramdo na Italia que quizer e puder me ajudar vou deixar meu contato.um abraço a todos.

    tony.car81@bol.com.br

  36. Quero muito arrumar um emprego na Italia, gostaria de saber se alguém tem algum tipo de contato, ou conhece empresas que levam mão de obra brasileira!
    Grato desde já.

    Calebe Valverde

  37. bom meu nome é luiz fernando tenho 22 anos e tenho vontade de ganhar algo na vida na europa principalmente na italia sou sou formado em tec em radiologia e em segurança tenho experiência , servi ao exercito brasileiro de 2006 a 2010 por 04 anos sair recentimente
    se alguém quiser me dar uma oportunidade entre em contato comigo agradeço …
    l.fernando_2010@hotmail.com
    nandinhocearamor2008@hotmail.com

  38. Olá, sou programador de sistemas aqui no Brasil e gostaria de indição de empresas que atuam nesta área na Itália.

    Alguém pode ajudar?

    Robson
    opibert@globo.com

  39. Olá.
    Sou maestro formado, embora sei que diploma na Itália de nada serve, pelo menos no papel. Sou cantor lírico, muitos trabalhos reconhecidos no Brasil (portifólio e curriculo) e quero me aventurar na Itália. Gostaria de saber como é o campo de emprego nessa área aí, e o que posso levar para adiantar esse mecanismo de entrevistas de emprego, estágios, etc.
    Grato.
    inarleycarletti@hotmail.com
    Por favor, quando puder, me responda.

  40. Meu nome é Rosalba. Tenho Mestrado em Educação pela Universidade Britânica de Londres e gostaria de saber se este título me ajudaria, de alguma forma, a conseguir um emprego na Itália.
    Agradeço a quem puder me dar uma resposta.
    Obrigada.
    contato: rfamaral._@hotmail.com

  41. Olá me chamo Erica, sou formada comissária de vôo e sou pofessora,mas as coisas aui no Brasil não estão nda fácil,já tive a oportunidade de conhece a Itália e ///suiça gostaria de poder residir trabalhar e estudar lá sou muito esforçada, se alguem souber de alguma vaga de babá gaçonete por favor entrar em contato email:ericalugano@hotmail.com.A todos boa sorte.

  42. OLA
    SOU TORNEIRO MECANICO, TENHO 48 ANOS E GOSTARIA DE ARRUMAR EMPREGO NA MINHA AREA OU QUALQUER OUTRA, POREM TENHO FAMILIA QUERO LEVA-LA COMIGO MINHA ESPOSA E TRES CRIANÇAS, MINHA ESPOSA TAMBEM QUER TRABALHAR

    CONTATO
    RODBEM.BELLIZZE@HOTMAIL.COM

  43. Sou web designer e estou me formando ainda este semestre em Design. Pretendo ingressar no curso de mestrado em Design Gráfico em Firenze porém gostaria de saber quais as implicações para me manter financeiramente no local. É fácil trabalhar na área? E visto para trabalho, o que é preciso?

    Abraços
    Thais Aquino

  44. Olá, tenho 39 anos e sou solteira. Sou formada em Marketing, e técnico em análises clínicas, onde trabalho alguns anos. Sempre tive vontade de conhecer a Itália por ser descendente. Não tenho filhos nem namorado. Gostaria de saber se seria possível arrumar trabalho na área de técnico em análises clínicas, ou até em outra área, e se teria algum problema com a minha idade. Obrigada!

    Sidydallabona@hotmail.com (Blumenau-SC)

  45. OLÁ
    MEU NOME É GUSTAVO PITON,TENHO 22 ANOS SOU MECÃNICO AUTOMOTIVO AQUI NO BRASIL E GOSTARIA DE INDICAÇÃO DE EMPRESAS QUE ATUAM NESTA ÁREA NA ITÁLIA.

    ALGUÉM PODE ME AJUDAR ?

    G_PITON@YAHOO.COM (CAMPINAS-SP)

  46. Olá, ja tenho a cidadania italiana. Gostaria de saber como posso fazer para enviar um Curriculum para empresas na Itália? Vc conhece alguma forma online e pratica? Mto Obrigado!!

  47. Olá, sou de Goiania – Go e estou pensando nas possibilidades de ir morar na Italia tenho 28 anos e so falo portugues, topo qualquer trabalho
    e tambem quero saber quais documentos e quanto gasta pra ir ?
    muito obrigado !!!

    contato: zneto.comvc@gmail.com

  48. Olá. Meu nome é Henrique e tenho muita experiencia no ramo de supermercados. sabe me dizer como está esse ramo na Itália? abraço.

  49. Respondo de forma geral as perguntas:

    Para mandar cv para as empresas primeiro visite o site da empresa na internet: algumas possuem formularios online, para outras basta enviar um cv em italiano.

    Para trabalhar na Italia eh necessario ou ter a cidadania italiana ou ter um permesso di soggiorno que permita trabalhar. Obter esse permesso de trabalho nao eh simples. Assim que possivel escrevo sobre isso no blog.

    Para saber como anda a economia por aqui basta dar uma olhada nas noticias de jornais italianos como Corriere della Sera, Repubblica….

    Boa sorte a todos.

    Um abraço,

    Barbara

  50. Sou formada em Letras, Português e Italiano, já estudei na Itália por seis meses, em Bologna, e procuro uma oportunidade de trabalho como acompanhante de idosos ou babá.
    Também como professora de Português para estrangeiros.
    Agradeço a todos aqueles que colaborarem com antecedência e desejo uma boa sorte a todos que estão tentando uma oportunidade de trabalho na Itália.

    angelpercam2000@yahoo.com.br

  51. Olá pessoal, tudo bem?
    meu nome é Nilton, tenho 43 anos, sou desquitado, trabalho em uma conceituada empresa brasileira, sou encarregado de logística, trabalhei por muitos anos como motorista de caminhão com vários cursos na área, tenho vontade de ir para a Itália, gostaria de obter informações de como é morar, trabalhar,viver naquele maravilhoso país, me liguem 11-95393762

  52. Olá pessoal,
    Irei para Milão até o final do ano. Gostaria de dicas para moradia, a grana está curta e gostaria de opções mais baratas,souza_mell@yahoo.com.br

    Obrigada!

  53. olá, queria saber como que arruma a papelada,aonde que se faz, quando dinheiro presisa para os gastos e para se manter quando chegar la, meu sobrenome é Italiano, sou descendente.
    responda no meu email celito1986@hotmail.com

    grato

  54. olá, pessoal. estou interessado em viajar para a Itália, não para morar, já que estou cursando universidade aqui no Brasil. Seria +- como um intercâmbio de trabalho de no máximo 6 meses, para aprender o idioma e outra cultura, mas, como dinheiro não é o meu forte, queria arrumar um emprego e dividir uma moradia com algumas pessoas.

    alguém conhece algum programa de intercâmbio de trabalho para a Itália que não seja au pair (já que sou homem)? Não quero me submeter a regras de casas de família, quero me manter por conta própria e ter liberdade para poder viajar na hora que me der na telha.

    alande@gmail.com (msn e e-mail)

  55. Morei dois anos na Itália (2006/2008). Muitos brasileiros sonham em morar na Europa fazendo "trabalhinhos" elitizados do tipo "light", como fotógrafo, professor de Yoga, escritor, poeta, artista plástico, web designer, decorador de interiores, esteticista, terapeuta oriental, músico, playboy, piloto de avião etc…A realidade não é bem assim e poucos italianos se dão o luxo de viver e trabalhar dessa forma. Se quiserem ser práticos e realmente conseguir trabalho na Itália vão dicas "quentes" de quem viveu na Itália durante dois anos: italiano que se preza não gosta de fazer serviço do tipo "pesado" a que muitos brasileiros estão acostumados. Devido a alto nível cultural, grande parte deles acaba indo para a universidade e falta assim, mão-de-obra de base. Lá fora, brasileiro vai fazer, na maioria das vêzes, trabalhos que os italianos não querem fazer. Exemplo, faltam na Itália bons pedreiros, marceneiros, pintores, azulejistas, encanadores, caminhoneiros, mecânicos industriais em geral ( torneiro mecânico, fresador, soldador, ferramenteiro, operador de CNC ). Em salões de beleza mais simples de pequenas e médias cidades não é difícil achar trabalho como cabeleireiro, manicure e maquiador. Em bares, restaurantes e hotéis tem espaço para garçom, barman, lavador de prato e auxiliar de cozinha. Em pequenas chácaras e plantações é comum encontrar estrangeiros do tipo joão-faz-tudo como cortadores de lenha, colhedores de uva e tomate, ordenhadores de vacas e cabras, pessoas para fazer cercas, podar árvores, operar tratores, cortar o mato, enfim dar uma mãozinhas aos agricultores e criadores locais. Também têm trabalhos autônomos como diaristas, babás, cuidadores de idosos. Eu já trabalhei como lixeiros ( 1500 euros ). E aí, vai encarar? Boa sorte!

  56. Oi Anonimo,
    Quer dizer que vc trabalhou como lixeiro? Honestamente eu sempre achei que era dificil trabalhar como lixeiro, que tinha que passar em concurso publico.
    Voce quer escrever um guestpost para o site http://www.trabalhonaitalia.com sobre a sua experiencia e como voce arranjou trabalho?
    Um abraço
    Barbara

  57. Atualmente estou fazendo intercambio nos estados unidos, estou como au pair. Meu pai eh italiano mas ainda nao tenho a cidadania, queria ir para italia e fazer toda documentacao por la. No meu caso falo muito bem o ingles, eh dificil conseguir emprego nessas condicoes?

  58. OLA!!!mim chamo Mayara tenho 21 anos e gostaria muito de trabalhar na Italia fazendo serviço de baba ou em hotel quem tiver interessado é so entrar em contato moro em salvador Bahia meu email é:maycarvalho_hta@hotmail.com
    cel:71-81418968

  59. ola estou querendo ir para italia, tentar a vida lah, mais não tenho ideia por onde começar a procurar emprego ou moradia lah, se alguem puder me dar alguma dica ou sujestão ficarei muito grato obrigado.

    meu msn eh
    poney_irmausmetralha@hotmail.com

  60. Oi
    O sonho da minha vida é poder viver na itália por pelo menos 1 ano…
    estou me formando em design gráfico e adoraria arrumar um emprego por lá…

    gnt se quiserem me add pra conversarmos sobre isso fiquem a vontade ( qdo forem adc só escrevam itália , tá? vlw)

    carinaalmeida_04@hotmail.com

  61. Sou Thiago, casado, 23. Tenho desejo de fazer minha vida em alguma cidade européia, preferencialmente italiana, usando a experiencia dos blogueiros pergunto. Encontrar um emprego, moradia para o casal é muito dificil na Italia?! Sou graduado em Gestão comercial, tenho bons conhecimentos em Artes Graficas. Minha esposa é téc. de Enfermagem e falamos razoavelmente bem o Italiano e um ingles intermediario.

    thlenzi.giardino@hotmail.com

  62. Ola,me chamo Raquel, sou cantora (canto musica lirica e popular) e quero muito morar e trabalhar em Roma.Gostaria de saber se ha possibilidades de conseguir um emprego rapido na minha area.

  63. Não pensem que aqui na Europa isto está fácil.
    Fiquem aí no Brasil que é bem melhor para todos vocês. Tal como um comentador disse, na Europa só há empregos que os europeus não querem fazer, e os ordenados, apesar de parecerem mais avultados do que o brasileiro, ainda assim não chegam para fazer face a todas as despesas mensais. Muitos emigrantes acabam por não aguentar. Vão-se embora desiludidos.
    Sou 100% a favor da livre mobilidade dos cidadãos pelo mundo e nada apologista de que cada um deve ficar no seu país.
    Mas actualmente, apenas digo que a Europa já deu tudo o que tinha a dar. A população está envelhecida. A economia estagnada. O mercado de trabalho não aguenta tanta gente qualificada.
    A pouco e pouco, outros continentes considerados terceiro mundistas estão a fortalecer-se e a Europa a afundar-se cada vez mais. Em vez de Itália, pensem em países de outros continentes tal como a Austrália, os Emirados Árabes e até mesmo África. Já nem digo Japão e China pelas diferenças culturais abismais.
    Pensem bem antes de dar o primeiro passo, pois podem não conseguir voltar atrás. Um conselho de quem já passou pelas malhas da emigração.
    ;-D

  64. olá sou fisioterapeuta, estou indo pra itália com permissão de um ano, vou estudar italiano em um turno e no outro gostaria de trabalhar, a principio sei q na minha área será dificil, mas sei cozinhar, faço depilação, unha e cabelo, será se é fácil trabalhar nessa área?

  65. oi estou indo para italia e gostaria de ter contato com pessoas brasileiras que reside ai. para amizades ou profissional .por favor responda para meu email
    sheilapires@live.com

  66. oi sou brasileira,e gostaria de trabalhar como baba tenho uma filha e sei cuidar muito bem de crianças,ou garçonete por favor que souber de algo ai entre em contato me add no msn ewlynhahtinha@hotmail.com obrigada

  67. Oi, eu também estou indo pra Itália e gostaria d trocar emails com pessoas que vão morar lá, pois estive lá no ano passado e achei muito difícil não ter amigos brasileiros lá. Ah e quanto a emprego não tenho tanta experiência mas pelo que percebi acho que é mais fácil achar empregos em cidades maiores e a área de Cabelereiros e esteticista até em cidades pequenas eu vi anúncios procurando várias vezes. Gente, tentem fazer amizades com brasileiros que já moram lá através de orkut tb, e invistam no seus sonhos. Ah e cuidado pois tem brasileiros que já moram lá mas esquecem de onde vieram e não gostam muito de ajudar não. Mas por sorte também tem gente legal, sejam persistentes, estudem a língua italiana pois dominando o idioma com certeza será menos difícil.
    Buona fortuna a tutti!!!!!!! Baci!

  68. Estou querendo ir morar e tentar a vida na italia,estou indo com meu companheiro,ele é fotografo e professor de yoga e eu trabalho com artes em geral,musica teatro e dança,somos de salvador se alguem puder me add no msn para conversamos sobre oportunidades de trabalho,trocar experiencias ou ate mesmo irmos juntos será um grande prazer,quero tb poder estudar lá,
    rodrigoestrela5@hotmail.com meu msn,
    espero retorno e boa sorte a todos

  69. Tão fácil de achar emprego na Itália não é, mas tb não acredito que é dificílissimo como muita gente tenta passar desestimulado os outros, mas ninguém quer vir embora… Não é estranho?
    Quer ver, faça um teste: antes de ir pra Itália faça um cv seu em italiano (se tiver um parente ou amigo lá com número de celular um chip italiano MELHOR AINDA)vá mandando por email por um ou dois meses e veja o resultado. Fiz isso e em dois meses meu noivo disse que recebeu dois telefonemas lá de empresas me procurando pra entrevista, parece pouco? mas eu não fico enviando cv todo dia não porque não tenho tempo. Essa história de crise tá muito exagerada e eu sei que com paciência SE ACHA TRABALHO SIM! Beijos, Boa Sorte!

  70. Olá pessoal meu nome é Sandra e estou realizando meu trabalho de conclusão de curso sobre processos migratórios.
    Gostaria muito de pedir a ajuda de vocês para a minha pesquisa.
    Preciso aplicar um questionário para pessoas com projeto de migração. Então por favor quem puder me ajudar me envie um email ( scmpsico@gmail.com) para eu poder enviar o arquivo online.
    Muito obrigada à todos desejo boa viagem e muito sucesso neste novo projeto para todos!!!!
    Sandra Mosello

  71. desculpe ocupar seu tempo com outro tipo de assunto mas estou no brasil tenho um carro da alfa romeo e preciso de peças será que vc pode me ajudar.

  72. Oi sou de Pernambuco tenho uma amiga que é Italiana ela e casada com um Brasileiro ela mi convido para ir para Itália já tenho casa mais eu queria saber se e fá sio arruma em prego como baba ou faxineira la.ela vai manda uma carta convite para mim.

  73. Oi sou de Pernambuco tenho uma amiga que é Italiana ela e casada com um Brasileiro ela mi convido para ir para Itália já tenho casa mais eu queria saber se e fá sio arruma em prego como baba ou faxineira la.ela vai manda uma carta convite para mim. carinhovida29@hotmail.com

  74. ola.
    Caro amigos sou brasileiro, me chamo Joao Paulo e vivo em barcelona ,tenho documento comunitario e aqui esta muito dificil arrumar emprego.
    Nao falo italiano mas entendo bem e creio q nao e dificil.quero ir mara milano e arrumar trabalho do que seja para me manter e logo se ve o que faço.
    Se tiver alguem que me possa dar alguma informaçao de como esta este tema de trabalho la eu agradeço.
    Tambem nao conheço ninguem la e se tiver alguem q possa me dar um contacto que DeUs te pague e quando estiver bem ai tomamos um cafe.obrigado a todos e boa sorte.
    jpaulolima13@hotmail.com

  75. Ola pssoal.. meu nome é Sara ,sou
    Brasileira e moro em Sao Paulo,gostaria de trabalhar na Italia,gostaria de ttabalhar na funçao de Baba ou outragarçonete…mas nao tenho nenhum contato na Italia..Pr isso peço q se alguem souber de algum trabalho pra mim mande um e mail..Sou muito honesta e trabalhadeira..obrigada a todos…
    deixo meu e mail pra contatos..
    sara-candido@hotmail.com
    BEIJOS NO CORAÇAO
    e que Deus abençoe a todos..

  76. Olá,gente sou do Rio de Janeiro,vou me casar em dezembro e ir para a Itália em janeiro com um Italiano(que reside na Itália). Não sei o idioma,mas acho que vivendo lá e me dedicando,consigo aprender o básico rapido. Meio confuso isso aqui, uns falam que é dificil arrumar trabalho,outros dizem que não é tanto,mas ninguém diz a realidade,enfim, eu estou indo disposta a qualquer trabalho, baba, empregada,garçonete, etc. Se alguém que já está aí,souber de alguma coisa,por favor me escrevam: vinhacris85@hotmail.com
    Ah, vou morar em Giaveno.
    Desde já agrdeço.
    Fiquem com Deus!

  77. boa noite a todos meu nome é eduardo sou marceneiro tenho 18 anos de registro em carteira e 24 noramo estou querendo ir para italia trabalhar alguei conhece alguma marcenaria porai ou tem alguma dica que posa me ajudar . obrigado meu emai é du_moveis@hotmail.com

  78. OLÁ A TODOS EU SOU MONICA GALISI, MORO EM SP, ESTOU ME PLANEJANDO A IR PARA MILÃO EM DEZEMBRO , NO MÁXIMO JANEIRO PARA TRABALHAR E ESTUDAR. PARA QUEM LER ESTE COMENTÁRIO E QUIZER E PUDER ME AJUDAR COM INFORMAÇÕES EU AGRADEÇO MUITO. MEU EMAIL É m.galisi@hotmail.com.br E BOA SORTE A TODOS OBRIGADO

  79. Boa tarde, gostaria de ir para toscana, para ser mais preciso em siena, estive em siena e gostei muito de lá, cidade calma e tranquila, porem fui para fazer meu passaporte, mas agora quero voltar para trabalhar e morar lá, você sabe se tem muitos empregos por lá?
    trabalho de qualquer coisa, até limpar estabelecimentos, afinal já morei em londres e sei que não vou chegar e conseguir um emprego bom… então eu queria saber se consigo algum emprego em restaurante etc, para pagar as despesas e aluguel, você sabe se tem muita coisa em siena, ou até mesmo em firenze, também é uma cidade muito linda.
    Grazie.

  80. Estou iniciando o processo pra tirar dupla cidadania. Não consigo encontrar dados sobre meu avô (cidade que ele nasceu, navio que o trouxe para o Brasil, etc). Se alguém puder me ajudar, eu agradeço imensamente.
    Outra coisa que tenho dúvida é se é fácil trabalhar como motoboy na Italia, mais precisamente em Roma ou Milão ?

  81. Esqueci de dizer.
    Meu avô se chamava GUGLIELMO CONSALES E MINHA AVÓ MICHELINA RENELLI CONSALES. Eles vieram de navio para o Brasil aproximadamente nos anos 30.

  82. tenho cidadania italiana ha 15 anos ja,e tenho parentes em Ravenna, gostaria de saber se ,esta muito complicado arrumar emprego por la, trabalho em agencias de viagens,falo italiano basico,e ingles avançado,mas trabalho em qualquer area sem problemas

  83. Boa tarde, estou me programando de ir pra Itália agora em Janeiro. Mas com essa crise, fico um pouco preocupado. Minha família toda (tios, avós, primos) tem cidadania mas meu pai entrou com o pedido jah faz alguns anos e a cidadania deve sair em 3 anos aqui no Brasil. Ou seja, vou pra Itália sem cidadania. É muito arriscado ir nessas condições? Quero ir trabalhar e estudar. Trabalho em qualquer coisa. Como está a situação de trabalho em Milão?
    Obrigado desde já. Aguardo resposta.
    Abraço

  84. Sou formada em técnico de radiologia aqui no brasil e quero trabalhar na Itália ou em Portugal quero saber como faço.

  85. boa noite.gostaria de saber,que tipo de emprego consequiria na italia,?sei o basico na lingua italiana,e tenho apenas o ensino medio completo,é quanto eu consequiria tirar por mes?e o custo de vida é muito caro?obrigada

  86. Olà,sou renata moro aqui na italia ha 11 anos,faço parte de una associaçao de beneficiencia que ajudam a comunidade de Breves na Amazonia,estou organizando uma festa brasileira de beneficiencia a procuramos Brasileiros que queiram particiar,para contato;e-mail :renatalucia.italia@hotmail.com.

  87. Renata esse email esta voltando.

    Gente preciso de uma ajuda. Vou pra Italia em Setembro para pegar a cidadania. Preciso de emprego pra mim mulher e pra mim no prazo dos 3 meses que demora. Como estao as coisas por ai.

    Se alguem tiver algum contato de brasileiro que possa me ajudar eu agradeco

    Ricardo

  88. Quero trabalhar na italia mas não sei como ir ate la ou conseguir um visto

  89. Olá Barbara,meu esposo que tirar cidadania italiana(face irmao ja ter conseguido) estamos com duvidas referente a moradia, e trabalho nesse momento de crise, pois mta gente diz que não é um bom momento, temos 2 filhos(10e12 anos) não sabemos se seria fácil pra conseguirmos escola pra eles logo de cara, pesquisamos algumas agencias que dizem fazer cidadania por procuração, vc conhece alguem que ja fez isso com segurança ou o melhor caminho é ir lá e tentar alugar, e fazer tudo nornalmente? Grata Ana

  90. Oi Ana Paula, tudo bem?

    Eu particularmente também acho que o momento não é dos melhores para mudar com a família toda sem nenhuma certeza, a menos que vocês tenham uma boa quantidade de dinheiro separado para aguentar pelo menos 8 meses sem trabalhar (pensando que uma família de 4 pessoas vive muito, mas muito modestamente com 2000 euros por mês).

    Eu não trabalho com cidadania italiana, mas tem um brasileiro que escreve o blog http://www.minhasaga.org que entende bastante do assunto, por que você não pergunta para ele? Ele se chama Fábio.

    Boa sorte,

    Abs

    Barbara

  91. Olá ,meu nome é priscila tenho 20 anos morro em bauru ,já trabalhei com crianças com 3 crianças ,gosto muito gostaria de ter uma oportunidade ,de po der trabalhar na italia e tánbem com crianças de novo .
    Obrigada..

    aml:Prititi1@hotmail.com

  92. Olá, gostaria muito de poder trabalhar na Itália como babá ou doméstica ou qualquer outra coisa pois preciso ajudar a minha mãe que é uma guerreira, o meu sonho é ir trabalhar na Itália dignamente e todos os dias peço á Deus para me ajudar e botar um anjo em minha vida para eu conseguir concretizar esse meu sonho…respondem-me por favor…agradecida……..!

  93. gostaria muito de trabalhar na italia fasso qualquer coisa se puder me ajudar eu agradeço.

  94. Tenho 34 anos,em Abril estou indo para a Itália passear,e gostaria muito de saber onde,no quê,poderia trabalhar,onde poderia morar,porque quero estudar durante um tempo no País,me ajudem por favor!
    Obrigada e aguardo respostas.

  95. Estou a viver em Bergamo, e preciso de arranjar um emprego sou Portugues, tenho 2º de Design Industrial, mas faço qualquer coisa, falo muito bem Ingles. Alguem me pode ajudar?.
    Muito Obrigada

  96. Quero continuar a estudar, mas preciso de um emprego.
    por favor ajudem-me

    Muito Obrigado

  97. opa!gostaria de trabalhar na italia.minha familia é de origem italiana.nao falo italiano, apenas ingles.mas tenho boa vontade.tenho tec. em sistemas automotivos e tô cursando eng. eletronica.

  98. Oi, gostaria de saber como faço pra arrumar algum emprego na Italia, porque ganhei uma passagem pra roma, mas não tenho dinheiro pra fiacr la,vou dia 26 de março, posso fazer qualquer trabalho, aqui na minha cidade sou cuidadora de idosos e já trabalhei como babá aqui e na Alemanha por um ano.Mas posso trabalhar com qualquer outro trabalho honesto e simples, pra me manter lí por 2 meses,se puderes me ajudar agradeço desde já….

  99. já estive na italia,fiquei só 40 dias,meu sonho é voltar,tenho onde ficar,mas quero trabalhar de babá,se alguém poder me ajudar agradeço desde já.

  100. sou brasileira quero ir pra italia para trabalhar alguem tem um emprego pra mim

  101. ESTOU CONCLUINDO O ENSINO MEDIO E GOSTARIA DE TRABALHAR E MORAR NA ITALIA TENHO UMA FILHA DE 3ANOS E 1 MES E PRECISO SUSTENTA-LA TRABALHO EM QUALQUER TIPO DE EMPREGO;MUITO OBRIGADO

  102. estou indo para Torino em setembro, terei muita dificuldade em conseguir um emprego simples?

  103. Buongiorno a tutti.

    Sou Brasileira ,simpatizante da Itália e seu povo.Tenho grande vontade de conhecer e trabalhar por lá, mais precisamente como baba ou cuidadora de idosos.Sei o basico da lingua italiana.Caso alguém possa me ajudar,agradeço muito.
    Obrigada.

  104. Olá boa noite morei na Europa em Portugal e na Espanha, estive na Itália somente a passeio conheço bem o norte de lá, voltamos para o Brasil em 2012 pois estava bem dificil arrumar um emprego pois a minha cidadania portuguesa demorou a sair, mas agora já está ok. Somos 03 todos portugueses, (meu marido, filha e eu) meu marido acabou de passar em uma prova PMP de ambito internacional como gerente de projetos e eu sempre trabalhei com turismo, falamos fluente ingles e espanhol e temos noção do italiano, ele está em um processo de seleção para uma empresa em Zurich e estamos pretendendo morar em Monza (pois amamos a cidade) você saberia informar sites de locação de imoveis, sites que tenham escolas primarias pois minha filha tem 5 anos e tambem se emprego relacionado a turismo está bem…Fiz tambem um processo seletivo na Ryanair so não passei por conta de documento…Queria saber mais informações antes de pensar em sair de novo do pais…se puder me ajudar..muito obrigada Jessica

  105. sou brasileiro e moro em Italia!!! Nao tem trabalho para nenhum. Seja italiano o brasileiro. Sao os italianos que viajam para o brasil para achar um emprego!!!

  106. Gostaria muito de trabalhar na Italia, como acompanhante de idoso ou ate mesmo como baba,porque na minha area acredito que sera mais dificl,produções artisticas. sou sozinha e não tenho problemas….falo um pouco e entendo tudo sou cidada italiana … qualquer região da Italia …..meus pais eram italianos e amo a italia……não tem nada que me prende aqui no Brasil……Gostaria muito se alguem lesse este mail e pudesse me ajudar….obrigado…

  107. Um pouco do meu curriculum….sou de formação professora de educação infantil, trabalho com produção artistica quase 30 anos e com um cantor ha 25 anos…..mas posso trabalhar como acompanhante de idoso ou baba tranquilamente sendo um trabalho honesto não terei problemas…..obrigado

  108. Olá, Sou gaucho e tenho dupla cidadania, pretendo encontrar um trabalho na Italia.
    Meu conhecimento é na area de marcenaria, pois tenho uma pequena empresa aqui no Brasil e faço desde a venda até a montagem.
    Aguardo contatos.

  109. Sou Desenvolvedor de Sistemas (Programador) tenho conhecimento de banco de dados que é mais genérico e sou especialista em PowerBuider que é uma linguagem de programação. Tenho cidadania, e passaporte europeus e tenho 41 anos, mas até o pouco tempo não estava inclinado a morar na Itália, mas estou muito decepcionado com o Brasil e trocaria sem dúvidas esse amor que sentia pelo Brasil para oferecer a Itália toda a minha força de trabalho, um país de verdade que se preocupa com a sua população. Experiencia de +/- 20 anos em informática.

    Caso saibam de alguma vaga: fabriciozamborlini@hotmai.com

    Obrigado,

    Att.: Fabricio

  110. Olá boa noite sou pizzaiolo e estou a procura de pessoas que morem na Itália e que possam da uma ajuda,estou muito interessado a morar e trabalhar de pizzaiolo, ou qualquer outro emprego contato de whats 19-988347866, agradeço obrigado

  111. É fácil encontrar trabalho na Italia? | BRASIL NA ITALIA Achei uma pessoa de goiânia para o resto da minha vida, acessei o site http://www.namorogoiania.com.br e encontrei minha alma gêmea aqui mesmo em goiânia. Agradeço ao site por existir, e indico aos amigos e quem queira ter um relacionamento sério.

  112. Excelente dica, vou preparar minhas próprias pizzas com essas dicas, pois sei que ficarão excelente e com um sabor iniqualável. Obrigado por compartilhar

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here