Ofender um trabalhador na Italia é ilegal. Se você é chefe, melhor estar atento ao modo utilizado para tratar os seus funcionários. Eu conheço alguns casos de pessoas que através de sindicatos, entraram na justiça e ganharam a causa. O exemplo da notinha publicada hoje no jornal City serve para relembrar isso.

A história é a seguinte: em Roma, um capoufficio virou para seu funcionário e disse: “Mò m’hai rotto il c…, io voglio sapé te che c… ci stai a fa qua dentro, che nun fai un cacchio” (traduzindo algo como: você me encheu o saco, quero saber, o que você está fazendo aqui dentro que não faz nada, em um linguajar um pouco mais vulgar com palavrões).

Em um recurso o capoufficio se defendeu dizendo que não queria ofender, tratava-se apenas de um linguajar vulgar. Mas a Cassazione não aceitou a defesa explicando que “la critica di un comportamento non può sconfinare nell’insulto.” (a crítica de um comportamento não pode ultrapassar os limites através de insulto”). Ou seja, o capoufficio que acusa o seu funcionário de não trabalhar é acusado de ingiuria. E tenho dito!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here