Velocidade traz felicidade? Bem, se voce for um piloto de Formula 1 como Felipe Massa, ou o icone dos motomundiais Valentino Rossi que acaba de fechar uma volta com 1 segundo a menos, certamente se sentira feliz e realizado. Mas de modo geral, na vida, a velocidade ajuda ou atrapalha?

Na Italia tudo tem um ritmo mais lento e particular comparado com Sao Paulo. Descontar um cheque na Italia leva ate 10 dias uteis, no Brasil 48 horas. Instalar a internet em casa na Italia leva 3 meses (ADSL), em Sao Paulo 24 horas (NET). Uma carta enviada localmente em Sao Paulo chega no dia seguinte, aqui a media eh de 3 dias. Enfim, tudo eh mais devagar.

Devo admitir que nao eh simples se adaptar ao novo ritmo e muitas vezes eu resmungo, me lamento, digo que ainda se vive na idade da pedra. Mas por outro lado, fico pensando, nao sera melhor assim? Quando a gente sabe que as coisas sao lentas, a gente se programa com antecedencia e se prepara psicologicamente.

A lei da lentidao vale tambem quando estamos do outro lado: se voce esta trabalhando nao precisa ter pressa em fazer tudo para ontem e se stressar porque nao vai dar tempo. Ninguem vai cobrar de voce uma pressa quando o ritmo de tudo eh mais devagar.

Essa coisa de conseguir as coisas muito rapido acaba tirando um pouco o gosto da conquista… Ou nao?

5 COMENTÁRIOS

  1. Não é por nada que a expectativa de via no Brasil é de 72 anos e na itália é de quase 80..

  2. Oi, gosto muito do teu blog, e como tu mesmo disse, são suas opiniões, e não verdades absolutas. Mas sobre estes problemas de prazo, minha opinião é clarissima: incompetência. E olha que moramos (eu estou no Friuli) estamos morando no centro norte.

    Da mesma forma que esta crise política que hoje teve seu epílogo, com a caída do governo Prodi (infelizmente). E o caso Mastela? Populismo mesclado com demagogia… Algo que nos soa particularmente próximos…

    Abraços,
    Rogério.

  3. Fala Rogerio, tudo bem?
    Nao acho que seja propriamente incompetencia e sim burocracia. Mas a burocracia cria um monte de empregos e faz com que as pessoas possam viver uma vida digna, por isso tento nao me lamentar tanto diante da demora.
    Estou acompanhando essa crise politica… mal deu tempo de comemorar a felicidade de ver o Mastella fora e ja veio o golpe contra o Prodi. Vamos ver que forma isso tudo vai tomar…

  4. Entao, tem coisas que aqui demora menos que no Brasil, mas comparando uma cidade do interior daqui do norte com uma do sudeste do Brasil. La demora mais…
    O que achei estranho aqui foi a tal da siesta que fazem, a pausa pranzo muito longa. No sul entao eles fecham ao meio-dia e vao abrir la para às 5 da tarde! E o horario que fecham os supermercados aqui onde moro, la pelas 7 ou 8 da tarde…
    Quanto ao correio, acho que no fim do ano teve alguma paralisaçao ou algo assim. O cartao da minha sogra demorou mais de um mes para chegar aqui, de Recife a Brescia! Isso que ela mandou no começo de dezembro…

  5. @Juliana
    Na época de natal os correios italianos são realmente lentos. No início mandava cartões ao Brasil no início de dezembro mas chegavam sempre na metade de janeiro. Resolvi agora usar unicamente a internet…

Comments are closed.