A pedidos, vou criar uma nova seçao chamada “Problemas da Italia”. Sao coisas que voce deve saber, se estiver pensando em fazer suas malas por longo tempo para o Belpaese. Sejam bem vindos! Opinioes, comentarios de outras pessoas que moram por aqui podem ajudar bastante. Por isso, participe voce tambem! O primeiro post sera especifico sobre a cidade onde moro.

Os buracos de Firenze

Voce pensa: vou morar em um pais europeu, as calçadas e ruas serao perfeitas. Certo? Errado! A cidade esta cheia de crateras por toda a parte e a coisa que mais faz a gente perder a paciencia eh que Firenze eh uma das cidades que mais multa os cidadaos: por estacionar em lugar proibido, fora da faixa de horario permitido ou simplesmente em dia de lavagem da rua; por excesso de velocidade; por entrar em ZTL; por passar no farol amarelo (que dura apenas 2 segundos, nao todos, so aquele onde tem a camera que faz a multa)…

O problema dos buracos na rua eh mais serio do que voce possa imaginar: nao se trata apenas de uma questao de desgaste maior do carro, mas principalmente de saude publica!!!

Explico: como nao eh possivel usar o carro em certas areas da cidade, motos e motorinos sao uma alternativa de transporte muito utilizada pela populaçao. Ai voce junta um buraco, com uma noite de chuva (e consequente baixa visibilidade) mais um motorino e o resultado sao acidentes gravissimos.

Eu conheço pelo menos 3 casos, o mais grave deles foi com um menino de 18 anos!! Era o filho de um colega, que caiu em um buraco quando andava com o motorino e ha 3 anos vive em estado vegetativo. A familia vive um drama muito triste, o pai sofre de depressao… O outro acidentado, quebrou 5 costelas, ficou quase um ano de cama, mas hoje esta quase bom. O outro ficou 2 meses sem trabalhar em recuperaçao…

Nao sao casos isolados. Basta pensar que no inverno as 5 da tarde ja eh noite e a chuva fina eh uma constante. Se do alem aparece uma cratera, mesmo que voce esteja a 50 km/h, que eh velocidade permitida, acabou ali.

E nao eh problema so de quem usa duas rodas: as calçadas estao tao destruidas que nao eh dificil voce levar um tombao, se arriscar olhar para a vetrine de uma das lojas fantasticas por exemplo da rua Tornabuoni, no centro, inves de olhar para o chao.

No inicio pensei que fosse um problema recente, talvez por que o Comune estivesse dedicando mais tempo a construçao da Tramvia – que transformou a cidade em um canteiro de obras – para depois inaugurar tudo bonitinho e perfeito. Mas como o caso dos incidentados aconteceram ate 6 anos atras, ja era mais do que hora do Comune prestar atençao nessa situaçao…

COMPARTILHAR
Artigo anteriorNoticias insolitas
Próximo artigoPassaparola
Barbara Bueno é uma jornalista brasileira que mora em Florença desde março 2005. Foi para a Toscana em busca das suas origens italianas. Em janeiro de 2007 criou o BRASIL NA ITALIA. Já trabalhou como content manager para a Regione Toscana, atualmente colabora com a agência Caprionline. Dúvidas sobre a Italia são respondidas exclusivamente online. Escreva um comentário abaixo ou publique sua pergunta aqui.

8 COMENTÁRIOS

  1. A nao consigo acreditar que as calçada consigam ser pior ainda das de Curitiba… aki é uma tristeza….
    tirando os buracos nas ruas tbm que a prefitura (se aproximando das eleções) começou a arrumar… jah fui tbm uma vitima de moto em um buraco cheio de areia (para disfarçar) no meio de uma curva…
    muito bom a nova seção do blog…
    abraços e bom final de semana….

  2. Allora il problemma è ovunque!

    Bem, a situacao de Roma nao eh muito diferente. Como eu nao uso carro ou motorino, sinceramente, nao presto muita atencao. Mas percebo as pessoas reclamando muito (bem, um italiano reclamando eh a coisa mais comum do mundo) sobre o estado das ruas de roma. E aqui tem o famigerado “Sanpietrini”, que sao aquelas ruas de pedras historicas… Mulheres com salto alto, atencao, em Roma usem tenis!
    O grande problema segue sendo a sujeira. Percebo que nas areas centrais o comune se preocupa muito com este tema, porem, nos bairros um pouco afastados do centro, reina a sujeira, panfletos atirados no chao, etc. Realmente brutto!

    Brasil na Italia, como eh esta questao ai em Firenze?

    Abracos,
    Rogerio.

  3. rogerio vc é brasileiro e diz que o problema da itália é a sujeira nas periferias ?? a itália pode ter todos os problemas desse mundo…nada comparados aos do Brasil…atrocidades que eu vejo aqui, dificilmente vejo em outros países….
    eu sou italiano e moro no Brasil há anos, tenho família, e o que enfrento todo dia em São Paulo (como todo os paulistanos)naõ é brincadeira…aqui a SUJEIRA ENTOPE OS BUEIROS E ALAGA A CIDADE TODA!!!!! AO INVÉS DE CARROS DEVERIAM TER CANOAS NOS DIAS DE CHUVAS!!!

    COMO VOCÊ DISSE REALMENTE FEIO!!!!!!!

  4. porque vc não volta para italia entaõ, porqe? la não alaga , não tem assalto, buracos ,desemprego, fala serio alhar os defeitos dos outrs é mole, mas nas ferias todos vem para cá.

  5. Rogério quem mandou voce escolher a maior capital? vc sabe muito bem que em todo país a caos, eu sou de Curitiba e apesar de ser a pio calçada e a melhor cidade, vem aqui para voce ver se tem lixo nas ruas? já eu fui a Napoli e quase morri! quem mandou morar SP vai para interior ou outro estado! mas não generaliza.

  6. 9ARRUMANDOO!! NÃO E PARA O ROGERIO E PARA O ITALIANO ANONIMO! quem mandou voce escolher a maior capital? vc sabe muito bem que em todo país a caos, eu sou de Curitiba e apesar de ser a pio calçada e a melhor cidade, vem aqui para voce ver se tem lixo nas ruas? já eu fui a Napoli e quase morri! quem mandou morar SP vai para interior ou outro estado! mas não generaliza.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here