Estou escrevendo este post diretamente do meu EEEPC da Asus, que comprei ha alguns meses. Acabei não resistindo a possibilidade de testar um novo “brinquedinho” por apenas Euro 299,00. Especialmente porque meu computador normal tinha quebrado e ainda estava em duvida sobre esperar ou não a nova versão do Windows que sera lançada no ano que vem.

Descobri que o EEE eh fantástico do ponto de vista de mobilidade, posso leva-lo para cima e para baixo e tenho algumas funções básicas de um computador garantidas como me conectar a internet, usar e-mail, Skype, messenger, armazenar fotos e alguma musica. Uma das coisas que mais me incomodam no “pequerrucho” eh a tela minuscula de 7 polegadas, que torna impossível ler o conteúdo de uma site na web sem ter que rolar a pagina para a direita e para a esquerda o tempo todo.

Fiquei sabendo que a Asus lançaria novo modelo com a tela maior, o EEEPC900, que custaria cerca de 350 euros. Pensei que ate 300 euros, ok, mas nao gastaria nem mais um centavo do que isso simplesmente porque esses mini-pc não são um computador de verdade. Começa pelo fato que você não tem uma unidade ótica de CD/DVD. Alem de nao poder gravar cds, o pior eh que se precisar instalar alguma coisa que tenha um disco de instalaçao… ou voce compra uma unidade externa de DVD, ou monta uma rede, ou nao instala…

Tambem nao eh um computador de verdade porque se voce precisar baixar as fotos da sua camera para o computador, levara 5 vezes o tempo de um computador normal e sera uma dificuldade escolher quais das 150 imagens que voce fez, sao as melhores para enviar por e-mail para sua mae, por exemplo.

O Linux eh fantastico porque torna o bichinho velocissimo, mas por outro lado faz a gente sofrer muito. Eu, por exemplo, ainda nao consegui configurar uma ultra-simples mudança de lingua/teclado, para poder escrever com os acentos do portugues. No Windows em 3 segundos mudo a lingua do teclado. E se voce comprar o mini com o Windows? Nao sei, tenho a impressao que perderia o seu charme que eh exatamente a rapidez em ligar, desligar, abrir e fechar os programas.

Descobri que eh muito complicado ter so o mini computador a disposiçao, e acabei comprando um outro note com Windows Vista e 17 polegadas. Sim, uma tela gigante para contrastar essa mini tela!! Agora com os dois eu consigo sobreviver melhor. Mas quem quiser um notebook tradicional, pode encontrar modelos menos top de linha por cerca 400 euros.

O grande lance dos mini computadores eh realmente a mobilidade. Eu estou fora de Firenze por algumas semanas e, mesmo assim, posso me conectar de qualquer lugar, sem ter que carregar peso. Menos de 1kg, encontro ate redes de internet Wifi abertas que me possibilitam navegar gratis. E, pensando nisso, compraria sim novamente um mini computador.

Mas talvez agora provaria o novo modelo da Acer, que me pareceu muito simpatico: a tela eh de 8,9” (maior que a do meu), o HDD eh de 8Gb (o dobro do meu), pesa menos de 1kg (como o meu), tem webcam como o meu e eh muito fofo nessa cor azul. Tudo isso pelo mesmo preço que paguei, os tais 299. E quem se interessar pode ate comprar online por apenas 9,99 a mais com entrega em casa. Confira neste link: Acer Aspire One Blue

Sobre comprar coisas online também aproveito para dar a minha opiniao: eh muito mais pratico, anti-stress e rapido. Eu ja comprei de tudo: de camera, videocamera, computador e ate colchao! Alem do que, voce certamente vai fuçar em todos os lugares se alguem vende mais barato e o modo mais rapido de fazer isso eh pela internet, nao eh mesmo? Boa escolha de eletronicos para voce!


Leia também:

4 COMENTÁRIOS

  1. Estou conhecendo hoje esse blog…e adorando. Muita informação útil por aqui. Parabéns!

    Beijos Doces,
    Pitanga.

  2. Como voce faz pra mudar a configuracao do teclado para portugues? Deve ser uma besteira mas ate hoje eu sofro na hora de mandar recados pro Brasil no meu teclado italiano…
    Um beijo

  3. Estou pensando em fazer a mesma coisa. Olha somos meio sem “o que fazer” aqui em Firenze. Se quiser combinar de tomar um capucco você, chiara e eu, adiciona no msn, ok? thyagomarcel@hotmail.com ou deixa uma msn no blog. Até mais.

  4. Oi Pitanga, grazie pela mensagem!

    Aline, mudar a configuraçao de teclado é super facil com Windows. Vá em Painel de Controle>Relogio,Lingua e Opçoes Internacionais> Alterar teclado. Aí você adiciona todas as línguas que quiser e configura como passar de uma língua para outra. Boa sorte.

    Nostrosito, eu nao to parando em Firenze nas ultimas semanas. Alias, voces estavam por aqui quando Firenze foi a cidade mais quente da Europa? Li a noticia em um outro blog e agradeci aos ceus por estar bem longe. 🙂

    Saudaçoes a todos,

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here