Olhem bem para essa caixa aí ao lado. Este é o famoso autovelox ou, em palavras bem brasileiras, o radar que mede a sua velocidade e tira fotinhos do seu carro, caso você esteja superando os limites.

A foto foi feita depois que passei pelo dito cujo. Em cima da tal caixa tem sempre um cartaz com a indicação “controllo eletronico della velocità”.

O grande problema dos radares italianos é que eles só servem para arrecadar e pagar as reformas das estradas. Em alguns casos podem causar mais danos do que evitar acidentes.

Me explico. No trecho Bologna-Firenze da Autostrada A1 tem um radar atrás do outro. Como qualquer motorista que não faltou nas aulas da autoscuola sabe, a velocidade normal permitida em um autostrada é de 130km/h. Só que essa velocidade é reduzida praticamente a metade ao improviso e logo em seguida tem um autovelox. Pum. Se você estava distraído é multa na certa.

O grande x da questão é que dirigir olhando para a direita, em busca de um cartaz de redução de velocidade seguido de autovelox, acaba te destraindo da estrada propriamente dita. E dirigir em uma autostrada a 80km/h pode ser perigoso. Prova é que se você tentar, usando a pista da direita por prudência, todos os caminhões vão te infernizar buzinando, te ultrapassando. Enfim, um caos.

Você que vem para a Itália e pretende alugar um carro, está dado o recado: atenção aos AUTOVELOX!!

3 COMENTÁRIOS

  1. Olá! CIAO!

    Estive aqui toda tarde de sabado e li seu blog “de cabo a rabo”.
    Viajei,ri,descobri e até chocolate quente eu fiz…
    Voltar? SEMPRE!
    Amei estar “em sua casa”!ci vediamo presto!
    Sou Rita Sequeira -São Paulo-Capital.
    email:ritucasequeira@hotmail.com

    grazie!

  2. …Detalhe: Tem gente que apos tantas multas, sempre no mesmo “radar”, ja foi de encontro com o proprio carro, de proposito, so para continuar passando rapido sem pagar multa!!
    Oi, tbm sou brasileira e moro na Italia! Descobri ha poucos dias o seu blog,adorei! Tem varios conselhos uteis! Me chamo Daphne. Caso queira entrar em contato: pierinnenci@alice.it
    PS.Nao descobri seu nome!

  3. Rita, seja bem vinda e volte sempre! 🙂

    Daphne, esses radares enlouquecem mesmo, hein! Seja bem vinda você também.

    abs,

    B.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here