Se no Brasil existe uma certa agitação antes do dia 12 de junho, aqui na Italia não é para menos. O dia dos namorados italiano na verdade se chama “giorno di San Valentino” e é comemorado 14 de fevereiro. Em geral, todos os restaurantes românticos da cidade ficam lotados, inclusive existem cardápios especiais para a data que incluem ingredientes “afrodisíacos”.

Muita gente hoje diz que se trata apenas de uma data comercial. Na verdade a Igreja Católica adicionou esta comemoração ao calendário para substituir uma festa pagã da fertilidade. A intenção era lançar uma mensagem de amor para os apaixonados.

Basilica di San Valentino

Uma dica interessante para os turistas pode ser a visita a Basilica di San Valentino, que é um dos monumentos religiosos da cidade de Terni (Umbria).

Os restos do mártir San Valentino foram enterrados em uma colina em Terni. Posteriormente seria construída ali a Basilica di San Valentino no IV século. Atualmente as relíquias do santo stão expostas na igreja, onde em uma estátua de prata está escrito “San Valentino patrono dell’amore”.

O programa turístico pode continuar em Vico del Gargano (provincia di Foggia) onde diz a lenda existe uma poção do amor a base de laranja capaz de fazer cair de amores quem toma apenas alguns goles.

E para terminar, uma visitinha ao Vicolo del Bacio, que tem 30 metros de altura e não mais do que 50 cm de largura, onde os casais devem passar grudadinhos pela estreita passagem.

Oh, quantas boas desculpas para celebrar o amor! Embora talvez a melhor dica seja aquela low profile: passar o dia em casa com o/a partner em clima de romance, aproveitando que este ano cai em um sábado…

E você, como gosta de passar o dia dos namorados?

3 COMENTÁRIOS

  1. Gostei muito de ver essas informações por aqui. E acho que, independentemente do comércio, que quer tomar conta de todas as datas, acho que entre os namorados,maridos, noivos, apaixonados, deve sempre ser mantida essa data. Nós aqui, em 12 de junho, sempre, mesmo tendo completado agora 40 anos de casamento, ainda jantamos num lugar legal ou coisas assim…Não perder o romantismo nunca! isso é básico! um beijo e tudo de bom para todos os namorados por aí!Chica

  2. Depois de 3 anos, vou passar sozinho este ano! O dia 12 de junho não sei se no Brasil ou na Italia…rsrsrs….

  3. Ola! San Valentino, Dia dos Namorados! Podemos comemorar as 2 datas voces nao acham?
    Estou escrevendo pois comecei um blog sobre casamentos, se alguem tiver vontade de dar uma olhadinha o blog é:
    ideiasdefada.blogspot.com!
    até mais, Barbara

Comments are closed.