A população italiana está chocada e muito tem sido discutido a respeito de um novo emendamento que o governo atual aprovou no Senado. Em poucas palavras, a novidade vai contra os imigrantes.

O que está acontecendo

Atualmente se um imigrante não legal vai a um hospital público com um problema de saúde, ele tem direito a cuidados médicos e os funcionários do hospital que o curam são proibidos por lei de denunciá-los como imigrante ilegal.

O atendimento a saúde é um direito de todo ser humano de acordo com a Declaração Universal dos Direitos Humanos. Faz parte também do juramento dos médicos, o “giuramento di Ippocrate”. E para completar, faz parte da própria Constituição Italiana que diz, por exemplo no artigo 32:

La Repubblica tutela la salute come fondamentale diritto dell’individuo e
interesse della collettività, e garantisce cure gratuite agli indigenti.

A mudança

O novo emendamento colocará o clandestino diante da difícil escolha: ter atendimento a saúde e se curar ou não ter atendimento médico e continuar doente e escondido.

O problema é que a nova estratégia é, além de discriminatória, pouco inteligente. Imaginemos que um grupo de clandestinos tragam uma epidemia, que não cuidada imediatamente pode continuar a se disseminar até atingir proporções enormes e prejudicar a coletividade.

A qualidade de vida passa pelo coletivo.

Protestos italianos

Não estou sozinha dizendo minha simples opinião como imigrata. Até porque eu não estou ilegal na Italia, sou inclusive cidadã italiana. Não tenho interesses pessoais nesta lei. Mas acredito que pessoas de bom senso devem se manisfestar.

Recebi um texto protesto via e-mail de Anna Valeria. O artigo foi escrito por Gino Stada para o site da Emergency e se chama “L’emendamento anti immigrati: una norma stolta prima ancora che perversa“.

Reproduzo um trecho do artigo para vocês:

Si vuole affidare ai singoli medici la scelta se garantire lo stesso diritto alla cura a tutti gli individui, nel miglior interesse del paziente e nel rispetto del segreto professionale, oppure se esercitare la facolta’ di denunciare i loro pazienti “irregolari”.

Secondo tutti i medici che ho conosciuto e apprezzato, l’unico modo giusto e civile per fare medicina e’ garantire a tutti la miglior assistenza possibile, senza distinzione alcuna riguardo a colore della pelle, sesso, convinzioni politiche, religiose o culturali, nazionalita’ o status giuridico.

Conclusão

O título do artigo visa chamar atenção para um fato que não faz parte do pensamento da maioria da população italiana, mas de uma certa classe governante.
Um governo que está impondo ao país novas regras que distingue o ser humano em categorias e de acordo com o tipo enquadrado, existem benefícios ou punições.
O que está acontecendo com o mundo neste século XXI?

32 COMENTÁRIOS

  1. Sobre este assunto afirmei, em sala de aula, que a segunda guerra nao ensinou nada para este povo. Depois de anos, voltam a repetir os mesmo erros do passado. Ao inves de procurar as causas dos reais problemas sociais, politicos e economicos da Italia (que vao da politica desinteressada do senso social, passando pela decadencia dos estudos e atraso tecnologico), os italianos resolveram escolher a ponta fraca como bode expiatorio, ou seja, os imigrantes. Foi a mesma coisa qdo escolheram os judeus como responsaveis pela miseria da Europa. O que vai acontecer neste seculo? Eu penso que a mesma coisa que aconteceu nos seculos passados: guerras, mortes, fome, desrespeito, violaçao dos direitos humanos. Humm …. isso ja esta acontecendo, ne! O negocio serà quando chegar na rica e ignorante Europa.
    Eita, sera que ja estou como os italianos (pessimista)?

    Claudia

  2. Isso tudo é muito triste! Ver as coisas acontecendo e se repetindo e ninguém aprendendo nada…um beijo,chica

  3. É Deprimente, e usando uma frase de um artigo que postei há poucos dias, é uma contradição ridícula que em pouco tempo pode colocar a Itália e outros países da Europa em apuros econômicos, pois os baixíssimos índices de natalidade apontam para uma maior utilização dos imigrantes. Então porque este povo não adota uma política de acolhimento ao imigrante?

  4. Essa semana eu vi uma foto de um protesto no blog Escreva Lola Escreva. A foto ilustrava um post cujo tema girava em torno da agressao sofrida pela brasileira na Suiça (que aliàs, verdade ou mentira é uma boa oportunidade para se discutir sobre xenofobia, violencia contra mulheres, pressao psicologica num pais estranho.. e por aì vai).
    O link para o post é esse: http://escrevalolaescreva.blogspot.com/2009/02/neonazistas-nao-existem-sao-neuroses.html
    Na foto, um rapaz segura um cartaz na mao com os dizeres:
    “Todo mundo é um estrangeiro em algum lugar”.

  5. O pior de tudo é que todos os estrangeiros são rotulados como perigosos e delinquentes. Hoje vi por acaso, enquanto mudava de canal, no programa Forum um email escrito por uma romena que está na Itália há 7 anos. Ela dizia que já sofreu maus tratos dos patrões somente pelo fato de ser romena. E os quatro romenos agredidos neste fim de semana na saída de um restaurante?

  6. Enquanto o povo brasileiro tiver a mania de estender tapete vermelho para qualquer um em nossos aeroportos, jamais seremos respeitados como seres do mesmo planeta. Sou radical… Bala trocada não dói !È só dar o troco na mesma moeda.

  7. A parte boa da história é que os brasileiros ainda são os estrangeiros mais queridos e, pelo menos a Toscana trata bem seus hóspedes. Até porque, é uma região que vive de turismo e do fluxo de pessoas que chega e parte.
    Não sei se tratar bem seria o termo exato, digamos que recebe normalmente, sem amores frenéticos e sem preconceitos.

    Outro dia, meu vizinho fiorentino me contava que em Firenze ninguém se deslumbra, nem mesmo quando vinham os reis para a cidade! Aqui é a cidade da arte e as pessoas virão sempre.

    O que me assusta é ver algumas resoluções do atual governo e escutar histórias absurdas vindas do norte do país, onde o preconceito existe não apenas contra estrangeiros mas contra os próprios italianos! (E nao eh que eles ate pregam pela separaçao da Italia em duas partes?)

    Tirando o caso Battisti, que gerou polêmicas na minha opinião excessivas, as relações entre Brasil e Italia são positivas e devem continuar assim.

    Dar o troco na mesma moeda não resolve e como sempre digo, nós brasileiros que moramos na Italia, com cidadania italiana ou não, temos todo o interesse em que as nações sejam amigas e que possamos continuar caminhando pelas ruas em paz, viver e trabalhar.

    O caso da garota da Suiça é realmente muito triste, esteja dizendo a verdade ou não.

    Vocês tem reparado no número de discussões internacionais a que o país tem passado. A ultima recebi da Vicky:

    “Um pai americano teve seu filho sequestrado pela própria esposa brasileira, quatro anos atrás, e agora ela faleceu no parto de uma outra crianca. Por lei essa crianca agora deve ser retornada ao pai verdadeiro, mas o padrasto está querendo impedir até que pai e filho se vejam. Quando este encontro finalmente aconteceu, o menino perguntou ao pai porque nunca quis ve-lo em 4 anos, e esse pai, nao querendo manchar a imagem da mae (indefensável, por sinal) disse que a culpa era da justica… Esse caso fere leis internacionais e está provocando uma grande comocao pública nos EUA. O Brasil já tem a imagem manchada por vários casos no exterior, nao precisamos de mais um caso provocado por uma socialitezinha estúpida e mimada.”

    Enfim, atirar é fácil. Mas receber tiros dói sempre, esteja de lá ou de cá. Por isso é melhor cessar o fogo e brindar juntos!

  8. ENQUANTO PREOCUPAMOS EM TRATA-LOS BEM EM NOSSO PAÍS ELES PUNEM NOSSO POVO BRASILEIRO,COMO ESTAO PUNINDO MINHA IRMÃ QUE ESTÁ SEM VER SUA FILHA MENOR DE 09 ANOS HÁ QUASE DOIS ANOS POR DECISÃO ERRONEA DE UMA JUSTIÇA ARCAICA E QUE AINDA TRABALHA DE OLHOS VEDADOS….ATÉ QUANDO ESSE PAÍS RACISTA VAI DETONAR NOSSO POVO?E NÓS AQUI DE BRAÇOS CRUZADOS APLAUDINDO A ENTRADA DELES NO BRASIL?MINHA IRMÃ BRASILEIRA ESTÁ DOENTE EM UMA CAMA SEM VER SUA FILHA.

  9. deve ser porque os brasileiros são mal educados…Pobres Nojentos a italia tem que expulsar todos esses vermes….

    A UE deve dar um basta na imigração de brasileiros!

  10. naum concordo com essa lei ,mas vou te dizer a verdade a italia naum esta organizada Com infrastrutura "casas hospital etc " por hospedar immigrantes $$ nem tem o Dinheiro para a pagar a gasolina do carros da policia ,((( "se informe " ))), seria melhor que a alemanha englaterra franca e todos o outro estados europeio , e tambem o brasil ,, mandar um pouco de dinheiro por aqui o melhor ajudar os pobres no pais de origem o instituir uma tropa para distruir o mercado do "TRAFICO DE SER UMANO" ,,,

    Italia italia " naum è todo OURO o que è LUZ "

    depois por quem fica aqui na italia queria dizer " se naum gosta volte pra sua casa , ninguem mandou o convite ."

    Boa!

    Um anonimo italiano estrangero na italia .

  11. Otimo que diz se nau gosta de Italia volta pra seu paese, brasilero que farla mal de Italia e´um deficente, entau mais o romeno que no tem leie no seu paese . Brasil segundo pais do mundo por corruçao e propina de politico, an italia tem seu problema ma isso e´problema do italiano no de estrangeiros. Viva a Italia

  12. idiota aposto que brasileiro ou de outra raça nojenta de racista pensando em ser o melhor este tal anonimo italia e uma merda juntamente com toda europa pro inferno com eles maldito ta se achando muita merda vai se ferrar para la puxa saco de merda vai mamar na benga deles

  13. hey, stop!
    Eu dou uma grande liberdade para os comentarios neste blog, mas sem ofensas pessoais, por favor.
    Quem precisa apelar para palavroes e linguagem de baixo nivel nao eh bem vindo neste site.
    Aceito diferenças de opiniao, mas nao gente mal educada.
    O proximo post deste nivel sera cancelado. Aviso dado.

  14. a italia é um país mediocre com poucas pessoas de mente aberta, somente ali se encontra ainda o facismo, eles são incapazes de viver sem os imigrantes..são tds mistos e alguns ainda pensam ser sangue puro..rs tenho pena da mente desse povo…

  15. Oi Juliano,
    Infelizmente vivemos tempos complicados em todo o mundo e faltam bons exemplos na política, pessoas que se mostrem preocupadas com o coletivo e não com os próprios bolsos e interesses.
    O povo empobrece cada vez mais e a pobreza dá espaço para o ódio. Só no Brasil não acontece uma revolução, seja isso positivo ou negativo.
    E a parte incrivel eh que apesar de tanta roubalheira, o mundo continua e a gente consegue ir pra frente…

  16. Ao outro anônimo e outros que comentaram…

    Esse é um erro deles mesmo ou seria um DIREITO DELES?? É a terra deles, é um DIREITO que eles tem.
    Você não gostaria que entrassem na sua casa e fizessem o que quisessem dentro dela, não é? Pois é quase a mesma coisa… Não sou fascista, mas concordo com o que muitos deles dizem… que a Itália deve ser para os italianos! É UM DIREITO DELES E ELES DEVERIAM SER RESPEITADOS! Cada povo de origem em sua terra! DIGO E REPITO, É UM DIREITO DELES! NINGUÉM TEM O DIREITO DE INVADIR UMA TERRA QUE NÃO LHE PERTENCE! PASSEAR É UMA COISA, AGORA QUERER MORAR JÁ É OUTRA BEM DIFERENTE! NÃO PISEM NA TERRA QUE NÃO PERTENCE A VOCÊS, NÃO SEJAM IGNORANTES ACHANDO QUE PODEM PISAR ONDE BEM ENTENDEM!
    POR FAVOR, PEÇO QUE ENTENDAM E RESPEITEM.

  17. Caro leitor,

    Entendo o seu ponto de vista, mas gostaria de convidá-lo a refletir: o ser humano é um pouco nomade por natureza, é curioso, quer conhecer outros lugares do mundo.

    Lembre-se que somente 100 anos atrás, milhares de itlianos deixavam a Italia em busca de uma vida melhor nas Americas e Australia. No novo mundo.

    As fronteiras foram criadas por alguns homens, mas somos todos da mesma especie.

    Particularmente uma coisa me causa grande indignaçao eh o fato que existam pessoas que chegam a ganhar milhoes de euros por mes enquanto outras não chegam a 1000, graças a uma industria do marketing.

    Nao se deixe influenciar pelos marketeiros deste mundo. Tente olhar alem.

    Um abraço

    Barbara

  18. Esser Anonimo é um filhoda puta q se acha q pode sair falando merda e ainad por cima esconde sau cara né seu verme

  19. Sou brasileiro e descendente de Italianos por parte de pai e mãe, mas não troco meu país por nada. Que os italianos natos fiquem na Italia, pois quando a coisa pegar por lá não venham encher no saco aqui, como já vieram. Não venham dizer merda para nós brasileiros que somos um povo de braços abertos, até demais. Nosso país tem tudo para ser um país de 1º mundo, com certeza, é questão de tempo. Temos terras ferteis e ricas em abundancia, economia forte, um povo nobre e de bom coração, que não confundam com ignorancia. Nossa população é grande e até levar educação a todos leva tempo e custa, mas, quem sabe, temos mais pessoas educadas aqui do que na Italia.

  20. BOM ESTE SITE É INTERESSANTE PARA QUEM PROCURA O QUE ESTÁ AQUI,MAIS NA VERDADE EU PROCURO OUTRA COISA MAIS PARABÉNS AS PESSOAS QUE CRIARAM ESTE SITE,EU POSSO DIZER QUE FOI MUITA IMAGINAÇÃO!!!

  21. Não esqueça de avizalos que eles os (Italianos) tambem foram imigrantes um dia no passado, justamente para o brasil,Argentina , USA e que aliás imigrantes bem pobres sem um gato pra puxar pro rabo .
    Agora se houve esta inversão na imigração eles deveriam de tratar muito bem os brasileiros ,em consideração ao passado .

    Os brasileiros que tiver esta oportunidade deve sumir deste país (BRASIL)… que vá ..

    Tem que matar 80% dos politicos brasileiros para melhorar o Brasil ….

    POLITICOS CORRUPTOS , ESTÃO MATANDO UMA NAÇÃO INTEIRA ..bando de merda ,lixo …

    Parabens aos Italianos que deram a volta por cima e hoje tem uma vida mais digna ….

    Esta é a opnião de um Brasileiro cansado de ser explorado pela má admistração destes merdas POLITICOS ..

    Abraço .

  22. Bom vivo na Italia em Roma a nove meses,e pude perceber que realmente existe uma grande diferença entre o brasileiros turistas e imigrantes, eu sou filha de hungaros e meu marido e filho de italiano estamos aqui com documentaçao legal mas o mercado de trabalho e racista e preconceituoso, de nada adianta vc falar bem o italiano e ter um bom curriculo quando percebem que vc e estrangeiro (de qualquer nacionalidade diverça deles) as portas dos bons empregos se fecham, e sempre a mesma pergunta (o que vc esta fazendo aqui?), sao oito meses de entrevistas e quando escutam que vc e estrangeiro o ton de voz muda….. nao consigo entender a diferença dos italianos que estao no Brasil com os daqui pois sao totalmente diferentes, os italianos no Brasil sao calorosos e simpaticos mas por aqui se vc esperar alguem te oferecer um copo de cafe…affffff. A nos extrangeiros sobram os trabalhos negros como eles jamam aqui que sao trabalhos sem contratos e que NENHUM MAS NENHUM ITALIANO QUER FAZER, nenhum italiano quer fazer limpeza, passar roupa, serviços pesados sejam pelo dia ou na madrugada…para sobreviver e assim que os imigrantes se viram.Agora a pergunta que nao quer calar, pq nao volto pro Brasil??? Por mim ja estaria la, mas meu marido filho de italiano e cidadao italiano e simplesmente apaixonado pela Italia e ainda acredita que aqui as coisas vao mudar, entao aqui ficarei, mas nao posso me calar sobre a realidade dos fatos….No Brasil se diz que existe preconceito,olha o preconceito no Brasil nao e nada…pq o preconceito existe sim e pior ainda na tao grande Europa, primiero mundo rsrsrs….. me desculpa mas em muitas coisas terceiro mundo mas em relaçao a preconceito e pior ainda indiferente da sua cor de pele aqui todos os imigrantes sofrem preconceito indiferente de cor de pele, religiao ou crença, mas deixo claro nao sao todos mas uma grande parte!!!! O facismo e o racismo ainda existe e ainda existira por varias geraçoes infelizmente!!! Sinto por escrever a minha impressao sobre a Italia mas ficar quieta nao suporto mais!!!!!

  23. Claro que o imigrante é o problema, ele trás consigo o aumento do atraso e a destruição em forma de diversos crimes tais como roubos, assassinatos, tráfico de todos os tipos, estupro, racismo anti-branco, etc.. não trabalham, querem viver encostados em assistencia social, são aproveitadores, egoístas, desonestos, etc… vc tem a sua linda casa, com com seus erros e acertos mas sua e bela, e vai abrir as portas pra isso? só se vc for idiota.

  24. Klaus,
    Não é verdade que os imigrantes trazem apenas coisas negativas.
    Para ter o direito de morar na Italia, eles tem que ter um permesso di soggiorno, que só conseguem se tiverem um trabalho.
    Trabalhando eles pagam todos os contributos (impostos) e ajudam a pagar a aposentadoria dos italianos porque a mão de obra ativa hoje é insuficiente para manter o sistema de aposentadoria. Tanto é que agora estão fazendo uma grande reforma, porque as entradas são insuficientes para as saídas.
    Um abraço
    Barbara

  25. Apoio a abertura do Brasil para os povos Europeus da União Européia, principalmente os saxões da região Norte da Europa, para ver se melhora um pouco genética de nosso país.

    Além disso, o Brasil é o que é hoje graças aos povos de raça branca européia que imigraram para cá.

  26. Estava pensando em ir para a Itália e morar por lá, mas depois de ler a opinião de muita gente, mudei de ideia, acredito que deve ter muita gente racista e birrenta por lá, imagino isso pelo jeito que é a minha avó de origem Italiana. Um lugar que pretendo ir para me estabelecer na Europa é a Irlanda do Sul.

  27. Bjorn, também apoio a entrada, mas que haja algum incentivo do governo de nosso país. É preciso entender também que diversos povos, não só os de cor branca, fizeram parte do progresso de nosso país. O problema aqui foi a forma em que os Portugueses colonizaram, além disso existe vários fatores incontroláveis que contribuem com o atraso de um país, tais como o clima, o solo, vegetação, recursos naturais, etc…
    Exemplo: regiões de clima tropical, quente e úmido onde as estações do ano não mudam muito, traz um desconforto térmico às pessoas e como consequência gera tendências culturais e econômicas desvantajosas.

    Brasil é um país rico em recursos naturais? Não mesmo!

Comments are closed.