Encontrar um lugar não-turístico para almoçar no centro de Firenze é uma tarefa bem complicada. A maioria dos locais, sejam bares ou restaurantes, são preparados para os estrangeiros o que geralmente significa preços mais altos e comida de pior qualidade. Então, onde comem os fiorentinos?

Entre o Duomo e Piazza S. Marco

Quando você vier a turismo a Firenze, programe-se para estar na Via Ricasoli na hora do almoço. Não é difícil, afinal esta é a rua onde está localizada a Galleria Accademia, e você provavelmente vai passar por ela se quiser ver de perto o David de Michelangelo original.

Bem, nessa rua existe um lugarzinho especial chamado OLIANDOLO, que prepara comida estilo feita em casa como sopas, salada, pasta. Existe um menu do dia, você escolhe entre as opções e rapidinho é servido, almoça uma comida razoável e continua a aventura satisfeito.

Para dar uma idéia de custos, um prato de macarrão sai por uma média de 5 euros, uma garrafinha de água 0,50 euro, e apenas 1 euro de coperto (é a taxa tradicional para sentar na mesa).

Duas dicas: quanto antes você chegar melhor porque com o passar do tempo os pratos vão acabando e você tem menos opção de escolha. Em geral, os italianos almoçam entre 12:30 e 14:00. Você pode chegar um pouco antes ou um pouco depois, mas o ideal é estar lá nessa faixa horária. Outra coisa: domingo não abrem. Como é um lugar de passagem não é preciso reservar mesa, basta chegar e encontrar um lugarzinho livre.

Serviço
OLIANDOLO – V. Ricasoli, 38R-40R – tel. 055.211296 (em Firenze existem numeros Rossi- vermelhos e numeros Neri – pretos; os vermelhos são para atividades comerciais e os pretos para residências).

12 COMENTÁRIOS

  1. Como sempre, ótimas dicas! um beijo e come um pouquinho das coisas boas por aí, por mim!chica

  2. Então vou deixar mais uma dica de um bom local para comer. Daqui há 2 anos e meio, quando eu já estiver morando em Firenze, os brasileiros vão poder dar uma passadinha na minha casa pra almoçar.
    Mas até lá, a dica é a Via Rascoli.
    Enquanto não chega a data da minha mudança, continuo passando por aqui pra pegar as dicas.

  3. @Chica
    Enquanto eu sigo aqui o menu toscano, voce aproveita por ai as iguarias do pais tropical.. hum!

    @Cid
    Vamos ficar esperando o endereço para “filar uma boia!” rs.

  4. ha alguém aqui, digo,brasileira, ou brasileira que vive em firenze? eu vou esta em firenze dia 16 de junho 2009, e gostava muito de poder encontrar brasileiros ai,favor contacte-me, beijos a todos

  5. Sanduiche! O famoso panino com presunto cru e pecorino, por exemplo. Basta ir em um panificio qualquer e pedir para montar um sanduiche fresquinho na hora! Uma delicia!

  6. Oi, obrigada pela dica do resto proximo a academia, mas gostaria de saber onde posso comer em Firenze, um tortelini de abobora bom no gosto e no preço. Comi isso no sul do Brasil e nao consigo esquecer!!! Obrigada, desde ja, pela dica!
    Betania

  7. OI Maria Betania,
    Hum, agora deu fome (aqui é quase hora do jantar).
    Na verdade os cardápios em geral mudam de acordo com a estação do ano e com os ingredientes da estação. Agora é a fase da flor da abóbora e não vai ser difícil encontrar restaurantes que ofereçam o ingrediente.
    Aproveito para te passar uma receita da minha querida Tuscanycious (Oriana):
    http://www.turismo.intoscana.it/allthingstuscany/tuscanycious/fried-zucchini-blossoms/
    Um abraÇo,
    Barbara

  8. Sim, mas vc recomenda algum? Vamos no mes de novembro.
    Obrigada mais uma vez.
    Betania

  9. Maria Betania,
    Posso te recomendar um otimo restaurante para comer uma bisteca fiorentina: o Buca Lapi. Agora para abobora vc me pegou, vou ficar de olho e se tiver alguma dica escrevo aqui no blog.

  10. Esta quase chegando o dia de conhecer esta belissima cidade de Firenze!!!!
    Ja nao vejo a hora. Sera que alguém saberia me dizer uma boa rota do Slow Food saindo de Pisa, passando por Lucca e chegando em Firenze? Outra, vamos alugar um carro no aeroporto de Pisa, alguém teria uma boa indicaçao de uma empresa por la? Tenho olhado na internet e achei a Europe Car com bons preços. Estava querendo alugar na sexta e entregar na segunda pela manha em Firenze, com preço de fim de semana. O que acham? Obrigada

Comments are closed.