Encontrar um lugar não-turístico para almoçar no centro de Firenze é uma tarefa bem complicada. A maioria dos locais, sejam bares ou restaurantes, são preparados para os estrangeiros o que geralmente significa preços mais altos e comida de pior qualidade. Então, onde comem os fiorentinos?

Entre o Duomo e Piazza S. Marco

Quando você vier a turismo a Firenze, programe-se para estar na Via Ricasoli na hora do almoço. Não é difícil, afinal esta é a rua onde está localizada a Galleria Accademia, e você provavelmente vai passar por ela se quiser ver de perto o David de Michelangelo original.

Bem, nessa rua existe um lugarzinho especial chamado OLIANDOLO, que prepara comida estilo feita em casa como sopas, salada, pasta. Existe um menu do dia, você escolhe entre as opções e rapidinho é servido, almoça uma comida razoável e continua a aventura satisfeito.

Para dar uma idéia de custos, um prato de macarrão sai por uma média de 5 euros, uma garrafinha de água 0,50 euro, e apenas 1 euro de coperto (é a taxa tradicional para sentar na mesa).

Duas dicas: quanto antes você chegar melhor porque com o passar do tempo os pratos vão acabando e você tem menos opção de escolha. Em geral, os italianos almoçam entre 12:30 e 14:00. Você pode chegar um pouco antes ou um pouco depois, mas o ideal é estar lá nessa faixa horária. Outra coisa: domingo não abrem. Como é um lugar de passagem não é preciso reservar mesa, basta chegar e encontrar um lugarzinho livre.

Serviço
OLIANDOLO – V. Ricasoli, 38R-40R – tel. 055.211296 (em Firenze existem numeros Rossi- vermelhos e numeros Neri – pretos; os vermelhos são para atividades comerciais e os pretos para residências).

Parceiros:

Gostou da dica? Reservando através dos nossos links você apoia o Brasil na Italia e nos ajuda a continuar compartilhando conteúdos como este – sem pagar nada a mais por isso.

RESERVE SUA ACOMODAÇÃO AGORA

Reserve sua hospedagem na Italia, no Brasil ou em qualquer outro país do mundo com nosso parceiro Booking.com!

Você encontra as melhores ofertas e ainda colabora com o nosso site. Obrigada!

GETYOURGUIDE: RESERVE TRANSFERS E TOURS ONLINE

Reserve transfers, tours e excursões na Italia e no mundo com a nossa parceira Get Your Guide

PRECISA DE INTERNET NA VIAGEM PARA O EXTERIOR?

Ganhe 5% de desconto com a Holafly com o código BRASILNAITALIA na hora de fazer sua eSIM de viagem

Artigo anteriorPrincipais terremotos na Italia do século XX
Próximo artigoMudar de casa na Italia
Barbara Bueno - brasilnaitalia
Barbara Bueno é uma jornalista brasileira que mora em Florença desde março de 2005. Foi para a Toscana em busca das suas origens italianas. Em janeiro de 2007 criou o blog BRASIL NA ITALIA. Já trabalhou como content manager para a Regione Toscana, obteve habilitação como assistente turística e foi proprietária de agência de viagem na Italia (até chegar a pandemia...). Hoje se interessa por criptomoedas e voltou a fazer o que mais gosta: buscar novidades, visitar lugares interessantes e escrever! Se você tem uma dúvida sobre a Italia visite a seção Dúvidas sobre a Italia.

14 COMENTÁRIOS

  1. Oi Rodrigo, tudo bem?
    Obrigada pelo feedback. Estou precisando mesmo atualizar essas dicas que são de 2009 e de lá para cá algumas coisas mudaram.
    Frequentei muito esse restaurante quando trabalhava lá perto.
    Mas para falar a verdade já faz pelo menos uns 10 anos que não vou lá.
    Vou anotar sua dica aqui na lista de artigos para serem atualizados ok?
    Saudações,
    Barbara

  2. Olá!!!! Adoro suas sugestões, estou seguindo várias, mas esse Oliandolo é furada nível hard, não tem nada de comida caseira, não são honestos e são beeeem caros, é possível encontrar coisa melhor e mais barata há 20 metros, mas obrigado pela indicação, porém eu não recomendo.

  3. Esta quase chegando o dia de conhecer esta belissima cidade de Firenze!!!!
    Ja nao vejo a hora. Sera que alguém saberia me dizer uma boa rota do Slow Food saindo de Pisa, passando por Lucca e chegando em Firenze? Outra, vamos alugar um carro no aeroporto de Pisa, alguém teria uma boa indicaçao de uma empresa por la? Tenho olhado na internet e achei a Europe Car com bons preços. Estava querendo alugar na sexta e entregar na segunda pela manha em Firenze, com preço de fim de semana. O que acham? Obrigada

  4. Maria Betania,
    Posso te recomendar um otimo restaurante para comer uma bisteca fiorentina: o Buca Lapi. Agora para abobora vc me pegou, vou ficar de olho e se tiver alguma dica escrevo aqui no blog.

  5. Sim, mas vc recomenda algum? Vamos no mes de novembro.
    Obrigada mais uma vez.
    Betania

  6. OI Maria Betania,
    Hum, agora deu fome (aqui é quase hora do jantar).
    Na verdade os cardápios em geral mudam de acordo com a estação do ano e com os ingredientes da estação. Agora é a fase da flor da abóbora e não vai ser difícil encontrar restaurantes que ofereçam o ingrediente.
    Aproveito para te passar uma receita da minha querida Tuscanycious (Oriana):
    http://www.turismo.intoscana.it/allthingstuscany/tuscanycious/fried-zucchini-blossoms/
    Um abraÇo,
    Barbara

  7. Oi, obrigada pela dica do resto proximo a academia, mas gostaria de saber onde posso comer em Firenze, um tortelini de abobora bom no gosto e no preço. Comi isso no sul do Brasil e nao consigo esquecer!!! Obrigada, desde ja, pela dica!
    Betania

  8. Sanduiche! O famoso panino com presunto cru e pecorino, por exemplo. Basta ir em um panificio qualquer e pedir para montar um sanduiche fresquinho na hora! Uma delicia!

  9. ha alguém aqui, digo,brasileira, ou brasileira que vive em firenze? eu vou esta em firenze dia 16 de junho 2009, e gostava muito de poder encontrar brasileiros ai,favor contacte-me, beijos a todos

  10. @Chica
    Enquanto eu sigo aqui o menu toscano, voce aproveita por ai as iguarias do pais tropical.. hum!

    @Cid
    Vamos ficar esperando o endereço para “filar uma boia!” rs.

  11. Então vou deixar mais uma dica de um bom local para comer. Daqui há 2 anos e meio, quando eu já estiver morando em Firenze, os brasileiros vão poder dar uma passadinha na minha casa pra almoçar.
    Mas até lá, a dica é a Via Rascoli.
    Enquanto não chega a data da minha mudança, continuo passando por aqui pra pegar as dicas.

  12. Como sempre, ótimas dicas! um beijo e come um pouquinho das coisas boas por aí, por mim!chica

COMENTÁRIOS:

Please enter your comment!
Please enter your name here