Uma das perguntas mais frequentes que recebo é a famosa: “que tipo de roupa eu devo levar para minha viagem no mês de….”. Bem, daí surgiu a idéia de a cada mês escrever aqui no blog como anda o clima. Conceitos como calor e frio são relativos. Me lembro de uma vez que disse para a minha família que o mês de abril era já bem mais quente. Bem, eu me referia a mais quente em relação ao mês de janeiro, mas eles chegaram aqui e congelaram! hehehe… Depois dessa experiência, vamos aos fatos.

Maio: auge da primavera

Enquanto no início de maio o termômetro da minha casa marcava cerca de 20ºC, em alguns dias chegando até a 16°C, o mês está terminando quentíssimo. Ontem o termômetro indicava 26,5°C às 22:00!

Nos primeiros dias de maio, o sol já se põe por volta das oito da noite, no final de maio, em Florença têm escurecido por volta das 21, 21:30. A rápida mudança de horário da natureza gera verdadeiros sustos! A gente pensa que está voltando para casa às 8 e quando vê são já 10 da noite! É incrível como somos guiados pela luz do sol. Isso signfica que as pessoas ficam na rua até mais tarde para curtir o calor, após tantos meses de frio.

Se no início do mês, em Florença, era necessario uma blusa de manga comprida e um casaquinho a tira-colo, nos últimos dias só manga curta e as pessoas começam a pôr as pernas de fora em bermudinhas, saias e vestidos. A partir do final do mês, com a temperatura praticamente de país tropical, já é possível voltar a usar sandálias sem parecer turista (aliás, já comentei antes o quesito usar sandálias na Italia aqui neste antigo post).

Se a sua viagem incluir uma cidade da arte como Florença não se esqueça de levar um sapato muito confortável porque você vai andar muito. Com o calor, o pé incha, o sapato aperta e já vi muito americano caminhando descalso pelas ruas com as sandalinhas de dedo na mão, fato que desperta uma certa estranheza aos italianos…

Repassando: início de maio casacos e manga comprida, final de maio roupas leves.

E como é o clima aí na sua cidade no mês de maio? Conta pra gente! Nós queremos saber o que levar na mala em uma próxima ocasião…

Leia também:
Viagem:como fazer a mala no mês de agosto
Viagem: como fazer a mala no mês de julho
Viagem: como fazer a mala no mês de junho
Guia de serviços para organizar sua viagem pela Europa

42 COMENTÁRIOS

  1. Oi linda, tudo bem???

    Realmente estamos na melhor estaçao do ano! Cores vivas, povo feliz por poder sair de casa e ‘tirar o mofo’ kkkkk

    Aqui na regiao de Livorno, até Grosseto onde vivo e trabalho o clima tem esquentado dia apòs dia! No inicio do mes as noites ainda eram frias e agora ja conseguimos dormir com a janela aberta. Nao é tao quente quanto Firenze (pois Firenze fica numa espécia de depressao, é uma panela de pressao no verao :)) mas ja chegamos nos 34º esta semana!!!

    E obviamente estamos ja todos meio que bronzeados, afinal também temos que tirar o proprio mofo!!!

    bjs

  2. @Fala Fabio!
    Poxa, morar na praia não vale! rs… Ainda mais em Grosseto que é a parte mais bonita do mar toscano… me lembro quando cheguei que fui até Follonica, depois me aventurei pela ilha onde o Napoleão ficou exilado…
    Eu estou começando a tirar o mofo também, assim que tenho um minuto livre vou sob o sol, mas nada comparado ao sol em cidade de praia, de frente para o mar…
    Divirta-se por mim!

  3. Mudei faz alguns meses, agora estou em Pisa. E Pisa è quenta pra caramba!

    A temperatura tem chegado diariamente aos 30 graus. No inicio do mes as noites ainda eram frias, mas agora ja nao mais.

    Imagine o verao! Se eu sobreviver, relato ehehe

    Salve!

  4. @Zaratustra
    A parte boa de morar em Pisa é que você já está na cidade de onde partem os voos low cost! Oh, cada vez que tenho que fazer Firenze-Pisa de madrugada é uma tortura… rs
    Sem falar que está aí pertinho do mar… Ô delicia.

  5. Setembro eh um mix de calor e frio… leve casaquinhos, calças compridas, mas tb roupas leves….

  6. Olá!

    Gostaria de saber o que devo colocar na mala no mês de março? Moro no nordeste do Brasil em uma cidade litorania com o clime bem tropical… Confesso que estou com um pouco de medo do frio… rs… Mas será o mês que conseguirei viajar.

    Vocês podem me ajudar?

    Grata.

    Viviane Marques

  7. AINDA NÃO FICOU ESCLARECIDO PRA MIM SOBRE O QUE DEVO COLOCAR NAS MALAS NOS MESES DE SETEMBRO-OUTUBRO PARA IR A ITÁLIA. POR FAVOR, ALGUEM PODERIA ME AJUDAR????

  8. Na verdade eu criei essa seção para a posteridade: por enquanto escrevo no final do mês como andou a temperatura aqui em Firenze e arredores.

    Mas vamos lá:

    SETEMBRO OUTUBRO
    Começa a esfriar na Italia. Já pode colocar camiseta de manga comprida, malhinha, sapato fechado, casaco. Se der sorte, de dia dará para sair pelas ruas com camiseta de manga curta.

    MARÇO
    Faz frio e para quem mora num calor gostoso como o do nordeste é um belo contraste. Se prepare para levar várias malhas de lã e seus casacos mais quentes. Dificilmente voce vai conseguir sair na rua com uma camiseta de manga curta, por exemplo. Mas afinal, um pouco de frio pode ser interessante tambem, ne?

  9. Chove durante fevereiro e março em Roma e em Firenze?? Estou com passagem marcada, frio tudo bem, mas chuva é chato… Queria descobrir se é daquele inverno frio mas com céu aberto.
    Obrigada!

  10. @Ariel
    Sim, durante o mês de fevereiro e março chove e este ano está uma loucura… não pára de chover, aquela chuva fina e chatinha. Mas quem sabe você dê sorte ou até lá já tenha melhorado…
    Boa sorte!

  11. Olá,
    Tiro férias no final de maio e terei por volta de 15 dias para viajar pela Itália. Gostaria de conhecer as cidades menores e mais bucólicas. Nada de grandes capitais. Vcs poderiam me dar sugestões de roteiro??

  12. Olá , estou embacando para minha 1ª viagem a Itália dia 27, mas estou na dúvida, sei que vou andar muito . Tênis é uma boa opção ? já me disseram que lá as pessoas são muito formais , então fico meio na dúvida desta opção pois não quero parecer um ET no meio da multidão …

  13. Anonimo,
    Pode levar tenis sem grilo, os italianos tambem usam tenis e realmente voce acaba caminhando muito em cidades como Firenze.
    Alias, eh mais recomendavel sair de tenis do que de chinelo em um dia meio friozinho e com chuva…
    Boa viagem!

  14. Olá,
    Dia 12/09 estarei embarcando para um tour na Italia, será um total de 15/16 dias, passando por Roma,Veneza, Florença, Milão, Lago Como, Lago Maggiore, com passeios em Capri, Napoles, Sorrento etc. Gostaria de saber que tipo de roupa devo levar (pra mim e meu marido).Nessa época costuma ser frio ou calor? Será minha primeira vez na Europa e estou um pouco perdida.
    Agradeço sua gentileza.

  15. Olá,
    Muito boas suas dias. A minha não é sobre o que levar, mas um "será que devo cancelar"?
    Estou com minhas férias marcadas para 04 a 20 de março, e estava pensando em fazer Portugal, Espanha e Itália.
    Porém, estou recebendo algumas recomendações de ir para outro lugar mais quente, ou tentar mudar para a semana santa em Abril, pois faz muito frio e chove nesta época.
    Mudar a data está difícil, e estou pensando até em mudar a viagem para os EUA. O que você acha? O tempo em março é tão ruim assim para desistir? Atrapalha muito a vida de turista andarilho e as paisagens?

  16. Oi Eduardo, tudo bem?
    Acho um pouco exagerada a decisão de mudar completamente o roteiro da viagem. É verdade que março é uma estação de chuva na Italia, mas se por um lado não é o ideal para programas ao ar livre, você pode aproveitar para fazer coisas deliciosas e também especiais como visitar museus, restaurantes, curtir o friozinho com um bom vinho local em um agriturismo, por exemplo.
    Além disso você vai conseguir ótimos descontos porque março é baixa estação e isso significa economia com hotéis e serviços.
    Escrevi dois artigos no meu outro blog que acho que podem te interessar:

    http://www.turismo.intoscana.it/allthingstuscany/aroundtuscany/best-time-tuscany/

    e

    http://www.turismo.intoscana.it/allthingstuscany/aroundtuscany/tuscany-in-winter/

    abs

    Barbara

  17. Ola
    Estou adorando este blog!
    Vou viajar para Itália ano que vem!
    Faz um post deste com o que colocar na mala no mes de março!
    Bjos

  18. Ola Barbara!
    Eu e meu marido adoramos a Italia,estamos indo pra la no final de abril e retornaremos ao Brasil somente no inicio de Junho.Gostaria muito de fazer um curso de culinaria numa cidadezinha charmosa de 4 a cinco dias. Voce tem algum para me indicar?

    Obrigado!

    Maria Ines

  19. Para onde na Italia você está indo?
    Aqui na Toscana existem vários cursos de cozinha, seja a domícilio como em uma escola. Onde você vai ficar hospedada? Ou está procurando tudo do zero?
    Abs
    Barbara

  20. oi tudo bem?gostaria que vc me disesse que tipo de roupa devo levar para italia pois chegarei lá no dia 25 de maio de 20012.desde já agradeço .se puder me dizer tudo que devo levar seria muito bom só sao 10 dias vlw

  21. OI Elisabeth,
    Imagine você 10 dias passeando. O que pretende fazer de dia? Vai caminhar pelas ruas das cidades históricas, visitar museus, parques? Separe roupas e sapatos confortáveis para esses dias.
    E de noite? Vai sair para jantar em restaurante? Separe uma roupa mais arrumadinha.
    Lembrando que nessa época a temperatura varia de 15 a 30 graus, então traga um pouco de roupa de frio e de calor.
    Para sair a noite, traga suas maquiagens (ou compre aqui).
    A mala que você vai arrumar depende da programação que pretende fazer. Se vai a uma cidade de termas ou para praia, traga biquini.
    Boa sorte e depois conta como foi.
    Não exagere na mala, qualquer coisa vc pode fazer compras aqui. 🙂
    Abs
    Barbara

  22. Olá Bárbara,

    No dia 29/09/12 eu, meu marido e nossos dois filhos, um de 1 ano e 5 meses e outro de 8 anos, vamos viajar para a Itália. Vamos ficar 10 dias para conhecer Roma, Milão e Veneza.
    Será a nossa primeira viagem internacional.
    Gostaria de saber como estará o clima nesta época, para saber o que devo levar na mala. Além disso, como vamos levar o bebê, estou preocupada com a alimentação dele e gostaria de saber se encontro fácil em Roma papinhas da Nestle e fraldas das que usamos aqui. Abs. Lucia

  23. Oi Lucia, tudo bem?

    Uma coisa que você deve saber é que os produtos italianos são diferentes dos brasileiros, mesmo que a marca seja idêntica. Dou um exemplo: a Coca-Cola na Italia tem um sabor diferente da Coca-Cola brasileira. Você deve saber isso porque é provável que a papinha do seu filho na Italia tenha um sabor diferente da que ele está acostumado. Se isso não for um problema, você não precisa trazer papinhas na mala. Se ele só come um tipo específico de papinha, é melhor trazê-la na bagagem.

    A mesma coisa com as fraldas, é provável que a Pampers italiana seja diferente da brasileira (aliás, você conhece uma marca de fraldas ecológica da Wip? http://www.ecowip.com Ela é reciclável a 90% e feita de um material natural que evita assaduras, vendida exclusivamente em lojas de produtos ecológicos).

    Em geral essa diferença existe porque os produtos são fabricados com uma água diferente, para um clima diferente, seguindo obrigações de uma legislação diferente… enfim, se não quiser trazer uma mala carregada de produtos brasileiros, venha preparada para encontrar coisas diferentes.

    Abs e boa viagem,

    Barbara

  24. Boa noite! Estou indo para Itália na segunda quinzena de abril. Farei Veneza, Florença, Cinque Terre e Roma, por 15 dias. Que tipo de roupa devo levar? E calçados?
    Obrigada
    Lene

  25. vou viajar para a europa em maio,portugal, paris,lonres gostaria de saber o que levar na mala.

  26. OI Leila,
    O artigo dá algumas dicas sobre a temperatura e o que esperar dessa época na Itália. Em cidades como Paris e Londres faz um pouquinho mais frio que a Itália, mas mais ou menos é isso. A temperatura de Portugal é muito semelhante a da Itália (em Lisboa faz mais calor, em Porto mais frio, por exemplo). Mas mais ou menos, o conteúdo da mala é o mesmo.
    Espero ter ajudado,
    Abs,
    Barbara

  27. Oi Bárbara, tudo bem?
    Estou encantada com o seu blog! Parabéns!!! Está me tranquilizando muito pois estou ando muito insegura sobre o que levar na mala e o que não levar (para comprar aí).
    É a minha primeira viagem para a Europa! Vou ficar 18 dias passeando pela Itália. Meur roteiro: Catania, Agrigento, Palermo, Nápoles, Capri, Roma, Florença e Veneza. Sairemos de Brasília dia 25/05 e retornamos da 12/06.
    Eu estou insegura porque não queria levar muitas coisas, não estou a fim de carregar uma mala pesada demais e quero espaço para as compras, rss.
    Já sei que para o dia tenho que levar roupas e sapatos confortáveis, pois vamos andar muito para conhecer tudo. Mas… e o frio???
    Outra dúvida é o que levar para sair à noite para jantar ou para uma balada? Vestidos e um salto alto? (E o frio à noite nessa época, como é?)O Salto alto é melhor que seja anabela ou pode ser salto fino mesmo?
    Por favor, me responda o mais breve possível, pois só hoje encontrei o seu blog e a viagem já daqui a uma semana.
    Grazie…
    Aguardo ansiosa sua resposta!
    Um abraço!

  28. Oi Rosangela, tudo bem?

    Que delícia o seu roteiro, posso ir também? 🙂 Ah, você escolheu todas as cidades que eu adoraria visitar neste momento! É uma ótima época porque já está mais quente (em comparação ao nosso inverno) mas ainda não está tudo muito lotado e os preços ainda são razoáveis.

    Olha só, essa semana aqui está chovendo bastante aqui na Itália, mas a partir da semana que vem já deve esquentar novamente. No sul da Itália costuma já fazer mais calor e pode ser que você pegue dias de sol maravilhosos com 30 graus, mas tambem pode ser que de uma esfriadinha e a temperatura se mantenha por volta dos 20. De qualquer modo, casacos muitos pesados nao sao necessarios. Basta uma jaquetinha, um terninho, uma malhinha.

    Para sair a noite, um vestidinho bacana com um casaquinho (que eventualmente voce possa tirar) ou uma calça jeans transada com uma blusinha fashion. Para noite, seja um sandalia ou um decolte (sapato fechado), o que você preferir (eu já tirei a minha sandália do armário). Podem ser inclusive bem altas, o importante é que você consiga caminhar com elegância em um pavimento irregular (porque mesmo que você vá de táxi e pare na porta, sempre terá um trechinho para caminhar). Sandálias muito altas, no entanto, devem ser usadas mais para sair a noite ou para eventos especiais. Caminhar de dia em pleno centro de Firenze ou de Capri com um maxi salto é esquisito.

    Voce pode checar as temperaturas no site meteo.it ou entao dar uma olhada nas fan pages tipo de Capri: https://www.facebook.com/insidercapri

    Bem, acho que é isso. Boa viagem e aproveite muito por mim!

    Abs

    Barbara

  29. Oi Bárbara!
    Muitíssimo obrigada pela sua resposta.
    Que bom que gostou do nosso roteiro. Estamos muito empolgadas!! Vamos conosco!! Será muito bem vinda ao grupo, rs (somos um grupo de 7 pessoas até a Sicília – metade da viagem e depois só 4 mulheres seguem para Roma)
    Mas olha, adorei sua resposta… Uma das coisas que a gente nunca sabe é, por exemplo, esse lance do pavimento irregular (paralelepípedo… etc.). A gente nunca sabe quando tem e quando não tem e realmente, andar de salto fino nesse tipo de pavimento é um terror…
    Me resta uma última dúvida: quanto se gasta (em euros)com alimentação e táxi em média por dia?
    Provavelmente iremos comer em restaurantes mais baratos durante o dia e restaurantes um pouco melhores à noite para poder tomar algum vinho e saborear a gastronomia italiana, rss…Inclusive se você tiver dicas de restaurantes e vinhos, nós agradecemos, rss
    Um grande abraço,
    Rosângela

  30. OI Rosângela, tudo bem?

    Bem que eu gostaria de voltar agora para a Sicilia, mas vou passar por lá agora só em julho, durante as férias da família. Quero curtir praia até enjoar! rs

    Você pode almoçar em tratorias por volta de 15 euros por pessoa ou comer um sanduíche em pé na rua, como um típico italiano em “pausa pranzo” na hora do almoço, em um daqueles dias que o pessoal quer aproveitar a hora do almoço para fazer outras duzentas coisas além de comer. 🙂
    Para jantar, em geral dá para encontrar restaurantes a partir de 30 euros por pessoa.

    Por exemplo em Florença, um almoço low cost no Mercato di Sant’Ambrogio é uma opção baratinha (meio caótica dependendo do dia, mas você pode tentar), olha aqui: http://www.brasilnaitalia.net/2011/09/almoco-low-cost-em-florenca.html
    Também para o almoço, se você estiver para os lados do Palazzo Pitti ou da Piazza S. Spirito, essa é uma opção: http://www.brasilnaitalia.net/2009/03/onde-comer-uma-pizza-em-firenze.html

    Sobre restaurantes em Capri, bem eu acabei de traduzir para o português 44 opções, dá uma olhada aqui: http://www.capri.com/pt/restaurantes#utm_source=bueno&utm_medium=Brasilnaitalia&utm_campaign=Brasilnaitalia

    Estava para publicar algumas dicas de Palermo, não sei se vai dar tempo de escrever antes de você partir. De qualquer modo, fica ligada aqui no blog.

    Sobre o preço de táxi… bem, depende. Da estação SMN de Florença até a Piazza Signoria você pode gastar 6-7 euros (é uma breve distância, tipo 5-10 minutos de carro, mas você evita de caminhar pelas ruas do centro se estiver exausta, por exemplo). Aqui, você paga uma taxa a mais para o táxi se tiver com mala, se for feriado ou domingo, e à noite (agora não sei direito a partir de que horas).

    Você pega táxi nos pontos ou telefonando. É bem difícil pegar um táxi passando na rua, por acaso, pelo menos em Florença.

    Enfim, essa é uma base… espero ter ajudado.

    Boa viagem,

    Abs

    Barbara

  31. Bárbara

    enviei alguns dias atrás, dúvidas,na possibilidade de ajuda

    Não encontro as respostas no blog,o que faço?

    obrigado

    Luise

    abs

  32. meu filho vai viajar p a Itália no final do mes de Maio em Lua de Mel…vai visitar …Milão,Veneza,Roma,e vai descendo até Ilha de Capri….ele quer saber o que levar de roupas p passar 21 dias aí….

    Agradeço pela resposta Barbara.

  33. Oi Mariza, tudo bem?

    Que delícia uma lua de mel na Itália, hein? Espero que eles passem momentos deliciosos por aqui.

    Para começar eu sugiro que você dê uma olhada na tabelinha de temperaturas médias na Itália aqui:
    http://www.brasilnaitalia.net/2013/08/temperatura-media-das-principais-cidades-italianas.html
    Como dá para ver, já não é aquele frio de inverno e nem um calorão de verão. Durante os dias pode sair sol, na hora do almoço dá para passear de camiseta de manga curta, mas logo no final da tarde já é hora de colocar casaquinho e quem sabe à noite na hora do jantar um casaco um pouco mais pesado.

    O que não pode faltar são sapatos confortáveis para passear durante o dia (eu diria para ela sapatilhas baixas ou com salto não muito alto, lembrando que muitas cidades históricas tem pavimento irregular e saltos finos não são indicados), calças jeans estilosas versão dia e noite, pelo menos um terninho seja para ela como para ele e blusinhas de manga curta (poucas), meia manga, casaquinhos.

    Obviamente visto que vão até Capri não pode faltar um belo biquini com o par das Havaianas do momento (que aqui fazem muito sucesso!). Vestidinhos são bem vindos, mas lembre-se que durante à noite ainda é friozinho. Aqui tem um site com várias dicas: http://bit.ly/br_capri

    E deixar espaço na mala porque aqui tem várias coisas lindas nos outlets, se eles quiserem fazer umas comprinhas para marcar o início da nova vida juntos!

    Um abraço,

    Barbara

  34. Bom dia vou viajar para Itália e Paris entre os dias 16 a 27 de outubro,que roupas devo levar ?

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here