Que a Italia é uma das referências internacionais no mundo da moda, não é novidade. Aqui mesmo no BRASIL NA ITALIA nós já fizemos um ABC da moda com uma longa lista de grandes marcas internacionais de origem italiana. Certamente um curso de moda na Italia dá aquele upgrade no currículo, além de ser uma oportunidade para conhecer pessoas do setor, quem sabe fazer um estágio em uma empresa bacanérrima… enfim, uma experiência que você não vai esquecer.  Mas por onde começar? Onde encontrar um curso de moda, uma escola? O objetivo deste artigo é te ajudar com uma seleção de 7 escolas de moda na Italia. “Mas por que você fala Italia se só incluiu Florença e Milão?” – você pode estar pensando.

Pitti Bimbo - Cavalli

Na Italia existem duas cidades da moda: Milão – onde acontecem grandes desfiles e feiras internacionais –  e Florença, cidade conhecida internacionalmente não apenas por Pitti Immagine, mas por ser o berço das marcas mais renomadas do “Made in Italy”. Obviamente é mais fácil encontrar bons estágios e futuro emprego nas cidades que respiram moda.

As escolas selecionadas são mencionadas nos melhores guias para os profissionais do setor, mas obviamente se algum dos leitores já estudou em uma delas, por favor divida sua experiência com a gente. Se existe alguma outra escola interessante que esqueci de mencionar, pode escrever um comentário também!

Florença

Università degli Studi di Firenze
Centro Orientamento – tel. (+39) 055.2756858
Facoltà di Lettere e Filosofia – corso di Laurea Triennale in “Cultura e Progettazione della Moda”
Piazza Brunelleschi, 3-4 – 50121
Site: http://www.unifi.it/vp-2695-orientamento.html

Polimoda
Istituto Internazionale Fashion Design & Marketing – tel (+39) 055.739961
Via Pisana, 77 – 50143
Site: www.polimoda.com

Sarteco
Scuola Laboratorio di Moda – tel. (+39) 0571.72444
Via G. Verdi, 40 – 50053 – Empoli (FI)
Site: www.sarteco.com

IED
Istituto Europeo di Design – tel. (+39) 055.2676311
Via Vicolo Santa Maria Maggiore, 1 – 50123
Site: http://www.ied.it/firenze/home

Milão

IED Moda Lab
Via Pompeo Leoni, 3 – 20141 – tel. (+39) 02.583361 – info.modalab@milano.ied.it
Site: http://www.ied.it/milano/scuola-moda

Istituto Marangoni
Via Pietro Verri, 4 – 20121 – tel. (+39) 02.76316680 – info@istitutomarangoni.com
Site: www.istitutomarangoni.com

Up to Date
Corso Vittorio Emanuele II, 15 – 20122 – tel. (+39) 02.7626791 – info@fashionuptodate.com
Site: www.fashionuptodate.com

PS. A foto do artigo eu tirei durante o desfile da coleção Angels and Devils de Cavalli no Pitti Bimbo 70, em janeiro de 2010.

28 COMENTÁRIOS

  1. Olá! Como já dito, estou na Italia desde junho!

    O site está bem melhor, parabéns….

    Podes me ajudar a achar uma agencia de modelo para minha filha de 10 anos? Em Milãno?

    Conhece alguma? alguma sugestão séria?

    Obrigadoooooooooo

  2. Vendo este post sobre escolas de Moda na italia, gostaria de fazer uma sugestão de post, que tal fazer o mesmo com a arquitetura, que muito bem ja sabemos, a Italia é o berço de grandes nomes na arquitetura mundial.
    Agradeço desde ja, e parabenizo pelo novo lay out do site que ficou assim, perfeito! Abraços *-*

  3. @Wellington
    No momento não tenho nenhuma dica de agência, mas se lembrar divulgo aqui no blog.

    @Jonas
    Obrigada pela sugestão e pela simpática mensagem. Já anotei aqui na minha listinha de próximos posts! 🙂

  4. Meu filho tem 13 anos e está em Brindisi e mudou há pouco tempo para lá.Vc tem alguma informação de cursos, atividades que possa integrá-lo mais a comunidade local ou que ajude no seu entretenimento. Ele tem reclamado, mas não poderá voltar agora.
    Agradeço por qualquer dica de busca ou informação.
    Muito obrigado.

  5. moro em Torino, vou permanecer com meu marido um ano em Italia, sou formada em direito no Brasil, e meu curso nao è reconhecido aqui.
    sou uma pessoa que gosto e tenho talento pela moda e gostariaa muito de fazer um curso bacana de moda.
    pode me indicar um curso bacana e nao muito caro.
    obrigada.

  6. Bárbara,

    Parabéns pelo site!
    Excelente fonte de informações para quem quer estudar, passear ou trabalhar na Itália!!
    Tenho cidadania italiana e gostaria de saber se há cursos de moda gratuitos para cidadãos ou se você poderia me informar quais os órgãos que poderiam me ajudar.
    Abs,

  7. Os bons cursos de moda são a pagamento, mas eventualmente você pode tentar uma bolsa de estudos. Informe-se diretamente na escola sobre as possibilidades.

    As bolsas de estudo podem depender também da região na Italia onde você mora (elas geralmente são destinadas a residentes na Italia). Se voce mora na toscana, por exemplo, visite o portal oficial http://www.giovanisi.it/

    Boa sorte,

    abs

    Barbara

  8. ola tenho 19 e quero imenso fazer um curso de moda na italia, mas nao sei nada de italiano…

    Alguem pode me aconselhar algum que ensine tambem a lingua??

    Obrigadaaaaa

  9. Alguns cursos de moda na Italia podem são oferecidos em língua inglesa. Eu sugiro que você faça dois cursos separados. Uma coisa é aprender a língua e outra a moda. É lógico que estudando moda em italiano você ampliará o seu vocabulário, mas antes você precisa entender o básico…

  10. algum desses cursos que você citou são na lingua inglesa barbara? você sabe onde posso obter essa informação? obrigada

  11. ola barbara,
    gostaria de saber se para entrar nessas faculs tenho que fazer vestibular igual no Brasil ou apenas pagamento e se é necessário algum teste gramatical de italiano para estrangeiros ou simplesmente dizer que falamos a lingua.

    obrigada.

  12. Bárbara,
    Gostaria de fazer um curso exclusivo em design de bolsas. Sei que existe ai na Itália, mas não sei qual escola. Poderia me ajudar ?
    Obrigado.

  13. Bárbara,
    Já ouviu falar do IMB (Instituto de Moda Burgo) ai em Milão ? Por que não relacionou em sua lista ?
    Grato.

  14. queria saber se existe algum curso de moda na italia para menores de 18 anos pois estou pensando em morar um ano para fazer um curso mas sou menor…

  15. Olá Barbara, gostei muito das informações postadas.
    Minha filha pretende no proximo ano cursar Faculdade de Moda em Florença, e gostaria de obter dicas de quem já vive na cidade, como é a cidade, custo de vida, acomodação para estudantes, etc…
    obrigada desde já
    Renata.

  16. Olá Barbara, eu sou estudante de moda e quero muito acabar minha faculdade aí, estou com um poucos dúvida em relação a moradia.. Você poderia me dizer se é muito caro ou se a faculdade disponibiliza alguma moradia para os Estudantes? Muito obrigada desde já

  17. Bárbara boa tarde.
    Estou indo para a Itália em fevereiro e queria saber como faço para fazer uns trabalhos como modelo? Pois aqui no Brasil eu já trabalho com agências. Obrigado desde de ja pela atenção.

  18. Olá Barbara!
    Estou indo em viagem a Italia no mês de agosto,e desejo aproveitar para fazer um curso curto de moda de vestido de noiva e festa , você poderia me indicar alguma escola?
    Obrigada pela atenção.

  19. Olá Barbara!

    Estou em busca de uma pós-graduação.
    Qual escola você indicaria?
    Eu trabalho com desenvolvimento de estampas,
    mas o curso não precisa ser necessariamente relacionado à essa área.

    Att
    Erika Boldrini

  20. Boa noite Barbara…
    Minha querida me chamo Silvio Mourão e a minha Filha Carla Kamilly irá completar o Ensino Médio em Fortaleza com 19 anos e gostaria de Estudar Moda na Europa. Este projeto de mudança de vida começaria no início de 2019, quando ela receberia o Diploma de Conclusão do Ensino Médio no Brasil.
    Ele desenha Vestido e Moda Feminina desde criança (9/10 anos) e cada um maravilhoso.
    Lhe pergunto se ela for para a Itália precisará estudar a língua local e de quanto tempo precisaria fazer este aprendizado (+- 1 ano) e se também tem uma Escola de Moda que já tenha este curso de Italiano na sua Grade e depois ela já poderia se inscrever para fazer este Curso Vocacional (Diploma) ou mesmo Bacharel (Universidade)…

  21. Minha filha está fazendo um curso de moda em Milão…pagamos pra ela ficar 6 meses mas todos os estudantes dizem q 3 meses é o suficiente…É vero?

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here