Parece piada de mau gosto, mas não é: o navio Costa Concordia afundou esta noite ao bater em rochas da Isola del Giglio aqui na Toscana. O navio tinha saído de Civitavecchia (Roma) e navegava em direção ao porto de Savona. Uma rota mais do que tradicional de barcos, balsas e navios. Como é que um cruzeiro Costa, com todo aquele tamanho e tecnologia, conseguiu uma proeza dessas?

Leia: Fatalidade ou irresponsabilidade? – o caso Costa Concordia

Foto do naufrágio do navio Costa Concordia reproduzida no site da revista GQ

De acordo com as últimas notícias publicadas no jornal italiano La Repubblica o acidente teria acontecido durante o horário do jantar. Imagine o pânico das 4229 pessoas a bordo, entre tripulação e turistas?

Parece que o navio tenha se deslocado por diversos graus em relação a rota normal e por isso o comandante teria decidido de aproximar-se o máximo possível da costa da Isola del Giglio. Ainda não estão claras as razões do acidente. De acordo com uma nota oficial da Costa Cruzeiros as operações de resgate foram realizadas imediatamente e estão em fase de conclusão. O Comandante da Costa admitiu que estava jantando na hora do acidente.

Detalhes do acidente

O navio Costa Concordia estava realizando um cruzeiro no Mediterraneo partindo de Civitavecchia con escalas previstas em Savona, Marsiglia, Barcellona, Palma, Cagliari, Palermo.  Abaixo o vídeo divulgado pelo jornal italiano Corriere della Sera:De acordo com o jornal o pânico começa na hora do jantar, quando os passageiros estão nos restaurantes: uma sensação de impacto e depois as luzes se apagam. O tempo de entender o que está acontecendo e a notícia de vestir os coletes salva-vidas e se aproximar dos barcos salva-vidas “por precaução”.  Alguém a bordo cita o Titanic, que daqui a 3 meses, no dia 15 de abril, completa 100 anos do trágico acidente.

Por enquanto 3 mortos (2 turistas franceses e um peruano da tripulação), alguns feridos e muitos desaparecidos. Fora do navio: frio, água gelada dos mar no inverno italiano. Os passageiros estavam vestidos com roupas leves, já que se encontravam na sala de jantar, com aquecimento, e muita gente não teve tempo de recuperar objetos nas cabines.

A proximidade com a terra firme ajudou nos resgates, que ocorreram seja via mar, como com helicópteros.

Nota oficial Costa Crociere

No blog oficial da Costa Crociere foi divulgada a seguinte nota às 05 da manhã (horário italiano equivalente às 02 da manhã no Brasil):

E’ una tragedia che sconvolge la nostra azienda. Il nostro primo pensiero va alle vittime, e vogliamo esprimere il nostro cordoglio e la nostra vicinanza ai loro familiari e amici. In questo momento tutti i nostri sforzi sono concentrati nelle ultime operazioni di emergenza, oltre che nell’offrire assistenza agli ospiti e all’equipaggio che erano a bordo della nave, per farli rientrare al più presto a casa. Le procedure di emergenza sono scattate immediatamente per procedere all’evacuazione della nave. L’inclinazione che ha assunto progressivamente la nave ha reso le operazioni di evacuazione estremamente difficoltose. Vogliamo esprimere un profondo e sentito ringraziamento alla Guardia Costiera e alle forze da essa coordinate, incluse le autorità e i cittadini dell’Isola del Giglio, che si sono prodigate nelle operazioni di salvataggio e assistenza agli ospiti e all’equipaggio. L’azienda collaborerà, con la massima disponibilità, con le autorità competenti per verificare le cause dell’accaduto.

Detalhes da rota do Costa Concordia

No site MarineTraffic.com é possível conferir a rota efetuada pelo Costa Concordia, que se deslocava do porto de Civitavecchia em direção ao porto de Savona. Como vocês podem reparar, o navio passou perto demais da Isola del Giglio.

Confira a rota percorrida pelo Costa Concordia na costa Toscana
Detalhe da percurso do Costa Concordia pouco antes de afundar

Video mostra o que sobrou do Costa Concordia (vista do alto)

Opinião pessoal

O que dizer, além de que estou chocada? Há algumas semanas comecei a lembrar da minha deliciosa viagem de navio com a Costa em uma série de artigos e acordar hoje com a notícia do acidente de navio aqui na Toscana é simplesmente inacreditável. Nessas horas faltam palavras. Uma pena.

11 COMENTÁRIOS

  1. Graças a Deus que quase todos se salvaram e fica minhas condolencias para as famílias das vítimas. É uma coincidência macabra, pois existem algumas coincidencias com o Titanic: noite de um dia 14 do ano de 1912, só o mês que mudou. Que ironia bizarra.

  2. Tem coisas que acontecem que parecem cenas de um filme de ficção. Fica difícil assimilar algo assim tão improvável e ao mesmo tempo tão real. Como pôde acontecer? Que falha foi essa que ocasionou tantas perdas?

  3. Marcos,
    Em primeiro lugar eles vão se certificar que não sobrou ninguém a bordo (vivo especialmente) e ainda estão fazendo buscas. o próximo passo é esvaziar as toneladas de combustível do Concordia para evitar um acidente ambiental (para isso contrataram uma empresa holandesa). Só depois é que o navio será provavelmente retirado, por um navio carreto, mas ainda esse passo não foi definido porque existe o risco que o navio afunde mais com a mudança do tempo e com o processo de retirada do combustivel.
    Vamos aguardar.

  4. Em novembro de 2010 fiz um cruzeiro de 7 dias no MSC Magnífica( Veneza, Bari na Itália, Grécia e Turquia) foi um sonho, mas lembro do balanço, parecia uma gangorra em determinados horários sempre a noite.
    As marés influenciaram? pois nas fases da lua cheia e nova o mar fica agitado. lembro que viajei num período de lua cheia, veneza tinha atingido na pça san marcos 1m e meio de agua.

  5. OI Elza,
    Acho que depende também do vento e do tempo.
    Eu fiz um percurso diverso para os lados da Espanha e Portugal e dei a sorte de pegar um mar tranquilissimo, a gente mal sentia que estava no navio. De qualquer modo, acho que por uns tempos vou suspender minha vontade de fazer um cruzeiro.
    Os jornais tem noticiado que era normal os grandes navios se aproximarem tanto da costa. Acho que precisam mudar as regras, vamos aguardar e ver o que acontece.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here