Quando se fala em praias paradisíacas a Toscana reserva ótimas surpresas. Hoje por exemplo vamos falar sobre a Ilha do Giglio e, em especial, a linda praia de Le Cannelle.

A praia Le Cannelle vista do alto no início de junho de 2015
A praia Le Cannelle vista do alto no início de junho de 2015

Sobre a Ilha do Giglio

A Ilha do Giglio faz parte do arquipélago toscano e é uma meta imperdível para quem quer curtir o verão italiano, ou seja, para quem viaja entre junho e setembro.

Vale incluir no roteiro seja para uma visita rápida, em uma excursão de um dia, como para férias mais demoradas na Ilha do Giglio.

Veja por exemplo uma dica de excursão saindo de Porto Santo Stefano:

Powered by GetYourGuide

Abaixo compartilho relato do início de junho de 2015, quando viajei com meu marido e minhas filhas que na época tinham 1 ano e 3 anos. Nos apaixonamos por Le Cannelle, uma praia com areia e calminha perfeita para quem viaja com crianças pequenas como no nosso caso.

Pesquise opções de hoteis na Ilha do Giglio

A ilha do Giglio foi manchete dos jornais de todo mundo na época em que o cruzeiro Costa Concordia naufragou bem na sua frente. Era janeiro de 2012 e na época a preocupação era salvar o meio ambiente, as praias, o fundo do mar (inclusive escrevi sobre isso aqui). Felizmente parece que dos males o menor: o navio já foi retirado e aparentemente tudo voltou (quase) ao normal.

Lá no fundo: o que sobrou do acidente da Costa Concordia (foto de junho/2015)
Lá no fundo: o que sobrou do acidente da Costa Concordia (foto de junho/2015). Não estávamos ainda em Le Cannelle. Hoje os restos do navio já foram retirados.

Como é a praia Le Cannelle na Ilha do Giglio

Área com "spiaggia libera" (acesso grátis) e
Le Cannelle: área com “spiaggia libera” (acesso grátis) e “spiaggia attrezzata” (aluguel de guarda-sol e espreguiçadeiras)
  • pequena praia de areia fina
  • área de acesso gratuito (spiaggia libera)
  • área com beach club onde alugar guarda-sol e espreguiçadeiras, e serviços de bar & restaurante
  • água cristalina em tons de azul / verde
Água do mar limpa e cristalina: em junho a água já não é mais tão gelada e a praia ainda não fica tão lotada como em julho e agosto
Água do mar limpa e cristalina: em junho a água já não é mais tão gelada e a praia ainda não fica tão lotada como em julho e agosto

Como chegar na praia de Le Cannelle

Existem barcos públicos que te levam até a Ilha do Giglio saindo de Porto S. Stefano (na provincia de Grosseto).Você pode consultar diretamente o site da  Toremar ou  Maregiglio ou pode usar a ferramenta abaixo fornecida pela Traghetti Lines para consultar de forma rápida e fácil horários e datas disponíveis.

Servizio traghetti a cura di Traghettilines

Outra opção é reservar barcos particulares ou participar de excursões em grupo que eventualmente saem também de outras cidades. Nós participamos de uma excursão com saída de Castiglione della Pescaia, mas tem também saindo de Porto Santo Stefano:

Powered by GetYourGuide

Quando desembarcamos no porto, pedimos indicações de como chegar em Le Cannelle e nos disseram que era pertinho a pé. E acreditamos! Não que fosse distante: era cerca 1,5km do porto, mas com subidas e descidas e nós estávamos com dois carrinhos de bebê. Foi uma aventura, mas com direito a muitas fotos no caminho! Levamos uns 20 minutos para chegar lá sob o sol tórrido.

O porto da Ilha do Giglio, na Toscana
O porto da Ilha do Giglio, na Toscana

Na volta preferimos optar por um táxi coletivo (ver abaixo informações práticas): telefonamos e na hora marcada vieram nos buscar. Em menos de 5 minutos já estávamos de volta ao porto.

Praia Le Cannelle na Toscana (junho/2015)
Praia Le Cannelle na Toscana (junho/2015)

Números úteis para visitar Le Cannelle

Le-Cannelle-Giglio-Toscana4

Ristorante & Beach Club Cannelle 
Para reservar uma mesa para almoço, jantar ou guarda-sol com cadeiras
Tel. (+39) 0564.1836146

Táxis coletivos 
Para até 8 pessoas
Ansaldo Andrea – Tel. (+39) 340.8732865
Bianco Antonio – Tel. (+39) 347.1941888
Brizzi Ottavio – Tel. (+39) 338.9706950
Pini Adriano – Tel. (+39) 330.731424

Tarifas dos táxis coletivos
Porto – Cannelle:
Euro 8,00 cada trecho (de 1 a 4 pessoas)
Euro 2,00 por pessoa (de 5 a 8 pessoas)

Dicas de praias na Toscana

Se você está pesquisando outras dicas de praia na Toscana, selecionei as minhas favoritas aqui.

Muitos brasileiros tem a idéia errada de que todas as praias italianas são de pedrinhas ou diretamente rochas que garantem o acesso ao mar. Sim, é verdade, você vai encontrar bastante esse tipo de praia na Itália e na Europa.

Mas também existem lindas praias com areia: só para citar algumas das minhas praias favoritas na Toscana são:

Depois tem também a Ilha de Giannutri, outra charmosa ilha do arquipélago toscano, mas lá o acesso ao mar é mais complicado, não tem uma praia com areia.

E você qual a sua praia favorita na Toscana?

Parceiros:

Gostou da dica? Reservando através dos nossos links você apoia o Brasil na Italia e nos ajuda a continuar compartilhando conteúdos como este – sem pagar nada a mais por isso.

RESERVE SUA ACOMODAÇÃO AGORA

Reserve sua hospedagem na Italia, no Brasil ou em qualquer outro país do mundo com nosso parceiro Booking.com!

Você encontra as melhores ofertas e ainda colabora com o nosso site. Obrigada!

RESERVE TRANSFERS E TOURS ONLINE

Reserve transfers, tours e excursões na Italia e no mundo com a nossa parceira Get Your Guide

PRECISA DE INTERNET NA VIAGEM PARA O EXTERIOR?

Ganhe 5% de desconto com a Holafly com o código BRASILNAITALIA na hora de fazer sua eSIM de viagem

Artigo anteriorFollonica: uma praia na Toscana para famílias
Próximo artigoPasseio de barco até a ilha de Giannutri na Toscana
Barbara Bueno - brasilnaitalia
Barbara Bueno é uma jornalista brasileira que mora em Florença desde março de 2005. Foi para a Toscana em busca das suas origens italianas. Em janeiro de 2007 criou o blog BRASIL NA ITALIA. Já trabalhou como content manager para a Regione Toscana, obteve habilitação como assistente turística e foi proprietária de agência de viagem na Italia (até chegar a pandemia...). Hoje se interessa por criptomoedas e voltou a fazer o que mais gosta: buscar novidades, visitar lugares interessantes e escrever! Se você tem uma dúvida sobre a Italia visite a seção Dúvidas sobre a Italia.

6 COMENTÁRIOS

COMENTÁRIOS:

Please enter your comment!
Please enter your name here