Você está começando a organizar seu itinerário de viagem pela Itália e surgiu a ideia de alugar um carro na Italia, quem sabe para fazer uma incrível road trip pela Italia. Será mesmo uma boa ideia? Conheça aqui as principais vantagens e desvantagens em alugar carro na Italia e veja se você está no espírito de uma viagem de carro.

Índice do artigo:
Vantagens do aluguel de carro
1) Liberdade de Itinerário
2) Flexibilidade de horário
3) Ideal para viagens em família ou pequenos grupos
4) Paradas para fotos quando quiser
5) Isolamento de outros viajantes
– Desvantagens em alugar um carro
1) Estudar o caminho
2) Prestar atenção nos radares
3) Estacionamento distante e caro
4) Dirigir pode ser cansativo
5) Aprender sobre ZTL
Itália de carro mas sem dirigir

vantagens e desvantagens em alugar carro na Italia

Vantagens do aluguel de carro

1) Liberdade de itinerário

Você tem liberdade de escolher seu itinerário: pode visitar todas as cidades e lugares que tiver vontade e não depende da existência de transporte público. Uma ótima pedida, por exemplo, para passear pela Toscana ou descobrir os lugares incríveis da Sicília.

2) Flexibilidade de horário

Você tem liberdade de horário: não corre o risco de perder o último trem ou ônibus do dia, não tem que passar tempo esperando pelo próximo ônibus (embaixo do sol tórrido de verão ou do frio gelado no inverno).

3) Ideal para viagens em família ou pequenos grupos

O carro pode ser uma opção mais conveniente para quem viaja em 3, 4 ou 5 pessoas. Ao contrário do que muita gente pensa, o transporte público nem sempre é a forma mais barata de viajar. Por isso faça as contas! As passagens de trem de alta velocidade para 4 pessoas mais os eventuais transfers de/para a estação podem sair mais caros do que o aluguel do carro.

4) Paradas para fotos quando quiser

– Você pode parar onde quiser para tirar fotos! Quantas vezes quiser.

toscana de carro
Parada para tirar fotos: essa foi no caminho de Florença ao outlet The Mall

5) Isolamento de outros viajantes

Em tempos de coronavirus tem quem prefira andar de carro invés de compartilhar ambientes em transporte público. Esperamos que essa necessidade de distanciamento social termine logo…

Decidiu alugar carro? Então comece a pesquisar preços de alugar um carro na Itália com o nosso parceiro Rentalcars

Desvantagens em alugar um carro

1) Estudar o caminho

Se você não conhece bem o caminho vai precisar de um navegador do tipo Waze ou Google Maps e mesmo assim saiba que ele pode te indicar o itinerário errado! Seguindo as indicações de um navegador já aconteceu de eu ir parar em uma estrada de terra no meio do nada quando existia uma alternativa bem mais confortável. Ou pior: me indicar uma rua onde é proibido circular com carros!

2) Prestar atenção nos radares

Quem disse que você poderá andar a toda velocidade com o carro recém alugado? Cada tipo de estrada na Itália possui um limite de velocidade diferente que varia de 50km/h até 130km/h. E prepare-se porque se você superar a velocidade permitida tem sempre um radar (em italiano, autovelox) prontinho para te multar!

placas de transito

3) Estacionamento distante e caro

Estacionar pode ser complicado não apenas em grandes cidades como Roma, Milão e Florença, mas também em pequenos burgos históricos onde o carro não pode circular em determinadas áreas. Em outras palavras: nem sempre você pode ir de carro até a porta do seu hotel ou da atração que quer visitar. Às vezes será necessário estacionar longe.

Além disso existe a questão do custo. Muitas vezes você terá que pagar para estacionar na rua (em cidades como Milão pode custar até 2 euros cada hora!). Além disso, às vezes a melhor alternativa é uma garagem. Só que uma garagem em Florença pode custar tranquilamente 20 euros por noite. Por isso vale a pena estudar os estacionamentos com antecedência se o objetivo é economizar!

4) Dirigir pode ser cansativo

Passar horas dirigindo pode ser cansativo: algumas pessoas quando chegam no destino invés de saírem para passear querem tirar um tempo para descansar. Além disso as condições meteorológicas nem sempre ajudam: nevoeiro, chuva forte, neve pedem atenção dobrada.

A esse propósito recomendo a leitura do artigo 7 Conselhos para dirigir na Italia no Inverno.

dirigir dezembro

5) Aprender sobre ZTL

As Zonas de Tráfego Limitado estão presentes em muitas cidades (nas principais como Roma, Florença, Milão… com certeza). São áreas centrais proibidas ao tráfego de pessoas não autorizadas (nós) sinalizada apenas por placas (sem cancelas) e vigiadas por câmeras (que multam). Temos que ficar muito atentos, pois elas variam conforme o horário e dias da semana (às vezes temos que descer do carro e perguntar se é proibido transitar por ali). Mesmo o GPS pode nos levar direto a elas, então, quem for de carro dê uma boa pesquisada nas ZTL.

Itália de carro mas sem dirigir

Se você quer ter a liberdade de viajar pela Itália de carro, mas não está com vontade de dirigir, pensar em caminho, colocar combustível no carro, onde estacionar, radares de velocidade e câmeras nas áreas de trânsito limitado (ZTL)…bem nesse caso existe uma solução: é alugar um carro com um motorista.

Geralmente você compra o serviço completo que inclui todas as despesas de carro e motorista. Os motoristas profissionais dirigem seus próprios carros, veículos executivos. Não adianta você alugar um carro e depois tentar encontrar o motorista, ok? Pelo menos não se deseja um serviço profissional…

Para realizar esse serviço os motoristas profissionais na Itália tem uma licensa específica para o transporte de passageiros e o serviço é realizado em veículos executivos – geralmente Mercedes classe E, Vito, Viano ou de qualidade equivalente.

Você também pode reservar um carro com motorista apenas para transfers ou tours de carro.

Leia:
Como ir do Aeroporto Fiumicino ao Centro de Roma
Como ir do Aeroporto Malpensa ao centro de Milão
Como ir do Aeroporto de Veneza a São Marcos

E você, já alugou carro na Itália? Compartilhe sua experiência contando por que valeu (ou não) a pena!

Parceiros:

RESERVE SUA ACOMODAÇÃO AGORA

Reserve sua hospedagem na Italia, no Brasil ou em qualquer outro país do mundo com nosso parceiro Booking.com!

Você encontra as melhores ofertas e ainda colabora com o nosso site. Obrigada!

RESERVE TRANSFERS E TOURS ONLINE

Reserve transfers, tours e excursões na Italia e no mundo com a nossa parceira Get Your Guide

RESERVE SUAS PASSAGENS DE TREM NA ITALIA E EM VÁRIOS OUTROS PAÍSES EUROPEUS COM NOSSA PARCEIRA TRAINLINE

Reserve sua passagem de trem ou pass de trem agora

ALUGUE SEU CARRO COM A NOSSA PARCEIRA

Alugue um carro na Italia, ou em qualquer outro lugar do mundo com a nossa parceira Rental Cars

Artigo anteriorNeve em Roma no próximo sábado
Próximo artigoOs tipos de “patente”/carteira de motorista na Italia
Barbara Bueno é uma jornalista brasileira que mora em Florença desde março de 2005. Foi para a Toscana em busca das suas origens italianas. Em janeiro de 2007 criou o blog BRASIL NA ITALIA. Já trabalhou como content manager para a Regione Toscana, obteve habilitação como assistente turística e foi proprietária de agência de viagem na Italia (até chegar a pandemia...). Hoje se interessa por criptomoedas e voltou a fazer o que mais gosta: buscar novidades, visitar lugares interessantes e escrever! Se você tem uma dúvida sobre a Italia visite a seção Dúvidas sobre a Italia.

COMENTÁRIOS:

Please enter your comment!
Please enter your name here