A Sicília é uma terra de vilarejos antigos e repletos de história. Alcamo é uma dessas cidadezinhas que você pode incluir como etapa cultural no roteiro da sua viagem pela maior ilha da Italia.
Índice
Alcamo, um tesouro compartilhado por Goethe
Se hoje existem os bloggers de viagem como eu, que adoro escrever sobre minhas viagens pela Sicília, em 1786-1787 era o escritor alemão Johann Wolfgang von Goethe que relatava sua passagem por Alcamo. Ele escreveu assim:
“A posição de Alcamo, em uma colina a uma certa distância de um golfo do mar, é estupenda, e o caráter grandioso do distrito produz uma impressão profunda. Você pode ver penhascos muito altos, vales embutidos e tudo de um aspecto variado e imponente.” (leia a versão original no Wikisource)

O Castello dei Conti di Modica em Alcamo
Uma das principais atrações de Alcamo é o Castello dei Conti di Modica que foi construído originalmente entre 1340 e 1350. Na época o castelo era a prestigiosa residência de Enrico e Federico Chiaramonte e tinha também função de proteger a cidade.

Apenas alguns anos mais tarde entre 1410 e 1812 o castelo passou a ser propriedade dos Cabrera, Conti di Modica, da onde vem o nome.

Ao longo desses anos não faltaram episódios referentes ao castelo de Alcamo, como por exemplo o ataque do pirata Barbarossa em 1534.
A partir de 1828 o castelo passou a ser propriedade da cidade de Alcamo, passou por algumas reformas e em 1870 se tornou uma prisão.
Mais recentemente, já no século XXI o castelo passou por novas restaurações e foi então transformado em museu aberto para visitas internas.
Praça Ciullo, a principal praça de Alcamo
Durante um passeio pelo centro histórico de Alcamo você certamente vai passar pela Piazza Ciullo, a principal praça da cidade.
Aqui entre monumentos históricos, como a Igreja de Sant’Oliva (1533), a Igreja da Sagrada Familia (1650), a Igreja de Jesus (1684) e a sede do Municipio de Alcamo você vai encontrar os velhinhos sentados no banco da praça admirando o movimento.
Você provavelmente vai perceber também que o piso da praça parece novinho: efetivamente em 1996 ele passou por uma reforma projetada pela famosa arquiteta italiana Gae Aulenti.
Ao lado da praça Ciullo existem paredes com grafites, o Museu de Arte Contemporânea de Alcamo e os banheiros públicos.

Alcamo e suas Igrejas
Quando você caminhar pelo centro histórico de Alcamo vai notar uma grande quantidade de igrejas. Nós visitamos algumas delas como por exemplo a Chiesa Madre conhecida também como Basilica de S. Maria Assunta.

A Chiesa Madre é uma igreja que tem suas origens no século XIV. A igreja que a gente visita hoje é resultado de uma reforma de 1699 realizada pelos arquitetos Angelo Italia e Giuseppe Diamante, enquanto a fachada é de 1786 realizada por Emanuele Cadorna.

Dentro da Chiesa Madre existe um crucifixo do século XIV, afrescos e obras de arte como a estátua de mármore de Antonello Gagini de 1529 representando a morte de Maria (morte della Madonna).
Alcamo: terra do vinho siciliano
Alcamo também é a terra do vinho siciliano chamado de Alcamo DOC (Denominazione di Origine Controllata). Os vinhos produzidos no território recebem este “selo” instituído em 30/09/1999.
Embora seja possível fazer visita a vinícolas locais (procure pela Strada del Vino Alcamo Doc), acabei nunca visitando uma “cantina” em Alcamo. Mas nem por isso não compramos frequentemente os vinhos produzidos no território.
Experimente: reserve uma visita à adega Quattrocieli com degustações incluídas através da Civitatis (a Quattrocieli fica a 10 minutos de distância de carro do centro de Alcamo)
Alguns dos principais produtores do vinho tipo Alcamo são a Tenuta Rapitalà e Tenuta Rallo.
Dica: Se você gosta de vinho e estiver na Sicília no dia 10 de agosto vale a pena dar uma esticadinha até a vinícola de Donna Fugata para participar do “Calice di Stelle”. Contei aqui minha experiência em 2009!
Localização de Alcamo
Alcamo fica a aproximadamente 1 hora de distância de carro de Palermo (60Km).
Nos arredores existem várias atrações turísticas da Sicília como por exemplo os templos de Segesta (30 minutos de distância de carro ou 23Km).
Para quem está em busca de mar cristalino e transparente imperdível uma parada na Riserva dello Zingaro (25 km ou 25 minutos de distância de carro) ou quem sabe ir até a famosíssima San Vito Lo Capo.
A praia mais próxima de Alcamo é Alcamo Marina, mas no dia da nossa viagem o mar não estava lá essas coisas então seguimos adiante até a Plaja, em Castellammare del Golfo, que estava mais limpa e transparente e tem como ponto de força uma largo trecho de areia que permite o distanciamento social nestes tempos de pandemia…
Alcamo fica também a 50Km de Trapani ou 40 minutos de distância de carro. Depois de visitar Trapani, você pode dar uma esticadinha até o arquipélago de Egadi. Particularmente recomendo visitar a ilha de Favignana (confira o horário dos barcos para Favignana aqui).
RESERVE SUA ACOMODAÇÃO AGORA
Você encontra as melhores ofertas e ainda colabora com o nosso site. Obrigada!
RESERVE TRANSFERS E TOURS ONLINE
Reserve transfers, tours e excursões na Italia e no mundo com a nossa parceira Get Your Guide
PRECISA DE INTERNET NA VIAGEM PARA O EXTERIOR?
Ganhe 5% de desconto com a Holafly com o código BRASILNAITALIA na hora de fazer sua eSIM de viagem
[…] quiser uma atividade mais cultural, pode dar uma esticadinha até Alcamo para ver a praça Ciullo projetada pela famosa arquiteta italiana Gae Aulenti e visitar um castelo. […]